Anúncios
Sem categoria

Quando Bruno Tolentino participou do Bate-Papo do UOL

tolentino

 

Em 1996, o poeta Bruno Tolentino voltava ao Brasil depois de uma longa estadia em solo britânico, escrevendo e lecionando literatura e poesia. Naquela época concedeu uma entrevista demolidora à Revista Veja, atacando o que denominou “sequestro da inteligência brasileira”. Finalizou a entrevista com um “quero o meu país de volta”. Desde aquele momento, Tolentino – então com 57 anos – trabalhou duramente para reaver o país que deixara na juventude para morar na Europa: ajudou a fundar as revistas “Bravo” e “República”, organizou ações com intelectuais, escreveu e polemizou muito. Em meio a tantas atividades, encontrou tempo para conversar com o público leitor num chat do UOL, que reproduzimos abaixo, para lembrar dos 20 anos do seu retorno ao país.

 

BATE-PAPO COM BRUNO TOLENTINO – 19/08/1998 ÀS 19H30

O poeta e editor da revista República, Bruno Tolentino, foi o convidado na estréia da seção bate-papo da revista Bravo! no Universo Onlin


(19:23:40) Moderador : ..


(19:23:47) Moderador : …


(19:23:59) Bruno Tolentino : Com um atraso nada britânico, IŽm afraid…


(19:25:51) peixe : oi bruno


(19:26:11) Moderador : Boa noite a todos e bom bate-papo!


(19:26:16) Katia (do Karam) : vim te dar um beijo… sorriso…


(19:26:29) Bruno Tolentino : o que cai na rede, dizem que é isso mesmo


(19:26:30) Bruno Tolentino : o que cai na rede, dizem que é isso mesmo


(19:26:49) Cláudia : Boa noite Bruno, como você analisa as pesquisas eleitorais?


(19:27:14) Bruno Tolentino : kátia, cebola gostosa mesmo é você


(19:27:22) TENENTE DROGO : Boa Noite, Sr. Bruno. Eu não conheço essa revista Republica. Seria por acaso uma revista sobre politica?


(19:27:50) Bruno : Por que vc tecidiu ser escritor ?


(19:28:23) Alexandre : Boa Noite…


(19:28:38) Cau : Boa noite


(19:28:40) Haroldão : Bruno: o que você acha da poesia brasileira contemporânea?


(19:28:49) peixe : você podia me do fala para você trabalha?


(19:29:57) Bruno Tolentino : Tenente, a República não é “uma revista”, é A revista. tenho inveja de quem ainda terá o prazer de descobri-la. Aliás, nós a subtitulamos “o prazer da política e as políticas do prazer” . Seja benvindo!


(19:30:35) Polo Boy : Vc gosta do que faz?


(19:30:51) peixe : quantos de poesia você lançou até hoje?


(19:31:21) Claudia : Boa noite…


(19:31:23) Bruno : Por que vc decidiu escrever sobre política ?


(19:31:38) Bruno Tolentino : Olá, meu xará, eu não decidi coisa nenhuma, a arte de escrever não é a casa da mãe Joana. Ou você é convidado pela Musa que lá mora ou fiaa de fora…


(19:32:07) Polo Boy : Você gosta do que faz?


(19:32:08) Mara : Boa noite!


(19:32:33) M@SKAADÖ : Olá. Vc vai se candidatar p/ alguma coisa, precisamos de uma pessoa como vc lá em Brasilia, outra, quantos anos tem, vc parece novo naquela foto da UOL, sem querer puxar seu saco!!!


(19:32:36) peixe : quantos de poesia você lançou até hoje?


(19:32:39) Polo Boy : Como foi que você começou a escrever?


(19:32:55) Bruno Tolentino : Polo, boy, se não gostasse era maluco, faço o mesmo há quarenta anos!


(19:33:30) Bruno : Vc tem site na internete ?


(19:33:40) Cláudia : Bruno, como você começou? Quem te convidou?


(19:33:50) Polo Boy : Como é que é ser um escritor de revista?


(19:33:53) Donita Sparks : Como era escrever na fase da ditadura política brasileira?


(19:34:00) #DENISE# : PODERIA ESCREVER UMA POESIA SUA?


(19:34:06) Bruno : Será que vc poderia escrever uma poesia para mim ?


(19:34:09) Mara : Boa noite…Qual seu poeta predileto???


(19:34:28) TENENTE DROGO : Tem um professor de português que costuma dar aulas na televisão para o público, e constantemente se refere aos poetas “Caetano Veloso”, Gilberto Gil e Djavan”. Perguntaria ao senhor se esses cantores são realmente poetas, ou isso é coisa de brasileiro?


(19:35:00) Shakespeare : Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos. A alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor …. e muitos outros. Um dia avisaram para todos os sentimentos que a ilha iria ser inundada. Apavorado o amor avisou para que todos se salvassem. Todos correram e pegaram seus barquinhos para ir até um morro bem alto. Só o amor não se apressou. Ele queria ficar um pouco mais em sua ilha. Quando já estava quase


(19:35:12) Bruno Tolentino : Bruno, tudo é política. O que precisamos fazer no Brasil é compreender que nem tudo, muito menos a arte, se pode com proveito politizar. A arte tem uma autonomia que ou se respeita ou te deixa abandonado, com cara de quem recebeu telefonema do próprio Ricardão…


(19:35:13) Luiz da Silva : Você acredita no fim do livro?


(19:35:37) cinthia : revistas culturais como a Bravo são um bom negócio num mercado dominado por Caras e Caprichos?


(19:35:45) Polo Boy : Escreva para nós , apenas um verso, por favor!


(19:35:56) Shakespeare : Quando já estava quase se afogando, o amor correu para pedir ajuda. Vinha vindo a riqueza, e ele disse : “Riqueza, me leve com você” E a riqueza respondeu : “Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata, e você não vai caber nele. “. Passou então a vaidade, e o amor pediu: “Vaidade, me leve com você ” E a vaidade respondeu : “Não posso, você vai sujar meu barco novo. ” Daí passou a tristeza. “Tristeza, posso ir com você ?” “Ah, amor… eu estou tão triste que preciso ficar sozinha.” Passou a alegria mas ela estava tão contente que nem ligou para o amor. Já desesperado, achando que iria ficar só, o amor começou a chorar. Então, nesse momento, passou um velhinho e disse: “Sobe, amor, eu te levo. ” O amor ficou tão feliz que esqueceu de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao alto do morro, o amor perguntou a sabedoria: “Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Era o tempo” “O tempo ? Mas por que só o tempo me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Era o tempo” “O tempo ? Mas por que só o tempo me trouxe até aqui


(19:36:02) Cocô : Vc acredita no fim do mundo .


(19:36:06) Karina : Olá, posso saber em quem você irá votar?


(19:36:12) Bruno : Vc é de onde ?


(19:36:28) Alexandre : Palavra pensa o poeta/ pratica a peta/ a pena/ se palra e pensa a palavra/ é/ portanto/ um picareta. Isso aí é meu… que tal?


(19:36:32) Cocô : A quanto tempo vc escreve .


(19:38:01) Falipe : Pois bem, entrei nessa sala para lhe dizer que, de fato, é um bom poeta, embora muito menor do que o senhor se imagina ser. No entanto, entrei para também deixar marcado a tristeza que tenho quando escuto suas declarações sobre o país e sobre nossas letras. És muito arrogante, preconceituoso e aristocrata. Deveria voltar para Europa, pois lá é o seu lugar. Cale-se Tolentino, será melhor para todos nós…. Todavia, caso deseje falar, pense antes…. O senhor é muito infantil, imaturo e, sobretudo, uma grande invejoso…


(19:38:08) Shakespeare : velhinho que me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Era o tempo” “O tempo ? Mas por que só o tempo me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Era o tempo” “O tempo ? Mas por que só o tempo me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Era o tempo” “O tempo “? Mas por que só o tempo me trouxe até aqui ?” E a sabedoria respondeu : “Porque só o tempo é capaz de entender um Grande Amor.”


(19:38:17) Katia (do Karam) : Shake…. please…


(19:38:20) Bruno Tolentino : Mara, boa noite, quero mesmo é falar com você para provar que não sou falocrata coisa nenhuma, mas aqui devo responder primeiro ao caro M@askado: obrigado pela confiança, mas, se poeta não é “maître à penser”, muito menos serve para político. A função do intelectual é ser livre e vigiar essa liberdade. Até como jornaliosta essa função já corre algum perigo.


(19:38:23) ola : oi


(19:38:29) #DENISE# : VC COMEÇOU A ESCREVER COM QUANTOS ANOS?


(19:38:59) Falipe : Protege-se a besta, típica atitude da maravilhosa Folha de São Paulo: Tolentino, FHC, quem mais?


(19:39:07) Bruno : Por que essa revista se chama República ?


(19:39:09) Polo Boy : Meu, fala pô!


(19:39:33) Bruno : Quantos anos tem essa revista ?


(19:39:35) Roberto : E ahe vc Ñ fala nada???????


(19:40:34) bruno tolentino : Não sou protegidp de Bolha de São Paulo nenhum, seu pateta, ou vc não lê os silêncios daquela camarilha?


(19:40:48) Mara : Vc confundiu! Eu só perguntei qual seu poeta predileto!


(19:40:50) Cláudia : BRUNO, QUAL SUA FILOSOFIA DE VIDA?


(19:41:04) UIN: 9275410 : Gostaria de saber o que é mais complicado criar uma poesia ou editar uma revista?


(19:41:06) Roberto : TCHAU


(19:41:09) Alexandre : Bruno, vc não vai dizer nada do meu poeminha?


(19:41:22) MARCOS : Oi, Bruno, tudo bem


(19:41:22) Mara : Q coisa lenta!


(19:41:28) Donita Sparks : Eu gostaria de saber, como era escrever nas época da ditadura?


(19:41:33) bruno tolentino : A República estará completando 2 anos em Novembro de 1998


(19:41:41) Roberto : Nunca ouvi falar de vc,nem dessa revista República,afinal quem é vc?????????


(19:41:45) M@SKAADÖ : Quantos livros vc já publicou, é verdade o que o Falipe disse???


(19:41:54) Bruno : Vc decide lancar outra revista ?


(19:42:33) cinthia : qual é a tiragem de A República?


(19:42:38) MARCOS : BRUNO, por que a resvista se chama REPÚPLICA


(19:42:41) Alexandre : Bruno, vc acha que todo poeta é um pouco picareta?


(19:43:13) bruno tolentino : nise, para valer dei-me conta de que deveria continuar a aescrever em 1957, quando Manuel Bandeira e Cecília Meireles começaram a criticar o que eu lhes mostrava. Eu ttinha 16 anos então.


(19:43:42) Bruno : Vc nasceu onde ?


(19:44:45) bruno tolentino : Em português é Fernando Pessoa, em inglês é Yeats e em italiano Montale. Em francês talvez seja Bonnefoy, mas o dos 3 primeiros livros.


(19:45:33) Falipe : Gostaria, então, ó sábio poeta de preencher o silêncio com sua coluna… O que mais está em seu horizonte, pasmem, a Academia Brasileira de Letras……. Você e o Roberto Marinho…. O que mais me preocupa é ter lido na Bravo sua entrevista auto promocional com o Suassuna…. Aquilo foi uma vergonha, somente uma mente delirante e egocentrica poderia fazer aquilo…..


(19:45:44) cinthia : os artistas temem seus comentários?


(19:45:48) M@SKAADÖ : Vc gosta de Jorge Amado, ele é um otimo poeta não, vc alguma vez se inspirou nele???


(19:45:49) bruno tolentino : UIN, a primeira coisa eu sempre fiz sozinho, e a segunda graças a Deus é obra de uma equipe em que não passo de caçula!


(19:45:54) Jose Antonio : Qual o tipo de poesia que tu fazes? Conheces o trabalho de Thiago de Mello? O que achas dele?


(19:46:08) Alexandre : poesia. / bobagem desenhada pela caneta… / tolice e clonagem de muita mutreta/ fiel falsidade/ esse céu de poeta/ que é/ em verdade/ um bom picareta. Diz alguma coisa dos meus versinhos…


(19:46:17) bruno tolentino : Alexandre, perdemos o seu poema, mande de novo.


(19:46:40) TENENTE DROGO : Li alguns livros de “Paulo coelho”, e nada vi de importante no seu trabalho. Todavia, ele vende muito bem na França e foi até condecorado pelo governo francês. Fico em dúvida: Sendo a França uma nação de letrados, talvez eu não tenha entendido bem esse autor. O senhor gosta desse autor?


(19:46:48) Bruno : Vc espera que essa revista faca susseco


(19:46:51) Luiz da Silva : O que a poesia valida? O trabalho, o objeto poema, o discurso, o homem, a alma, o quê?


(19:46:58) cinthia : A República dá prejuízo ou já se paga?


(19:47:05) bruno tolentino : Mara, as moças sempre comentaram isso a meu respeito, mas nunca parecia uma reclamação…


(19:47:07) Bruno : De que editora é essa revista ?


(19:47:19) UIN: 9275410 : Tenho um porf. que diz que tenho potencial p/ escrever! se acha que devo seguir?


(19:47:32) Cláudia : BRUNO, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO COLABORAR COM A REPÚBLICA. POIS ADMIRO MUITO A SUA “CORAGEM”. POR FAVOR, GOSTARIA MUITO DE UMA OPORTUNIDADE. MEU NOME É CLÁUDIA ELISA, TENHO 26 ANOS, SOU ENGENHEIRA CIVIL, MORO EM JOINVILLE – SC E JÁ MOREI NA ALEMANHA.


(19:47:38) cinthia : O que você acha da revista Cult, ou do jornal Caros Amigos. Eles têm futuro ou não duram tanto?


(19:47:44) Mara : O que acontece? Morreram todos???


(19:47:53) Dom Quixote : Na revista República, você escreveu sobre o Paulo Coelho. O que esse autor representaria diante da chamada “crise das artes” neste final de século? Seria uma resposta à falta de criatividade que alguns consideram existir atualmente?


(19:48:09) Dr. Hanoy : Bruno, conheço a revista e achei ela com um perfil social-democrata. Liberal, democrata, socialista, republicana, etc, vocês tem alguma opinião com respeito ao perfil ideológico de revistas como a República?


(19:48:18) bruno tolentino : Dorita, eu escrevia no exterior, e quase sempre em inglês e francês. Gostava muito. Aqui a barra era bem mais pesada, claro.


(19:49:03) Alexandre : Palavra pensa o poeta/ pratica a peta/ a pena/ se palra e pensa a palavra/ é/ portanto/ um picareta. Isso é meu… é um lixo? ou não?


(19:49:09) Baltre : Boa noite aeeee !


(19:49:26) bruno tolentino : M2askado, lancei até agora sete livros de poesia, cinco deles no Brasil. Ao todo cerca de 700 poemAS. jÁ RESPONDI AO FALIPE.


(19:49:33) cinthia : A revista Bravo se sustenta por conta do seu anunciante de peso, o Pão de Açucar, ou a vendagem é boa?


(19:50:04) peixão : oi bruno está me “venndo”


(19:50:08) Brenda : Oi!!!!


(19:50:09) MARCOS : Bruno porque a revista se chama REPÚBLICA


(19:50:30) bruno tolentino : Cinthia, cerca de 70.000. Multiplique isso por 3/4 e temos um quarto de milhão de leitores por aí, venha a nós!


(19:50:50) Audemir : como vai, bruno? sou o audemir da editora diadorim.


(19:50:58) M@SKAADÖ : VC GOSTA DOS LIVROS DE JORGE AMADO, ELE É BOM NÃO É, VC ALGUMA VEZ JÁ SE INSPIROU NELE??? (FICARIA AGRADECIDO DE RECEBER UMA RESPOSTA)


(19:51:03) bilu/girl : Gostaria de saber mais de sua vida!!!!


(19:51:03) VONRICKHY : BOA NOITE AMIGOS


(19:51:11) cinthia : você conhece Luiz da Câmara Cascudo?


(19:51:12) bilu/girl : olá!


(19:51:31) macgyver : santos 4 a 4 com o atletico,boa noite


(19:51:45) T@Z : Boa noite!


(19:51:49) bilu/girl : kd. vc?????


(19:52:07) bruno tolentino : Olha, Falipe, vá rever as vogais do seu nome, resolvlogo se é fálico ou arequipe e não me venha com lugares comuns. De clichê já chega o PT.


(19:52:42) Yonia : Boa noite!


(19:53:15) cinthia : estamos comemorando o seu centenário no RN e as revistas ditas culturais o ignoram. Por que preferem publicar capas com filmes como Godzilla e o nome do folclorista não aperece nem num cantinho de página. Só a época deu espaço até agora


(19:53:19) macgyver : Que time voce torce?


(19:53:24) Lorena : Muitas revistas se dizem demais , vc considera a Bravo demais??


(19:53:28) cinthia : bravo pela tiragem de A República. Sem dúvida uma revista quem vem correndo por fora, como se diz no fute…


(19:53:30) macgyver : O que voce acha do Eneas?


(19:53:30) bruno tolentino : Alexandre, os jovens poetas do Brasil de hoje em sua estupidez me dão vergonha. Todos parecem mesmo é aspirar Ž`a mais velha profissão do mundo, ou rodam bolsinha ou andam atrás de bolsas…


(19:53:32) bilu/girl : vc não pode contar de sua vida profissional para mim!!!!!adoro revistas!


(19:54:00) VONRICKHY : BRUNO,, DESCULPE,, ESCREVO POESIAS E USO VÁRIOS ESTILOS,, MAS DIVULGA-LAS É UM PROBLEMA,, COSTUMO ENVIA-LAS AOS AMIGOS DA NET E OUTROS ,, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM ESPAÇO PARA NOVOS POETAS QUE GOSTAM DE ESCREVER USANDO UM ESTILO LIVRE


(19:54:01) FERN@NDO : Boa noite para todos!


(19:56:02) cinthia : o que você achou do programa eleitoral do PT e do FH. O marketing político virou um mostro parecido com aquele de alien, não?


(19:56:02) Alexandre : vc quer dizer que eu sou estúpido? seria isso?


(19:56:03) bruno tolentino : tenente, escrevi sobre o Paulo Coelho no número 22 de República, os escritores o discriminam, mas no fundo o invejam. Eu não faço nem uma coisa nem a outra. O homem é um de nós e pronto!


(19:56:23) M@SKAADÖ : O QUE VC ACHA DO LUIZ INÁCIO “LULA” DA SILVA, ELE SERIA UM BOM PRESIDENTE P/ NOSSO PAÍS, EU ACHO QUE NÃO, E VC???


(19:56:29) macgyver : Vamos falar um pouco de futebol meu camarada.


(19:56:40) UIN: 9275410 : Você acha que devo seguir o que diz meu prof. de Literatura, que tenho potencial na arte da escrita? Inclusive fui convidado a participar da área de teatro!!! O que v/c acha? Devo seguir o que ele diz?


(19:56:43) FERN@NDO : Com quantos anos vc começou a escrever poesias?


(19:56:49) Godoy : Oi Bruno, eu sou estudante e farei vestibular para JORNALISMO em dezembro aqui em Alagoas, quais são as oportunidades de mercado que eu tenho?


(19:57:10) bruno tolentino : Jorge Amado não pertence ao meu imaginário pessoal, gosto muito de OS VELHOS MARINHEIROS e li com prazer OS CAPITÃEA DA AREIA quando menino.


(19:57:14) paulo eduardo : prezado bruno, a priemira vez que tive contato com suas idéias, foi por meio da entrevista concedida à revista veja: “quero meu brasil de volta” (eu acho). confesso que nesse primeiro contato o considerei tremendamente arrogante. contudo minha posição veio mudando; primeiro descobri que vc. lecionou para detentos durante o período que esteve preso na inglaterra, depois alguns amigos meus te conheceram e me fizeram mudar de visão. isto até a famosa reportagem sobre paulo coelho, aquilo foi sincero ou só mais um meio de atacar a “intelectualidade” que tanto fala mal de paulo coelho?


(19:57:19) Jose Antonio : Não conheço o estilo da tua revista, mas existe nela espaço para divulgação do trabalho de novos poetas?


(19:57:32) cinthia : Luiz da Câmara Cascudo, o maior folclorista brasileiro, este ano tem seu centenário de nascimento comemorado. O que eu gostaria de saber de você, caro Tolentino, é que a imprensa nacional cultural só que saber daquela banda ou daquele filme de Hollywood, não acha?


(19:57:40) Alexandre : Bruno, será que eu poderia mandar uns versinhos pro seu e-mail? ou vc já está cheio de receber lixo?


(19:58:01) lica : A vida em si para um escritor é uma eterna poesia, mas normalmente em que detalhes da vida vc se inspira para escrever. Por favor cite alguns de seus livros para mim. Tenho paixão por poesias como Castro Alves, Carlos Drummond, não sei exatamente, se já li algum seu.


(19:58:08) tenente drogo : “Mar Morto” de Jorge amado, me parece um poema. Depois de terminada a leitura fico com a sensação de acabar de ler uma bela poesia. Assim lhe parece?


(19:58:10) macgyver : Vai responder ou não ?


(19:58:15) T@Z : O Anjo Anunciador- Ouve Maria, a nossa (não, te assustes) é uma luminosa tarefa:retecer


(19:58:20) cinthia : o que o caro Tolentino acha da imprensa cultural brasileira?


(19:58:24) Thorpe : O que voce achou de Haroldo de Campos falar que Toloentino sigfica tolo+cretino?


(19:58:37) Lorena : Na minha opinião quem escreve poesias é uma pessoa muito equilibrada e capaz, pois considero difícil, vc concorda comigo???


(19:58:46) Fernando Collor : que dia estará novamente neste bate papo?


(19:58:52) macgyver : É Alexandre você é realmente estúpido, tá bom .


(19:58:58) Thorpe : Pelo menos você tinha razão quando disse que era deprimente haver caetano veloso no vestibular.


(19:58:59) Fernando Collor : boa noite


(19:59:15) sidnelson : admiro muito poesias é uma coisa interessante…admiro também o seu trabalho..


(19:59:44) Moderador : O poeta e editor da revista República, Bruno Tolentino, em foto cedida pela redação de Bravo!


(19:59:59) Chico Siqueira : O que voce das obras de Raduan Nassar, especialmente Lavoura Aracaica


(20:00:04) arnaldo : bruno , gostaria de saber , de onde veio o projeto da revista republica , e na realidade qual o publico que vcs pretendem atingir , e qual a sua porcentagem dentro do projeto da revista ……


(20:00:11) bruno tolentino : Luiz da Silva, a poesia é o grande mergulho da inteligência humana nos abismos da alma. Sua validade, a ter alguma, é vertical, vai ao fundo e ao alto do drama da criatura no palco móvel da Criação. E tudo se endereça á eternidade, para maior honra do homem e maior glória de Deus.


(20:00:22) Cláudia : cinthia, aqui em SC estamos comemorando o cinqünetenário de Cruz e Sousa e essa (ir)relevância também é sentida por aqui. Você leu o artigo de Arnaldo Jabor no último domingo onde ele confirma a americanização de classes mais baixas. Já ouvi falar muito de Luiz Câmara Cascudo. Você está participando da comemoração?


(20:00:23) cinthia : Você veio em Natal no ano passado, participar de um encontro promovido pela UFRN?


(20:01:57) sidnelson : ai galera to boiando….


(20:02:03) M@SKAADÖ : VC ACHA O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO UMA BOA CAUSA, CONHECE ONDE EU MORO, SANTOS, LITORAL DE SÃO PAULO, JÁ VEIO PARA CÁ???


(20:02:05) Rodrigo SP : Parabéns BRUNO !!


(20:02:10) Alexandre : O tolstoi tinha razão em dizer que poesia é bobagem? ou não?


(20:02:11) Cristina : desde quando vc percebeu a necessidade de escrever?


(20:02:19) sidnelson : poesia é uma coisa que toca profundamente o coração sera que voce poderia citar uma ??


(20:02:27) bruno tolentino : Cintyhia, a República deu tão certo no primeiro ano que concebeu a BRAVO! Vamos de vento em popa, e sabe por que? Porque nos dirigimos à inteligência do leitor, acreditamos nela e nele, não estammos aqui para lavar-lhe o cérebro ou bajulá-lo com trivialidades. O Brasil merece esse voto de confiança e não nos tem desmentido.


(20:03:18) Ernesto Phê : Bruno, quais são as suas relações com o Olavo de Carvalho e como se situa diante da crítica contundente que ele opõe à hegemonia da “inteligência” brasileira?


(20:03:29) cinthia : Cláudia, participei em 97 do FEscine 100 que aconteceu em SC, e assisti a alguns vídeos sobre Cruz e Souza, por sinal, alguns interessantes. Concordo com você. Estou participando das comemorações. Esta semana, mais de 400 artistas populares subiram ao palco do teatro principal da cidade para mostrar sua arte popular. Apesar da Axé music, aqui a gente vai sobrevivendo.


(20:03:29) bruno tolentino : Cláudia de Joinville, responderemos por e-mail. Obrigado pela oferta.


(20:03:43) Luiz da Silva : Bruno, continuando a pescaria: o concretismo bebeu no Malharmé, o João Cabral no Paul Valery, o Drummond pulverizou as influências. Você acha que uma poesia poderosa se daria pela inovação formal ou de conteúdo? (obrigado pela resposta à pergunta anterior)


(20:03:49) tenente drogo : “Paul Auster” seria O grande escritor desse fim de século?


(20:03:54) sidnelson : escrever uma coisa que lava a alma e enriquece a pessoa…


(20:03:56) sidnelson : o que estou fazendo nessa sala ???


(20:04:17) arnaldo : brino , sou marketing de uma revista de distribuiç!ão grastuita em são paulo (toonight) GOSTARIA DE SABER SE A O MARKETING DE UMA REVISTA TEM MUITO IMPORTANCIA PARA O EDITOR ….


(20:04:26) cinthia : Não sabia que a Bravo é uma vitória da editora da REpública. Parabéns. As duas realmente se parecem e são belas. A diagramação dá um banho na Época, que, por sinal, é um festival de exageros.


(20:04:29) Lorena : vc tem algo a ver com Olavo de Carvalho??


(20:04:41) Dom Quixote : Bruno, você que é o maior poeta vivo desse país, foi convidado pelo governo para levar propostas para resolver o problema educacional do país. Qual a solução, Bruno?


(20:04:42) Godoy : Bruno, estou no aguardo da resposta


(20:04:43) Josi : Oi, tudo bem?


(20:05:08) bruno tolentino : Cinthia, revistas como as que você cita merecem um certo comentário famoso: “non é una cosa seria”.


(20:05:12) bruno tolentino : Cinthia, revistas como as que você cita merecem um certo comentário famoso: “non é una cosa seria”.


(20:05:54) Thorpe : manda um beijo pra flavia rocha


(20:05:55) sidnelson : o que voce acha de Carlos drummont de Andrade … quais os escritores que realmente fazem por amor..


(20:06:00) arnaldo : BRUNO , GOSTARIA DE SABER , COMO


(20:06:19) bruno tolentino : Alexandre, não me parecem versos as linhas que você me envia, parece “rap”


(20:06:23) M@SKAADÖ : NÃO VAI RESPONDER MINHA PERGUNTA, SOBRE O HORÁRIO ELEITORAL, AS 20:02:03


(20:06:25) VONRICKHY : AS RESPOSTAS DEMORAM


(20:06:42) Josi : Quando começou a escrever poesias?


(20:07:03) Rafael Mueller : E falando em educação o que o Sr. acha do nosso ministro Paulo Renato?


(20:07:11) Cristina : estou aguardando minha resposta, cheguei agora e desde já um abraço


(20:07:16) sidnelson : “amor é uma coisa que toca”citou Dom Quixot..ou sera Luiz de CamOes ???


(20:07:21) UIN: 9275410 : NÃO ME RESPONDEM?????? ME DEIXAM NO VÁCUO!!!


(20:07:22) Alexandre : hahahahaha… e rap não tem papo…


(20:07:29) bruno tolentino : Chintia, temos cerca de 30 assinaturas diárias, e as vendas este mês dobraram. Mas se vc conhecer algum anunciante, bem…


(20:07:59) Dom Quixote : O que você acha da juventude atual?


(20:08:07) Chico Siqueira : Bruno, como não respondeu sobre Raduan Nassar, gostaria de saber sua opinião sobre Olavo de Carvalho e Ariano Suassuna. Obrigado.


(20:08:10) sidnelson : Horario gratuito é um pé no ……..


(20:08:16) CeRvEjA!!!SP : Oi … finalmente consegui entrar!!! ufa…


(20:08:20) cinthia : Aliás, a Bravo bem que poderia fazer uma reportagem sobre os livros de Cascudo que estão sendo reeditados nesta província.


(20:08:22) sidnelson : naum vai responder….


(20:08:32) Haroldão : “Você é minha rosa/Você é minha flor/Você é tão formosa/Você é o meu amor”. Bruno, esse poema é meu. O que você acha?


(20:08:35) CANDYMAN : que time vc torce ?


(20:08:36) bruno tolentino : Audemir, nossos SAPOS DE ONTEM continuam me valendo copiosa correspondência, saudades de você também.


(20:08:37) Cristina : pq só responde para Chintia?


(20:08:39) sidnelson : O que acha da juventude de hoje ??


(20:08:58) Rafael Mueller : E do movimento estudantil?


(20:09:02) arnaldo : GOSTARIA DE SABER COMO , É ESCOLHIDA A CAPA DA REPUBLICA , E QUAL O CRITÉRIO ADOTADO, É UMA ESCOLHA DEMOCRATICA OU SIMPLESMENTE VC ESCOLHE?


(20:09:13) Godoy : A minha opinião sobre poesia á que deve ser algo anônimo e original para assim fazer as pessoas se sentirem bem sem nenhum sentimento de relação com o autor que muitas vezes tem opiniões e sensações diferentes do autor!


(20:09:16) bruno tolentino : bilu/girl, eu também gostaria, que tal vir fazer uma pesquisa pessoal?


(20:09:22) sidnelson : porque só pra cinthya ??


(20:09:27) Ernesto Phê : També gostaria muito de ter a minha resposta! Perguntei quais são as suas relações com o Olavo de Carvalho e como vê a posição dele, de completa repugnância àquilo que interpreta como tática gramciana da “inteligência”brasileira?


(20:09:58) VONRICKHY : PARA VOCÊ EU PERGUNTO SE RENATO RUSSO FOI MELHOR POETA QUE O CASUZA


(20:09:59) bruno tolentino : Cascudo é um dos orgulhos deste país, sinto-me uma formiga perto daquele gigante.


(20:10:18) cinthia : O Dicionário do Folclore BRasileiro não está esgotado, como disse a repórter da revista Época. Tem pra vender, quem quiser está à disposição nas duas únicas livrarias de Natal


(20:10:31) arnaldo : AS INSPIRAÇÒES PARA POESIA , VEM DE ONDE , EXISTE ALGUMA HORA , OU MOMENTO EM QUE VC SABE QUE SUA INSPIRAÇÀO ESTÁ CHEGANDO ….OU É UMA COISA ESPIRITUAL , DIGO ISTO PORQUE ACHO QUE TODO POETA É UMA PESSOA MUITA ELEVADA ESPIRITUALMENTE


(20:10:35) lica : Será que não ganhar resposta?


(20:10:41) Godoy : CORREÇÃO… sensações diferentes do leitor!


(20:11:03) CeRvEjA!!!SP : Também cutes um charuto, igual ao Cascudo?…


(20:11:15) Alexandre : Falando sério, quais são os poetas que estão aí, mas que não têm nada pra oferecer? o Arnaldo Antunes é um embusteiro? O Haroldo é um cocô?


(20:11:35) Josi : AAhhhh, que pena, gostaria tanto que respondesse minha pergunta, mas já que para vc ela não foi interessante, estou saindo…só gostaria de dizer que adoro seus poemas… Abração!!!


(20:11:45) bruno tolentino : Mac, sou Carneiro de Mendonça, portanto Fluminense. Meu pai e tios foram Campeões cariocas pelo pó-de-arroz e meu tio Marcos até goleiro da Seleção em 1932.


(20:11:48) Dom Quixote : Coca. Caco. Calo. Galo. Gole. Gula. O que você acha?


(20:12:02) M@SKAADÖ : PQ NÃO RESPONDE MINHA QUESTÃO, AS 20:02:03


(20:12:07) sidnelson : o que estou fazendo aqui ?????


(20:12:14) Deodoro da Fonseca : Vc acha necessario a leitura obrigatoria dos para o vestibular?Livros como Primeiras Estorias??


(20:12:16) Chico Siqueira : Cinthia, gostaria de saber como adquiri-los


(20:12:39) Yonia : Caro Bruno, sou profundamente ignorante em materia de literatura brasileira, para não falar em poesia!!! Acredito ser esta a causa principal da atrofia cerebral da qual sou vitima. Até hoje so consegui me apixonar perdidamente pelo Joaquim (Machado de Assis). Vc tem um antidoto? Como diriam os adolescentes com os quais a gente trabalha, “algo q nos coloque na atualidade”


(20:12:47) bruno tolentino : O Eneas é o Haroldo de Campos. Nunca foram vistos juntos…


(20:12:53) arnaldo : ESTOU NO AGUARDO DE SUAS RESPOSTA GRANDE BRUNO , JA FIZ TRES , ESPERO ALMENOS UMA ….


(20:13:02) Ernesto Phê : Lembro que a República dedicou uma corajosa matéria sobre o Olavo de Carvalho, onde se vê clara sintonia no pensamento do jornalista…


(20:13:03) cinthia : O que acha do último livro de J. Silvério Trevisan?


(20:13:43) Chico Siqueira : Acho que vc poderia perder tempo respondendo perguntas mais interessantes. O que interessa saber de seus tios?


(20:13:51) bruno tolentino : Não, Alexandre, se eu não o conheço como poderia supor isto ou aquilo?


(20:14:10) Cristina : pq ele só responde para vc?


(20:14:36) Alexandre : Bruno, o único poeta sério do Brasil é vc? O único articulista sério é o Olavo?


(20:14:45) bruno tolentino : O Lula é um homem sério, o que atrapalha é o PT.


(20:14:48) Malu : Desde quando apareceu a oportunidade de trabalhar com poesias e ainda mais em uma revista?


(20:14:54) CeRvEjA!!!SP : Vc leu Paulo Coelho?… oq achou?….


(20:15:01) CANDYMAN : SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO SOU DO CLUBE TANTAS VEZES CAMPEÃO ….VC TORCE PRO FLUZÃO COMO EU !!! CHEGAREMOS LÁ SE DEUS QUISER !!! TERIA ALGUM POEMA SOBRE O FLUMINENSE ?


(20:15:26) Ernesto Phê : (20:03:18) : : Ernesto Phê : Bruno, quais são as suas relações com o Olavo de Carvalho e como se situa diante da crítica contundente que ele opõe à hegemonia da “inteligência” brasileira? (20:09:27) : : Ernesto Phê : També gostaria muito de ter a minha resposta! Perguntei quais são as suas relações com o Olavo de Carvalho e como vê a posição dele, de completa repugnância àquilo que interpreta como tática gramciana da “inteligência”brasileira?


(20:15:27) Dom Quixote : Você gostaria de ingressar na Academia Brasileira de Letras?


(20:15:37) Lorena : “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer”… Luís de Camões… esse eu acho lindo!!!


(20:15:49) Haroldão : BRUNO, O QUE VOCÊ ACHA QUE CAMÕES QUIS DIZER QUANDO TÉTIS AFIRMA AO GIGANTE ADMASTOR, EM OS LUSÍADAS, QUE NÃO HÁ AMOR DE NINFA O BASTANTE QUE SUPORTE O DE UM GIGANTE”? ESSE “o”, COM ESSA ELIPSE EVIDENTE, ESCONDE QUE PALAVRA, POETA?


(20:16:30) arnaldo : SOU MARKETING DA REVISTA TOONIGHT SP , GOSTARIA DE CONVIDA-LO PARA FAZER NOSSA PAGINA DE INTERVIEW, ONDE NOS ESCREVEM CRITICOS , POETAS, SERIA UMA HONRA TE-LO CONOSCO , ACHO PRESUNÇÀO TE FAZER ESTE CONVITE MAIS ENFIM , ESTÁ EM ABERTO ….


(20:16:47) Godoy : Eneas, por incrível que pareça é o único candidato a apresentar uma proposta de governo, diferente de muitos direitistas e esquerdistas consagrados! Sem preconceitos meus e de ninguém, por favor!!!


(20:16:49) sidnelson : mas a ,pinhamaoahdA ESTA SENDO REVISTA PELA FATELASE QUE É O O NOVO GERTOADE DA TEGADE.. citou joão o pipoqueiro…


(20:17:00) CeRvEjA!!!SP : eu já diria o contrario o Lula e mais ou menos o PT é um grande partido, oq estraga é a Articulação….


(20:17:13) TENENTE DROGO : Estou certo ao pensar que voce busca ter uma atuação semelhante ao do Otávio Paz?


(20:17:18) bruno tolentino : paulo eduardo, sua tyrajetória parece típica dos jovens e menos jovens do Brasil de hoje. Obrigado por manter a mente aberta. Não importa se eu tenho razão ou não, importa que vcs. discutam em profundidade as questões que venho levantando e durante décadas se buscou ocultar neste país.


(20:17:26) cinthia : caro chico Siqueira. Hoje está sendo lançado o livro de memórias “O Tempo e Eu”. Mas já foram relançadas outras obras. Para adquirir o Dicionário do Folcore Brasileiro, entre em contato com a Cooperativa Cultural da UFRN (tel: 084 215-3999


(20:17:46) Cristina : qual é o critério para as respostas, que não chegam? Bruno dá sinal de vida!!!


(20:17:47) Young : Escrever poesia, escrever alguma coisa para alguem ler é um dom???


(20:17:55) Godoy : LIGUEI O CAPS E AGORA TE PERGUNTO BRUNO, CAPITU TRAIU OU NÃO TRAIU???


(20:18:06) Lorena : Pra mim o Lula é um boneco semi-analfabeto, nas mãos do P.T!!


(20:18:20) cinthia : Godoy, como Enéas não vai ganhar, estamos livres de uma bomba atômica. Como disse o Xexéo, “Deus me livre de ter uma bomba atômica cujo gatilho será puxado por um lunático como aquele”. Acrescentando: um nazista


(20:18:34) M@SKAADÖ : “É NOITE. A LUA, ARDENTE E TERNA, VERTE NA SOLIDÃO SOMBRIA, A SUA IMENSA, A SUA ETERNA MELANCOLIA…” Manuel Bandeira, “OS MELHORES POEMAS”. O QUE ACHOU???


(20:19:58) Deodoro da Fonseca : Vc acha q Ceci iria se entregar para Peri!?!?


(20:20:00) Chico Siqueira : Obrigado, baby!


(20:20:05) Thoreau : Wow! Eu consegui… É a primeira vez que entro num bate-papo com convidades…


(20:20:07) CeRvEjA!!!SP : O PT é um garnde partido , oq o estraga é a articulação… vc concorda?….


(20:20:10) Yonia : Caro, ainda vc não entendeu q o importante não é a traição?


(20:20:15) bruno tolentino : Cinthia, República & Bravo! somos a ÚNICA equipe realmente livre da imprensa cultural brasileira. E somos apenas uma dúzia e meia de jornalistas, mais outro tanto tanto de fotógrafos, produtores, assistentes e administradores. Ao todo nem sequer 40. Em cada redação por aí você acha este número só em cada bando do Ali Babá…


(20:20:18) Godoy : CALMA LORENA, AVACALHAR COM A POLÍTICA É POR FIM NA DEMOCRACIA ORGANIZADA, QUE DESRESPEITA A ORDEM E GERA A ANARQUIA!


(20:20:20) Janaína : Vc tá louco.,…………o PT não está com nada.


(20:20:25) cinthia : Um FH tomou conta do Horário eleitoral. A briga é injusta gente…


(20:20:36) Cristina : JÁ QUE NÃO RESPONDE, UM ABRAÇO E TCHAU!!


(20:20:45) bruno tolentino : Alexandre, mande tudo o que quiser, nós estamos ao seu dispor.


(20:20:56) CeRvEjA!!!SP : Pq minhas perguntas naum vaum?… será que é porque tem Lula no meio?….


(20:21:02) Young : Como você se inspira para escrever alguma poesia ou algo para a revista, da onde vem as idéias???


(20:21:07) Alexandre : concordo, o eneas é um nazistão… não sei por que o jô soares deu, nas outras eleições, tanto espaço pra ele…


(20:21:16) Chico Siqueira : Por que essa sua mágoa com a esquerda, Bruno?


(20:21:24) cinthia : Lorena, acredito que você prefira usar as tentaduras ou comer o iogurte do FHC. É bem mais gostoso né?


(20:21:37) Godoy : Cinthia, não apoio Eneas e nem votarei nessas eleições, só disse que ter um nazista com propostas de governo sem as palavras dos mais antigos e renomeados políticos é ter um paradoxo! não achas?


(20:21:48) Ernesto Phê : Desculpe, Bruno, mas chamar o Lula de sério foi bajulação sua! O Lula é um tótem adequado à adoração romantizada da horda de inteligentinhos da classe média.


(20:22:02) bruno tolentino : Lica, amo esses autores também. De meus aconselho ler A BALADA DO CÁRCERE da Topbooks, e OS DEUSES DE HOJE da Record.


(20:22:36) paulo eduardo : Bruno, estive analisando a conversa e dois aspectos saltam aos olhos: primeiro; a preferência que a Cinthia tem nas resposta; segundo, você não respondeu nenhuma pergunta sobre o tema Paulo Coelho. Sei que o número de perguntas é grande, e particularmente eu também daria preferência à cinthia e as demais damas que ocupam a sala, mas… E mudando de assunto, quem é “o poeta” na sua opinião? (pode ser vivo ou morto, homem ou mulher, brasileirto ou não)


(20:22:45) Chico Siqueira : Bruno, o que vc acha da revista Caros Amigos?


(20:23:03) Deodoro da Fonseca : Vc sentiria orgulho de um presidente que alicia mulheres como Paula Jones??


(20:23:09) Yonia : Ops, Godoy era para vc: Ainda não entendeu q o importante não é a traição?


(20:23:10) M@SKAADÖ : GOSTOU DO MEU POEMA AS 20:18:34


(20:23:15) cinthia : pior é que tem gente que vai votar no Enéas. E gente que se diz esclarecida. Um perigo!!!


(20:23:28) Lorena : Mas essa é a realidade, o Lula, fica dizendo por aí que vai ganhar a eleição por causa dos cidadãos, para reverter o quadro do Brasil, mas ele quer ganhar não por uma questão administrativa, mais sim para se vingar do FHC…


(20:23:37) Janaína : Concordo: O Lula é realmente como um “fantoche” do PT………é só dizer e ele faz……um completo idiota por agir assim, por mais que ele tenha idéias bem estrutut


(20:23:41) bruno tolentino : Thorpe, aquela gente nem trocadilho bom sabe fazer. Mas ainda bem, assim ficam mais à mostra, há malas que vêm pelo trem…


(20:23:45) Young : Como você definiria o atual governo????O que você faria para melhorá-lo???


(20:23:49) Rogério de Almeida : Bruno Tolentino, como o Sr. vê a situação da poesia, hoje? Pergunto isso em relação a novos poetas.


(20:24:31) Thoreau : Bruno, sei que recentemente você produziu um ensaio para a revista República de tom bastante elogioso em relação a Paulo Coelho. Não li, ainda, o ensaio, mas mal posso esperar para fazê-lo. Sua posição (favorável?) ao autor definitivamente não se inclui no mainstream da intelectualidade brasileira. Como é isso? No que em linhas gerais consiste ou ensaio e/ou a sua visão sobre Paulo Coelho?


(20:24:58) bruno tolentino : Fernando Collor: estarei neste ou em outros bate-papos mais vezes do que você, seu atrevido, na presidência de seja lá o que for!


(20:25:02) Thorpe : dizem que vc e o clovis bornay tambem nunca foram vistos juntos….


(20:25:43) Chico Siqueira : Ernesto Phê, talvez vc prefira o ACM, o Maciel, o Benevides, o Maluf e outras tralhas que apoiam o gangsterismo que se instalou no poder. Essa recado vale para outros da sala. Acorde, gente!!!!


(20:25:47) Godoy : Recomendo um livro que terminei ontem, “Os Pilares da Terra”, alguém já leu???


(20:25:51) Janaína : Por mais que ele tenha idéias bem estruturadas, ele não age de forma correta……..coitadinho…..


(20:25:59) cinthia : É que Enéas, meu caro amigo, só tem 1 minuto pra encher linguiça


(20:26:11) bruno tolentino : thorpe: é tão deprimente que minha mulher levou nosso caçula de volta para a Europa! E eu fiquei aqui para dar nesses caras até o curió virar bico!


(20:26:33) Thorpe : o que vc acha da revista Caras?


(20:26:56) Alexandre : Bruno, o JÔ Soares é um idiota e o seu livro um lixo? responda objetivamente….


(20:27:00) Lorena : Não querida, mas o caso é que nenhum deles merecem a nossa confiaça ficar defendendo o Lula, ou o FHC não pode né…todos são falsos….


(20:27:07) bruno tolentino : Raduan é bom, e nenhum livro tem mais sucesso do que merece. Pena é que ele não escreva mais.


(20:27:20) Deodoro da Fonseca : “Meus olhos por ti são, meu corçao por ti gela, já nela neum penso mais pois naum posso mais amar ela!!!Apavoro ou naum EMMM??


(20:27:28) arnaldo : BRUNO , MESMO SEM TER TIDO AS RESPOSTAR QUE GOSTARIA DE TER , VALEU PELO MENOS TER TENTADO ,QUEM SABE OUTRO DIA CONSIGO SABER SUAS OPINIÕES …SUCESSO SEMPRE ARNALDO


(20:27:32) Cristina : PÔ DÁ UMA CHANCE PARA OUTRA PESSOA, SE TOCA


(20:27:44) Godoy : A política brasileira é uma rede de interesses com jogatinas, envolvendo muita grana e muita gente, para acabar com tudo bem, só Deus, só Deus!!!


(20:27:59) Pedro Cesarino : Bruno, você conhece um poeta contemporâneo canadense chamado Robert Bringhurst? te pergunto porqeu estou traduzindo-o com um amigo para uma matéria que vai ser publicada na Cult e preciso muito de alguém que se disponha a fazer sugestões (e que entenda bastante de inglês e poesia 1)…


(20:28:47) M@SKAADÖ : bO JÁ QUE NÃO GOSTOU DO MEU POEMA, ESTOU INDO, QUERO VER SE VEJO O ENÉAS FALANDO SOBRE SUA BOMBA DE HIROSHIMA???


(20:29:57) Ernesto Phê : Putz, sô Bruno, deu uma cantada legal nas meninas, hein? Não conhecia o seu rosto: tem a imagem semelhante à contruída por Coppola para o De Niro naquele filme em que faz o papel do Louis Sciffer…


(20:30:00) Janaína : Que saco………..esse povo não sabe o que quer…..


(20:30:10) cinthia : Não gosto de Paulo Coelho, mas li O Alquimista. O primeiro e último de minha carreira de leitora. Mas, levando-se em consideração que este último livro está à venda por 10 reais, talvez encare…


(20:30:16) TENENTE DROGO : Esse livro não é do Ken Follet?


(20:30:42) Godoy : Quero saber sobre o mercado para jornalistas reém formados, como vai o ramo?


(20:31:23) Luiz da Silva : Bruno, vamos abrir uma rede de livrarias só de poesia? Entro com trabalho e você com a grana. Jornalista, desculpa o oportunismo, ando inconformado com as insignificantes seções de poesia nas livrarias.


(20:31:49) TENENTE DROGO : Bruno, eu vejo a imprensa brasileira como refem de Caetano veloso e companhia! Voce acha que estou delirando?


(20:32:04) Enzo : A revista que vc dirige não tem uns “toques” da proposta de revista George, do John-John Kennedy??


(20:32:09) CristianeFuhrmann : Boa Noite á todos, e em especial ao BRUNO:)


(20:33:58) bruno tolentino : Olavo de Carvalho é um filósofo finíssimo, um erudito verdadeiro e um homem honestíssimo. O intelectual é de primeira. O amigo é duro de aguentar, de tão exigente. Leia-o. Ele tem razão, se bem que não dá a mínima para o que você e eu achamos. Retidão ele tem, mas é a de um trem nos trilhos, a 250km por hora… Sai da frente poruqe carona a gente não pega nesse comboio!


(20:35:17) arnaldo : COMO MARKETING DA REVISTA TOONIGHT SP , GOSTARIA DE CONVIDA-LO PARA ESCREVER NO MES DE SETEMBRO/98 A MINHA PAGINA DE INTERVIEW , ONDE SEMPRE CONVIDO UM CRITICO OU UM POETA , ACHO PRESUNÇÀO DA MINHA PARTE MAIS ENFIM O CONVITE ESTÁ DE PÉ


(20:35:20) bruno tolentino : Arnaldo, a inspiração de seja lá o que for nesta vida, ou é falsa ou vem da Terceira Pessoa da Trindade. Viva o Espírito Santo. Deus os abençoe, companheiros.


(20:35:35) Chico Siqueira : Obrigado pela resposta Bruno, pelo menos em uma coisa concordamos. Só acho que, em vez de poesia, vc deveria sair de seu gabinete e ir para rua, como jornalista. Depois, sim, dar opinião sobre as coisas que acontecem lá fora. De qualquer maneira, respeito seu trabalho. Um abraço e que o tempo faça jus ao seu momento..


(20:35:55) Godoy : Pessoal vou embora, pois vou jantar e ver Fernando Collor discursar na TV, fazendo propaganda junto com seu primo Euclydes, candidato a governador de Alagoas, É CÔMICO!!!


(20:36:09) bruno tolentino : Despeço-me com uns versinhos de Cantilena do Eco (em OS DEUSES DE HOJE):


(20:37:29) bruno tolentino : “IRRITEI OS DEUSES / DE HOJE E DE ONTEM, / MAS ELES QUE CONTEM / ESSE PEDACINHO / POIS INÊS É MORTA / E EU VOU MORRER SOZINHO”. Bruno Tolentino.


(20:38:28) Moderador : Boa noite ao Bruno, boa noite a todos e até amanhã!

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Quando Bruno Tolentino participou do Bate-Papo do UOL

  1. Houve época em que o Olavo de Carvalho era respeitado. Acreditem.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 6 de janeiro de 2016, 07:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,234,288 visitas
%d blogueiros gostam disto: