Anúncios
Geral

O fenômeno da imigração de britânicos

British_immigrants_1908

Imigrantes britânicos chegando a Toronto, no Canadá

Um recente estudo da OECD trouxe uma notícia supreendente para muitos dos habitantes do Reino Unido: há quase quatro milhões de cidadãos britânicos vivendo fora de seu país.

O número é levemente  superior ao de brasileiros no exterior, mas com uma diferença: o Brasil tem 200 milhões de habitantes, e a Grã-Bretanha, 60 milhões. Há, proporcionalmente, mais do que o triplo de ingleses, escoceses, galeses e norte-irlandeses emigrados no mundo do que brasileiros.

Muitos poderão lembrar, e com razão, que a maioria destes imigrantes britânicos difere significativamente do típico habitante do Terceiro Mundo que sai do seu país em busca de melhores condições de vida. Um britânico dificilmente fará trabalhos que brasileiros, argentinos, uruguaios, peruanos e colombianos estarão prontos para fazer na Europa.

A questão, no entanto, é outra: nenhum país com nível de desenvolvimento semelhante ao do Reino Unido apresenta níveis semelhantes de emigração – e nem mesmo nações mais pobres e com tradição imigratória, como Portugal ou Grécia, têm números tão elevados.

As explicações para o fenômeno não são conclusivas. Alguns culpam as medidas de austeridade do governo Cameron, que teriam dificultado a compra de propriedades para os cidadãos do país; outros apontam as facilidades que o idioma inglês dá para quem quer se estabelecer. Independente disso, o fato é que o tema já começa a preocupar o governo britânico, que, pela primeira vez, discute a possibilidade dos seus imigrantes votarem para as eleições do país – como o referendo sobre a permanência ou não na União Europeia.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,246,019 visitas
%d blogueiros gostam disto: