Anúncios
Mundo

O país que cancelou o Natal

Brunei

Brunei é um pequeno país localizado no Sudeste Asiático. Conta apenas 400 mil habitantes, distribuídos no exíguo território de 5760 quilômetros quadrados. É um país rico: tem a quinta maior renda per capita do mundo, graças sobretudo à extração de de gás e petróleo. A religião predominante é a muçulmana.

Este país, que dificilmente atrairia a atenção de alguém, ganhou as manchetes dos grandes jornais do mundo por uma inusitada razão: o Natal acaba de ser cancelado por ordem dos líderes religiosos locais. A partir deste ano, o trenó do Papai Noel terá de desviar de rota quando passar pelos céus bruneianos, sob pena de ser multado ou preso.

Ao menos o Bom Velhinho ainda tem a opção de mudar a trajetória do seu célebre meio de transporte aéreo. Os cristãos locais não têm a mesma sorte e, caso insistam em comemorar a data, precisam cumprir regras estritas: não podem decorar o exterior de suas casas; não podem entoar canções natalinas em voz muito alta; não podem desejar “Feliz Natal” a ninguém na rua; não podem, em suma, demonstrar em público que comemoram a data de maneira alguma.

Quem descumprir a regra pode ser preso por até 5 anos. Na melhor das hipóteses, pagar uma multa de US$ 20.000,00.

A resistência à proibição está vindo da Internet: os cristãos de Brunei – junto aos de outros países onde o Natal também foi banido, como a Arábia Saudita – estão postando fotos de suas famílias comemorando no twitter, através da hashtag #MyTreedom.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,976 visitas
%d blogueiros gostam disto: