Anúncios
Geral

A Orla dos Tapumes de Porto Alegre

tapumes

Fonte da imagem: Twitter @patrimonio

Desde  outubro quem passa pela Orla do Gasômetro, em Porto Alegre, vê um triste cenário. Tapumes bloqueiam a vista da cidade para o Guaíba, fazendo parte do começo das obras de revitalização da orla. O desejo por melhorias no local é antigo. Poder público e comunidade dialogam há anos a respeito da necessidade de revitalização e o arquiteto Jaime Lerner foi a pessoa escolhida para a elaboração do projeto. Ciclovias, deques, bares, quadras esportivas, ancoradouros e restaurantes estão dentre as melhorias contempladas na realização da obra, que deverá durar 18 meses. Ao anunciar o começo da execução do projeto, o prefeito José Fortunatti declarou: – Rompemos com uma barreira. Não estamos mais de costas para o Guaíba. 

De fato o projeto para a revitalização da Orla do Gasômetro é importante e necessário para a cidade. A região é uma das mais frequentadas pelos porto-alegrenses e exibe, talvez, o maior cartão postal do município: o pôr-do-sol do Guaíba. O grande problema em tudo isso foi o elemento adotado como maior símbolo de quem vê a obra em andamento: o tapume. Um cartaz em frente parece se justificar aos cidadãos: “Transtornos temporários, benefícios permanentes”. Ninguém questiona o benefício que a obra trará para a cidade ou imagina que não haveria algum tipo de transtorno em sua execução seria gerada. Mas Fortunatti precisava ter eliminado dos olhos dos porto-alegrenses a visão para as águas do Guaíba?

Entender e fazer parte de uma cidade é compreender sua alma, e dentro da alma de Porto Alegre está o Guaíba recebendo o pôr-do-sol para dentro de suas águas no final das tardes. Ao impor o bloqueio de sua visão por 18 meses, quantos porto-alegrenses terão sido impedidos de ver por uma última vez o principal cartão-postal da capital gaúcha? O decorrer do tempo corre em unidades diferentes para a cidade e para os cidadãos. Porto Alegre terá 18 meses a mais de vida quando a obra terminar – se é que terminará – no prazo adotado; seus munícipes terão sido impedidos em 18 meses de suas vidas de contemplar as águas do Guaíba.

É inegável a importância e o futuro benefício que trará a revitalização da orla do Guaíba para a cidade. No entanto, a execução adotada para o decorrer das obras foge de qualquer critério de razoabilidade ao impedir a vista das águas para as pessoas. Porto Alegre e o Guaíba estão conectados em corpo e alma, levando consigo o sentimento de cada cidadão. Paradoxalmente, a obra que trará melhorias para a cidade fez o que Fortunatti imaginava estar corrigindo: colocou todos de costas para o Guaíba e em frente aos tapumes.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: