Anúncios
Geral, Política

Fundação Astrojildo Pereira realiza Conferência Nacional sobre as Cidades

12874332_1040428299363312_2061498539_o

O escritor italiano Ítalo Calvino tem uma frase bem conhecida sobre as cidades: “De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”. De fato, o mundo urbano moderno é o mundo de pessoas em busca de respostas. Milhões de habitantes circulam pelas urbes do planeta destituídos das certezas que, em outros tempos, podiam levar consigo, como amuletos contra as intempéries a enfrentar. Sem estas certezas, o homem começa a fazer perguntas. Algumas delas são pessoais; outras dizem respeito ao que temos em comum com o todo da sociedade. A estas perguntas a cidade deve dar respostas.

Hoje, cerca de 56% dos brasileiros vivem hoje em cidades. De um país predominantemente agrário, no começo do século XX, passamos hoje a ser uma nação majoritariamente urbana. É um trajeto que, se por um lado pôs à disposição da oportunidades antes a ela inacessíveis, por outro gerou novos desafios para a gestão pública do espaço urbano. Os problemas são bem conhecidos: concentração de renda, criminalidade, falta de acesso a bens e serviços básicos. Resta saber qual a solução para eles – e ela só virá com debates propositivos. Em outras palavras, só virá com respostas  para as nossas perguntas.

Na tentativa de encontrar algumas destas respostas, a Fundação Astrojildo Pereira realizou, em parceria com o PPS, nos dias 19 e 20 de março, a Conferência Nacional de Governança Democrática, na cidade de Vitória (ES). Representantes do PPS de diversos estados brasileiros discutiram temas de interesse das cidades, tais como as finanças dos municípios, segurança, saúde, mobilidade urbana, educação, cultura e desenvolvimento local e parcerias público-privadas.

Lideranças políticas do partido como Roberto Freire, Cristovam Buarque, Rubens Bueno e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, compareceram à Conferência. Em seu discurso, o Senador Cristovam Buarque destacou que “Os sonhos não mudam, as definições dele, sim. A fotografia de uma utopia, muda – mas o sonho de uma utopia não pode acabar”. “O papel do líder político é olhar o conjunto da sociedade e a perspectiva histórica, e para isso precisa trazer transformação das estruturas”. 

A Conferência adotou o sistema de painéis de discussões, aonde foram discutidos seis grandes temas que dizem respeito ao dia-a-dia da sociedade: saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, finanças públicas e cultura. Os temas foram alvos de seminários realizados em diversas cidades do Brasil, cujos trabalhos resultaram em documentos escritos que serviram de base para as discussões da Conferência realizada em Vitória. Dentro dos painéis, debates entre os participantes deram origem a um documento formal que dará as diretrizes que os candidatos do partido defenderão nos pleitos eleitorais.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,312,683 visitas
%d blogueiros gostam disto: