Anúncios
Sem categoria

De vocação e suas marcas

12755013_1021505101255632_2075791132_o

Vocação, dizem os cristãos, é um chamado. Um vocacionado é aquele que é convocado a servir a uma causa, a realizar uma tarefa ou a produzir uma obra, atribuindo um sentido último a tudo o que faz. Quando alguém fala em seguir a sua vocação, é isso de que fala, consciente ou inconscientemente: de realizar plenamente a tarefa que é chamado a cumprir.

Não é necessário lembrar ao leitor o quão difícil é encontrar quem faça isso. Temos, em nosso dia a dia, de lidar a todo momento com pessoas que realizam tarefas sem perceber o porquê do que fazem. Ou então, quando as realizam, cumprem um protocolo e não vão jamais além dele – o que não deixa de ser uma maneira de ignorar o sentido de suas atividades.

Hoje,felizmente tive a satisfação de constatar que , apesar de em número cada vez menor,os vocacionados ainda existem em nossa sociedade e deixam uma marca  positiva por onde passam.

O horário do meio dia representa uma pausa nas atividades profissionais. Esse intervalo me leva a sair de casa para buscar local para almoçar. Hoje não foi diferente: ao abrir o portão, visualizei o funcionário Jorge, do Viveiro Municipal de Canoas, que transitava com sua bicicleta. Jorge é o responsável pela entrega das mudas de árvores aos canoenses que desejam contribuir para melhorar o ambiente da cidade. Seu comportamento no local de trabalho já me fazia desconfiar de que era um dos vocacionados ao qual me refiro no parágrafo anterior: fala das mudas que entrega com respeito e carinho de quem conhece o valor de cada uma delas.  E hoje confirmou minhas suspeitas. Definitivamente é um vocacionado que ama o que faz.

Ao constatar  que a muda por ele entregue estava em situação de vulnerabilidade, já que o suporte colocado era insuficiente para mantê-la, não conseguiu ficar indiferente. A nós, os apressados moradores que se encaminhavam para o almoço, disse que iria amarrar uma estaca na árvore.

Quando voltei do almoço, a árvore estava muito bem presa com uma estaca condizente com sua necessidade de crescimento. Jorge, mesmo sob o sol inclemente do verão, mesmo sem ter nenhuma obrigação de fazer isso, providenciou a colocação de uma estaca para sustentar a muda.

Agora, de minha janela escrevendo esse texto olho para a pequena Sibipiruna alvo do carinho desse servidor público. Que cresça linda e frondosa como uma homenagem  a esse vocacionado.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,827 visitas
%d blogueiros gostam disto: