Anúncios
Mundo, Política

A Venezuela na mão dos independentes

14221328197040

Hoje é dia de eleições parlamentares na Venezuela. Pela primeira vez em muito tempo, os candidatos identificados com o falecido presidente Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro, estão ameaçados de perder espaço no parlamento.

Muitos destes votos irão para a oposição venezuelana, liderada por Henrique Capriles, agrupando forças que vão da centro-esquerda até a direita. Mas nem todos: um número expressivo de eleitores – até 40% do total, segundo pesquisas – identifica-se como “independentes”: não querem nem o chavismo, nem a oposição.

Tomados individualmente, são o maior grupo de eleitores neste pleito. E este grupo decidirá qual será a maioria no parlamento a partir de hoje.

Analistas apontam que boa parte deste grupo é composta por antigos chavistas decepcionados com o governo de Nicolás Maduro. São, em geral, venezuelanos da classe trabalhadora, que estão sentindo na pele os efeitos da inflação galopante, do desemprego, da queda de poder de compra e da dificuldade para comprar itens nos supermercados – problemas que se têm avolumado nos últimos anos. Não gostam do panorama atual, mas também não querem votar na oposição de direita: querem algo novo, diferente.

“Não apoio a oposição de forma alguma”, disse uma eleitora, “mas não posso dar aval a um governo onde comprar um par de sapatos e conseguir alimentos custa muitíssimo”. E completa: “Não quero votar no governo nem na oposição. Não sei….mas vou votar”.

Ni por el gobierno, ni por la oposicion. Ao que parece, serão estes que decidirão o futuro da Venezuela.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “A Venezuela na mão dos independentes

  1. Igualzinho um país que faz fronteira ao sul… Governo desarticulado e solapado pela crise econômica, oposição sem credibilidade, ainda que apoiada pela mídia.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 11 de dezembro de 2015, 07:54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,232,077 visitas
%d blogueiros gostam disto: