Mundo, Política

Os conservadores contra Donald Trump

151123_POL_Trump-Race-Baiting.jpg.CROP.promo-xlarge2

“Nem vocês gostam de mim?”

O pré-candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, tem se especializado na arte de colecionar inimigos. Primeiro, se indispôs com os negros; depois, com os imigrantes mexicanos; em seguida vieram os ataques às mulheres, aos muçulmanos e até ao Papa Francisco, a quem acusou de defender a imigração ilegal a mando do governo mexicano. Na semana passada, girou o alvo em direção aos franceses, deplorando uma suposta falta de, digamos, virilidade do governo parisiense na resposta aos atentados terroristas lá ocorridos recentemente. “Paris já não é o que costumava ser”, lamentou o empresário. Ninguém escapa dos bombardeios verbais de Trump.

A lista de inimigos é grande, e sempre pode ficar maior. Não contente em criar atritos com seus potenciais opositores liberals – expressão que, no particular jargão político americano, designa, grosso modo, os esquerdistas – Trump está a caminho de ganhar a antipatia dos seus potenciais aliados: os conservadores. Ou, pelo menos, da parte conservadora da mídia americana.

É o que sinaliza a edição de janeiro de uma das maiores revistas de direita dos EUA, a “National Review”. Fundada por William Buckley Jr., talvez o mais conhecido e influente jornalista conservador dos EUA, a publicação conta seis décadas de luta feroz contra o que chama de “establishment liberal” de seu país. Desta vez, porém, a luta será contra outro adversário: em artigo intitulado “Against Trump” (“Contra Trump”), os editores da revista descrevem o bilionário como “um oportunista político que irá demolir o largo consenso ideológico conservador dentro do Partido Republicano em favor de um populismo sem freios com conotações personalistas”, e sua candidatura como “uma ameaça ao conservadorismo americano, que irá destruir o trabalho de gerações e esmagá-lo em favor de um populismo tão negligente e grosseiro quanto ele próprio”.

A este duro ataque, cujo vigor um “liberal” anti-Trump dificilmente igualará, segue uma série de 22 artigos, escritos por peso-pesados do conservadorismo norte-americano, onde se explica porquê, na opinião deles, um conservador não deve votar em Trump. A série inclui nomes como Glenn Beck, Thomas Sowell, William Kristol, John Podhoretz e muitos outros, todos com livros publicados, espaço na grande mídia (incluindo a do “establishment liberal”) e muitos admiradores. Trata-se de uma verdadeira força-tarefa. Para falarmos em termos brasileiros, seria mais ou menos como se uma revista abertamente de esquerda – a “Caros Amigos”, por exemplo – publicasse uma edição com artigos de Emir Sader, Marilena Chauí, Leonardo Sakamoto, Vladimir Safatle e Tarso Genro dedicados apenas a atacar um candidato do PSol ou do PSTU. Ninguém negará que é uma situação curiosa.

Assim como Trump, a “National Review” especializou-se em criar inimigos; seus detratores chamam-na “fascista”, “extremista”, “racista”, “reacionária”, entre outros adjetivos costumeiramente empregues nestas situações. Recebem, portanto, os mesmos insultos que Trump recebe. Teriam tudo para ser amigos. Mas a NR, como é chamada pelos seus leitores, não quer saber disso. Nas eleições de 2016, ela e seu velho inimigo, o “establishment liberal”, estarão do mesmo lado: contra Donald Trump.

Discussão

4 comentários sobre “Os conservadores contra Donald Trump

  1. O Trump tocou num ponto nevrálgico da militância republicana: resolveu esculhambar a administração Bush.

    As vaias no debate – vindas de uma região dos EUA onde os Bush têm bastante cartaz – certamente não foram orquestradas.

    Também acredito que essa verborragia toda não vai passar impune. A Super-Terça nos dirá.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 15 de fevereiro de 2016, 13:08

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Os conservadores contra Donald Trump – parte 2 | PERSPECTIVA ONLINE - 29 de fevereiro de 2016

  2. Pingback: Agora é Trump | PERSPECTIVA ONLINE - 3 de maio de 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,116,638 visitas
%d blogueiros gostam disto: