Esportes

Série: estádios de futebol

O Perspectiva Online dá hoje início a uma série de matérias sobre estádios de futebol.

Alguns destes estádios ainda não chegaram sequer à maioridade; outros contam quase um século de existência. Em cada um deles – em suas paredes muitas vezes desgastadas, em suas arquibancadas de chão áspero, em seus gramados nem sempre perfeitos e nos seus entornos cheios de torcedores, comerciantes ocasionais e moradores – há muito das comunidades que os construíram, os frequentam e os perpetuamcomunidades que neles encontraram um espaço para viver as grandes e pequenas experiências que formam a memória social dos povos.

Esta é a nossa convicção. E com esta convicção deixamos aqui o nosso propósito: resgatar algo da história – e das histórias – de que cada um destes estádios foi palco, escrita pelos clubes, torcedores e comunidades que ali tomaram parte.

.

.

IMG_20160112_152731556Estádio da ULBRA Canoas

 

As regiões da Zona Norte de Canoas ainda guardam largos espaços, os últimos resquícios dos antigos capões que outrora caracterizaram a cidade. É o caso das áreas que cercam o campus da Ulbra. Ali dentro, depois de passarmos pelos principais prédios das faculdades, avistamos, ao longe, o campo aberto, separado do resto por cercas frágeis e adornado com a visão do Morro do Chapéu, que ali já está próximo. É um recado: a Canoas urbana, de ferro e madeira, do ruído e da máquina, encontra ali seu fim. Ver o texto completo. 

.

img_20160127_153905156_hdrEstádio Passo D’Areia, do São José (POA)

A Zona Norte de Porto Alegre tem congêneres em todas as metrópoles do mundo. Explico: qualquer cidade grande tem um espaço, maior ou menor, onde as indústrias e os trabalhadores das indústrias alocaram-se para gerar a riqueza de que os outros usufruirão: um espaço longe do centro, das artérias comerciais, das grandes casas das áreas mais afastadas, dos novos centros tecnológicos onde a economia do futuro começa a brotar. Mesmo assim, são marca de tempo, de história e de memória. Ver o texto completo.

.

Reportagem: conheça o estádio Couto Pereira, do Coritiba

Estádio Couto Pereira, do Coritiba

Os viajantes estrangeiros que conheceram Curitiba no passado, em particular os da primeira metade do século XX, destacaram vários pontos: a beleza da vista da cidade, o clima agradável no verão, o caráter empreendedor do seu povo e, por tudo isso, o futuro grandioso que os curitibanos teriam. Hoje, passados quase cem anos, podemos confirmar tudo o que foi dito naquele momento: Curitiba, neste 2016, apresenta todos estes pontos plenamente desenvolvidos. E apresenta mais um, que em geral não foi captado pelo olhar dos viajantes naquele momento: o futebol.  Ver o texto completo.

 

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Fonte: Book felino 2017. #cats Feliz aniversário para o meu parceiro nos esportes. Te amo, pai. 💙  #newyeareve #newyear2017 De volta pra casa #borges #jorgeluisborges Desenho que fiz para ilustrar o texto "O homem que parou o tempo", sobre #FidelCastro ,  escrito pelo meu irmão Celso Augusto para o site www.perspectivaonline.com.br Desenho que ilustra matéria a respeito do filme sobre o jovem #KarlMarx no site www.perspectivaonline.com.br #draw #arts #marx #marxism #theyoungkarlmarx

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,208,684 visitas
%d blogueiros gostam disto: