Anúncios
Esportes

Capacidade da arquibancada da Arena do Grêmio precisa ser rediscutida

1

Quando inaugurada, a Arena do Grêmio tinha previsão de capacidade de 60.540 torcedores. O setor da Arquibancada Norte, sem cadeiras, abrigaria um número de 10.500 pessoas. Poucas semanas antes do jogo inaugural contra o Hamburgo, a Brigada Militar reduziu, por razões de segurança, a lotação do setor: seriam cerca de 8.500 pessoas, com as divisões de guarda-corpos nos degraus mais superiores. O objetivo dos órgãos de segurança seria evitar a famosa avalanche da geral do Grêmio, realizada durante anos no Estádio Olímpico e que se repetiria na Arena. As ações acabaram sendo em vão. Por erros de construção no setor as grades que ajudam a separar a torcida do campo na mureta cederam na avalanche do primeiro gol em jogos oficiais do novo estádio, o petardo de Elano no ângulo da LDU em 2013. A Arquibancada Norte ficou fechada por meses, período em que foi defendido de maneira incompreensível o fim da torcida Geral do Grêmio e do setor sem cadeiras. O espaço só foi reaberto no mês de junho, mas com uma peculiar alteração: a redução da capacidade para 5,5 mil pessoas.

A redução, à época, foi aceita em silêncio. Era um período de turbulência em relação à aceitação do setor no novo estádio. A Arquibancada Norte, se sabe, é o local aonde se reúne a Geral do Grêmio. Foram meses complicados para a torcida. A queda do alambrado (que, é importante repetir, não caiu por culpa da torcida, ainda que tenha sido responsabilizada), as brigas entre torcedores no local durante a inauguração e a briga política que envolvia o Grêmio fizeram da redução da capacidade um problema mínimo: já era uma vitória reabrir um espaço que ficou melancolicamente vazio por quase quatro meses em um ano em que o Grêmio disputava a Copa Libertadores. Reabrir o setor com metade da capacidade foi um remédio amargo que os torcedores precisaram aceitar diante da situação. Os órgãos de segurança liberaram capacidade igual ao lado oposto, na Cadeira Gramado Sul.

Mais de dois anos já se passaram desde as alterações de capacidade do setor. Em todas as partidas do clube em casa é possível reparar nos espaços vagos no setor da Arquibancada Norte, ainda que todos os ingressos tenham sido comercializados. É óbvio: o setor foi construído para abrigar o dobro do número de pessoas que comporta atualmente. Há um descompasso entre a capacidade construída do estádio e o número de pessoas que atualmente comporta. Mesmo com as intervenções realizadas – o número de guarda-corpos incluído é imenso – é razoável imaginar que caberiam mais 1,5 mil pessoas no local.

Recentemente o Corinthians viveu situação similar. Por pedido de suas torcidas organizadas, removeu as cadeiras de um dos setores de seu novo estádio para que os torcedores possam permanecer sempre em pé. A capacidade do local era de 7 mil lugares. Com as remoções, o clube paulista conseguiu autorização para comercializar 9 mil ingressos na nova área sem cadeiras. Por que o Grêmio não pode adotar caminho semelhante?

maxresdefault (1)

Arquibancada Norte no dia da inauguração do estádio: o visual de setor lotado nunca mais se repetiu

maxresdefault

Arquibancada Norte no dia da inauguração do estádio: o visual de setor lotado nunca mais se repetiu

Resolver questões como essa auxiliariam a melhorar a média de público, fomentar novas associações ao clube, ampliar a arrecadação e melhorar a imagem do estádio junto à opinião pública. Há muita morosidade na Arena do Grêmio. É hora de evoluir.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: O histórico recorde da Arena – Artilharia Gremista - 17 de agosto de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,976 visitas
%d blogueiros gostam disto: