Anúncios
Cultura

Umberto Eco (1932-2016)

umbertoeco.jpg

Hoje perdemos Umberto Eco.

Autor de obras fundamentais em semiótica e teoria da comunicação, pelas quais ganhou reconhecimento acadêmico, chegou ao grande público através de seus romances. O mais conhecido deles,  “O Nome da Rosa”, tornou-se um inesperado best seller e chegou ao cinema pelas mãos de Jean Jacques Annaud, com interpretação magistral de Sean Connery no papel do monge-detetive Guilherme de Baskerville.

O impacto de “O Nome da Rosa” é inestimável. Da leitura da obra saíram muitos apaixonados pela Idade Média, suas questões intrincadas, seus mistérios inesperados e seus temas recorrentes. E entre estes apaixonados podemos, por certo, contar alguns medievalistas de hoje, sobretudo os nascidos a partir dos anos 60, que puderam lê-la na juventude.

E também Eco foi um apaixonado pela Idade Média: seu primeiro trabalho acadêmico versa sobre a estética tomista e, mesmo tendo seguido outra trajetória intelectual, retornou ao assunto várias vezes ao longo da vida.

CbpvXbxW0AE4zig

“O Nome da Rosa” tornou-se também um favorito dos estudantes de Letras e Comunicação Social, em particular aqueles interessados no tema da intertextualidade e das relações entre textos literários: o próprio Eco admitiu que quase tudo no livro é um empréstimo de outras obras e leituras.

Outras obras relevantes de Eco são “Apocalípticos e Integrados”, “Como se escreve uma tese”, “Obra aberta” e “Tratado Geral de Semiótica”, além dos romances “O Pêndulo de Foucault”, “Baudolino” e “O Cemitério de Praga”.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor #workinprogress #watercolor #wip #art #arts

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,267,807 visitas
%d blogueiros gostam disto: