Anúncios
Livros

“As vantagens do pessimismo”, de Roger Scruton

As-Vantagens-do-Pessimismo

O sentido normalmente empregue da palavra “otimismo” dificilmente gerará oposição: quem, afinal de contas, pode ser contra encarar as dificuldades da vida de uma maneira positiva, esperando que tudo corra da melhor forma possível? Ninguém, por certo. O problema é que este não é o único tipo de otimista na praça: além destes sujeitos que limitam-se a viver bem dispostos e a confiar em si mesmos, há aqueles que, não contentes com isso, confiam que é possível mudar tudo – tudo mesmo. Confiam que é possível transformar a própria realidade.

Este tipo de otimista é aquele Roger Scruton descreve, em “As vantagens do pessimismo”, como um tipo particularmente perigoso. Scruton está plenamente ciente dos múltiplos sentidos que a palavra leva consigo, e por isso diferencia o otimista “escrupuloso” do “inescrupuloso”: o primeiro acredita na sua capacidade para promover melhorias num espaço limitado ao seu redor, ciente das falhas inerentes a todo ser humano; o segundo, por sua vez, acha que não só estas falhas são plenamente superáveis como podem, num futuro imaginário, desaparecer por completo da face da terra. Contra este último Scruton direciona seus ataques neste livro, apontando as falácias inerentes aos discursos progressistas e alertando para suas perigosas consequências, que o século XX não cansou de nos mostrar. A saída, aponta ele, é uma dose de pessimismo – e aqui ele também faz uma distinção importante, diferenciando o pessimista completo (ao qual ele se opõe) do pessimista judicioso (que ele defende): o primeiro fundamenta suas ações numa recusa à alegria de viver, enquanto o segundo mantém uma desconfiança de quem apresenta soluções gerais para todos os problemas do mundo. O pessimismo advogado por Scruton é, em suma, muito parecido com a prudência de que falam os cristãos – e ancorado em outra virtude, também típica dos cristãos: o bom senso.

O lado em que Scruton se posiciona é, claramente, o dos pessimistas. E é natural que assim seja: como figura destacada do conservadorismo britânico de hoje, nutre forte desconfiança por qualquer discurso progressista. Independentemente de ser adepto ou não deste tipo de discurso, o leitor que levar a sério as advertências de Scruton sobre as diversas consequências do otimismo verá que a dose de pessimismo – ou, se se quiser, de prudência – que ele prescreve pode ser muito benéfica. Para todos.

*           *            *              *

Obra: As vantagens do pessimismo

Autor: Roger Scruton.

Editora: É Realizações

Preço: R$ 59,00

Onde encontrar: http://www.erealizacoes.com.br

*           *            *              *

“O pior tipo de otimismo é aquele que animava Lênin e os bolcheviques, que fazia com acreditassem que haviam colocado a humanidade na trilha da solução dos problemas residuais da história, e que fez com que também destruíssem todas as instituições e todos os procedimentos pelos quais os erros podem ser corrigidos. A máquina resultante, desprovida de qualquer mecanismo de feedback com relação ao seu funcionamento, continuou a operar, é verdade, por outros setenta anos. Porém, quando ela ruiu, sessenta milhões de pessoas haviam morrido como resultado da insensatez e da perversidade que foram programadas nela, e a sociedade que sobreviveu a esse desastre foi (e é) indubitavelmente a mais desmoralizada que o mundo jamais conheceu”

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,827 visitas
%d blogueiros gostam disto: