Anúncios
Esportes

Média de público do Grêmio na Arena mostra números parecidos com os do Olímpico

tu7sg

 

Ao término da partida contra o Atlético Mineiro no último domingo, foi encerrada a temporada de jogos em casa do Grêmio em 2015. Os números do ano já são definitivos e revelam uma curiosidade um pouco incômoda para os dirigentes gremistas: a Arena mostra crescimento pequeno na média de público em relação aos últimos anos do Estádio Olímpico.

Uma das razões que nortearam a construção da Arena foi o argumento de que era necessário dar mais conforto aos torcedores e atrair a parcela de pessoas que não frequentava o Velho Casarão por suas dificuldades de acomodação. É uma boa tese e real. Quem costumava ir aos jogos no Estádio Olímpico sabe a diferença entre as acomodações da Arena e da velha casa gremista. No entanto, o clube e seus dirigentes não conseguiram em três anos fazer da Arena do Grêmio o local imaginado quando de sua inauguração:  ainda que a capacidade seja 33% maior do que a do Estádio Olímpico, os números mostram um avanço de pouco mais de 20% na média de público pagante no estádio e menor ainda no público total presente.

Em 2015, o Grêmio teve média pagante de 23.146 pessoas por jogo, e média total de 25.210 pessoas por partida.  Não são números ruins levando em conta os públicos médios levados nos estádios brasileiros. O preocupante é a comparação do Grêmio com o próprio Grêmio: em 2012, último ano do Estádio Olímpico, o clube levou público pagante médio de 20.916 pessoas por jogo e público médio total de 24.655 em cada partida.  A rigor, o Grêmio leva público muito parecido com o dos últimos anos, com a diferença de que na Arena o torcedor paga mais caro.

Fazer da Arena um local mais atraente e frequente para seus torcedores é um desafio que o Grêmio em 3 anos ainda não conseguiu superar. 2015 apresentou uma evolução nos números, mas ainda muito tímida especialmente se comparada com a maior capacidade do estádio. O Grêmio precisa recalcular o valor das mensalidades para voltar a atrair associados e praticar preços mais razoáveis nas cadeiras gramado e gold, vazias na maior parte dos jogos da temporada. Lutar pelo bem-estar de seus torcedores também ajudaria: além dos acessos públicos em péssimas condições mesmo depois de 5 anos do efetivo começo das obras do estádio  o cenário inóspito da calçada no entorno da Arena é aterrorizante em dias quentes e com sol – não há árvores nas imensas calçadas que circundam o estádio.

IMG_20151129_123506417

Calçadas da Arena sem arborização maltratam os torcedores em dias quentes com sol

IMG_20151129_125813479

2016 promete ser um ano de mudanças e melhorias: o clube já fez uma nova inauguração prévia do novo Museu Hermínio Bittencourt e há previsões de que seja aberta a Hamburgueria 1903 na esplanada do estádio. Três anos depois, o torcedor ainda espera por novidades básicas que já deveriam ter sido incorporadas ao estádio.

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,312,449 visitas
%d blogueiros gostam disto: