Anúncios
Esportes

O comando do futebol sul-americano entregue aos piores

A bomba que estourou e manchou o futebol no mês de maio atingiu novos alvos nesta semana: revelou-se nas investigações os nomes de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira que juntam-se a José Maria Marin em um dos maiores escândalos de corrupção já revelados no futebol mundial. É desolador observar que os últimos três presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, a maior representante do país no esporte, estão diretamente envolvidos em crimes de desvio de dinheiro em suas funções diretivas. O trio comanda a CBF desde 1989, ano do primeiro mandato de Ricardo Teixeira. A denúncia dos ex-presidentes abre uma reflexão a respeito dos problemas de organização e estrutura do futebol brasileiro. Não é o mero acaso que impede o melhor desenvolvimento.

A investigação da justiça americana revelou mais nomes. Na maior entidade de futebol da América do Sul, o cenário é estarrecedor: o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, José Luis Meiszner e Eduardo Deluca, atual e ex Secretário Geral da Conmebol, Carlos Chávez, tesoureiro da entidade são denunciados pelos mesmos crimes – o crime é endêmico na Confederação. Assim como no Brasil, as práticas criminosas na Conmebol explicam um pouco a pobreza das principais competições do continente, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana, e o motivo pelos quais ano após ano, não há melhorias nos torneios.

O comando das entidades máximas do futebol dos países estão, via de regra, entregues aos piores. Carlos Chávez foi presidente da Federação Boliviana de Futebol, e Napout comandou a Federação Paraguaia de Futebol. Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, também é investigado pelo crime de corrupção. Na Argentina, em eleição da AFA realizada ontem para a escolha de seu novo presidente, ocorreu uma situação “tragicômica”: 75 eleitores votaram e 76 votos foram colocados nas urnas, fazendo um empate de 38 x 38 entre os candidatos Marcelo Tinelli (oposição) e Luis Segura, atual presidente e seguidor de Julio Grondona, falecido e que foi investigado pelos mesmos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No mundo do futebol há pouca transparência, gigantesco volume de dinheiro circulando e muitos interesses obscuros envolvidos. Observar as maiores entidades de futebol da América do Sul envolvidas em crimes é desanimador. O continente mostra uma das maiores paixões pelo esporte em todo o planeta e revela craques cultuados mundo afora. É triste perceber que o talento e o sucesso destes atletas não condiz com a estrutura do esporte que mais lucra com eles sem trabalho algum: as federações nacionais, que em nada auxiliaram para que jogadores crescessem e desenvolvessem suas carreiras, capitalizam seus sucessos com suas seleções nacionais comandadas por interesses obscuros. Sangra o futebol sul-americano em um dos maiores escândalos de corrupção do esporte já revelados.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “O comando do futebol sul-americano entregue aos piores

  1. Ninguém faz nada pra moralizar o esporte porque todo mundo, no fundo, quer meter a mão na grana. Quem prega moral – como na política – contra os gatunos muitas vezes o faz por inveja e recalque e não por civismo. Aí fica difícil melhorar.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 7 de dezembro de 2015, 10:24
  2. Ah, e a eleição na AFA é uma tragicomédia como só os argentinos (dessa parte do mundo) conseguem produzir.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 7 de dezembro de 2015, 10:31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: