Em tempos de preocupação com aquecimento global, aumento das temperaturas e dificuldades urbanas nas cidades com cada vez menor permeabilidade de solo para escoamento das águas da chuva, a cidade de Canoas/RS adota, no centro da cidade, uma solução simples, eficaz e esteticamente agradável: as coberturas ecológicas nas novas construções de bancas de revistas e nas estruturas do comércio popular.
A novidade acompanha os projetos de revitalização do centro da cidade, que já contava com a reforma do espaço do calçadão e da Praça da Bandeira, junto à Igreja Matriz. Os telhados térmicos proporcionam absorção da água das chuvas, redução da temperatura da edificação e embelezam as paisagens áridas e cinzentas das cidades. Uma alternativa simples e eficiente, que a cidade passa a adotar servindo de exemplo a todos.

Créditos da imagem: Prefeitura de Canoas
A adoção dos telhados térmicos em larga escala ainda esbarra, como todas as adaptações ecológicas, na questão do preço. Ainda é caro investir em tecnologia renovável. A médio e longo prazo, as adaptações ecológicas geram retorno financeiro, no chamado “payback”, mas o investimento inicial ainda impede que seu uso seja ampliado. Que a adoção da Prefeitura de Canoas em sua região central ajude a disseminar o uso destes telhados por outros pontos da cidade. A população, o município e o meio-ambiente agradecem.
Discussão
Nenhum comentário ainda.