Anúncios
Mundo, Política

A popularidade dos EUA na América Latina

A revista britânica “The Economist”, conhecida no Brasil pelas capas dedicadas ao nosso país, voltou a lembrar deste lado do mundo. Aproveitando a visita de Barack Obama a Cuba, publicou em sua edição online uma pequena matéria sobre a percepção dos latino-americanos acerca dos Estados Unidos.

O texto é ilustrado por um gráfico, onde podemos conferir o percentual de aprovação do país de Obama ao longo nos últimos vinte anos: em 1996, apenas 36% dos latinoamericanos eram simpáticos aos nossos vizinhos do norte; em 2015, a cifra chegou a  65%. Segundo os dados da revista, o país menos simpático aos americanos é a Argentina, seguida de Bolívia, Paraguai, Uruguai e México.

O gráfico da “Economist” traz ainda uma comparação interessante entre os níveis de popularidade dos EUA (representados pela linha laranja) e a expectativa de aprovação do país – considerada a partir dos investimentos norte-americanos no continente e a evolução do PIB per capita da região. O pressuposto desta comparação é a ideia de que a reprovação latinoamericana aos EUA está diretamente ligada à falta de uma presença econômica daquele país em nosso continente. 

Caberia perguntar, porém, porquê os países da América Central, muito mais pobres do que Brasil, México, Argentina ou Chile (e destinatários de muito menos investimentos americanos do que estes quatro), são em geral muito mais pro-americanos. A relação não parece resistir a uma análise aproximada. Mesmo assim, a pesquisa tem pontos importantes, sobretudo no que diz respeito à distribuição geográfica do sentimento anti-americano.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é... 😊😊

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,286,543 visitas
%d blogueiros gostam disto: