Anúncios
Games, Videogames

Dez anos do Xbox 360

xbox-360-no-brasil-preço-600

No dia 22 de novembro de 2005 chegou ao mercado o aparelho eletrônico que revolucionou o entretenimento e a maneira de pensar e de jogar videogame mundo afora. Sucedendo o primeiro Xbox, que estabeleceu marcos importantes no mercado de videogames, o Xbox 360, o segundo console produzido pela Microsoft, aprimorou as características de seu antecessor e trouxe consigo a primeira versão completa de um console cuja função de jogar não era a única finalidade do aparelho: muito mais do que um reprodutor de games, o Xbox 360 foi a primeira grande central multimídia de entretenimento, que permitia jogar, assistir vídeos, filmes, ouvir músicas, acessar a internet e baixar conteúdos online.

1101050523_400

Bill Gates foi capa da revista Time no lançamento do Xbox 360

O console veio com um excelente controle e uma bagagem robusta e promissora, construída dentro da credibilidade criada de seu antecessor. O primeiro Xbox introduziu no mercado de jogos a primeira grande rede online de qualidade nos videogames, a Xbox Live, que catapultou-se ao sucesso ancorada na excelência da série Halo, criada no videogame. O Xbox 360 veio com a promessa da consolidação e ampliação desta rede, e cumpriu sua missão: as jogatinas online, comuns nos jogadores de computador, passaram a ser parte do cotidiano de quase todos jogadores de videogame. No lugar dos fios entrelaçados dos controles e das telas divididas nos videogames antigos veio o controle sem fio e o headset, símbolos da imersão online que passou a ser associada aos jogadores. O serviço veio forte e com qualidade. O bate-papo instantâneo com áudio de amigos  caiu no gosto dos jogadores, que não se importaram em pagar anuidades para usufruir dos serviços online. A estabilidade e a qualidade da Xbox Live prevaleceram e fixaram as bases do console.

halo_mod_xbox_3601-600x404

Fãs fizeram versões temáticas personalizadas do console

O Xbox 360 inovou e ajudou a desconstruir alguns estigmas no mundo dos videogames. O ato de jogar videogame, tradicionalmente associado a públicos mais jovens, rompeu barreiras e passou a ser adotado – e em alguns casos mantido, pela natural evolução da idade de quem foi um dia uma criança gamer – pelo público adulto, ajudado pelas múltiplas funções do aparelho. Se hoje o videogame saiu do quarto da criança e veio para a sala da família, o grande responsável por este mérito foi o Xbox 360, com suas diversas funções e seu democrático cardápio de jogos – para atrair o chamado público “casual” (os gamers que jogam com menor freqüência e dedicação) foi criada a biblioteca de jogos “Xbox Live Arcade”, que reproduziu jogos antigos e queridos pelos jogadores e permitiu a criação de novas e mais simples produções como Limbo, Braid, Castle Crashers e Shadow Complex, em tempos de desenvolvimentos milionários e megalomaníacos.

WGtw3

O Xbox 360 teve três modelos de consoles

Não foi apenas nas mudanças de hábitos a importância do Xbox 360. No Brasil, o videogame teve especial importância. Em um país cujo mercado de videogames foi destroçado pela cultura da pirataria que forçou o abandono de todas produtoras de consoles do território nacional, a Microsoft apostou forte e fez um videogame 100% localizado e com garantia, suporte e atendimento técnico aos jogadores. Os jogos em português, antiga lembrança de jogadores mais antigos da época de Master System e Mega Drive voltaram, com legendas e dublagens memoráveis especialmente como as vistas em Halo: Reach, Gears of War 3 e Forza Horizon. Até mesmo em relação aos preços dos jogos o Xbox 360 trouxe um alento: em determinado momento a Microsoft conseguiu trazer lançamentos de jogos a 129 reais, em um marco histórico para um mercado interno assolado pela ridícula carga tributária aplicada. Com preços mais razoáveis, voltaram os consumidores de jogos originais, e com os consumidores veio o interesse comercial: Mega Stores passaram a exibir corredores e prateleiras abarrotadas de jogos de videogame, em cenário inimaginável no cinzento cenário de videogames do Brasil na virada do século.

Com o sucesso do console vieram grandes jogos. No Xbox 360 surgiram jogos como Gears of War, Mass Effect, Bioshock, Alan Wake, Forza Horizon e Left 4 Dead. Outros jogos multiplataforma ou seqüências de séries antigas também brilharam no videogame. Games como Red Dead Redemption, Grand Theft Auto, Rock Band, Ninja Gaiden, Call of Duty, Forza Motorsport e Star Wars: Force Unleashed marcaram época, seja com campanhas empolgantes ou com multiplayers massivos. A série Halo, sinônimo de Xbox, também brilhou no console. A avalanche online vista no esperado e milionário lançamento de Halo 3 chocou os Estados Unidos em 2007. Três anos depois, a obra-prima da Bungie, criadora da série: Halo: Reach estreou em setembro de 2010 no console e marcou a despedida da empresa de Halo em um jogo inesquecível e emotivo, que também marcou o lançamento da Xbox Live brasileira. Houve tempo ainda para o lançamento do Kinect, sensor de movimentos que dividiu opiniões dentre os jogadores.

kinectv1

O Kinect, inovador e polêmico

Dez anos depois, a revolução do Xbox 360 mudou o mercado e a maneira de jogar. É inimaginável hoje imaginar um videogame sem o multiplayer online de primeira qualidade, sem desbloquear as conquistas específicas de cada jogo ou sem aproveitar as funcionalidades proporcionadas pela Xbox Live. O mundo dos videogames avançou, e hoje o Xbox 360 já não é o principal console do mercado. Seu legado, no entanto, permanece: suas inovações se fazem presentes tanto no console que o sucedeu, o Xbox One, quanto nos de outras fabricantes. Seja na coleção guardada nos armários dos colecionadores que o tiveram ou na memória de quem já se desfez dele, o Xbox 360 tem espaço especial na história dos videogames.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,234,288 visitas
%d blogueiros gostam disto: