Anúncios
Esportes

Johan Cruyff (1947 – 2016)

tumblr_lv4b7hwXoQ1qfxktpo1_500

Faleceu nesta quinta-feira, dia 24 de março de 2016, o holandês Johan Cruyff, um dos maiores símbolos do futebol bonito e bem jogado da Seleção Holandesa que encantou o mundo nos anos 70. A “Laranja Mecânica” vice-campeã mundial em 1974 tinha na figura de Cruyff a imagem de seu jogo: o “futebol total”, onde o centroavante passou a exercer a figura do chamado falso 9 que é cultuado até hoje. O holandês foi vítima de um câncer de pulmão. Diagnosticada em outubro de 2015, a doença levou Cruyff e um pouco do futebol: como jogador, liderou uma das maiores Seleções Holandesas de todos os tempos; como treinador, introduziu o sistema de jogo que hoje encanta o mundo no Barcelona.

Cruyff era um apaixonado pelo futebol. Na Copa do Mundo de 2010, em que Brasil e Holanda praticavam um sistema de jogo privilegiando apenas o resultado, disparou após o confronto entre as duas seleções nas quartas-de-final: “Poderia ganhar qualquer um dos dois (Brasil ou Holanda), mas o que foi mais decepcionante é que ambos traíram seu jogo. E não tem sentido, até porque se uma equipe trai seu estilo tradicional nunca pode obter sucesso”. 

Como jogador, foi também o líder técnico do Ajax tricampeão europeu entre 1971 e 1973. No Barcelona, quebrou um jejum de 14 anos sem títulos espanhóis em 1974.

Johan Cruyff

Como treinador da equipe catalã, Cruyff venceu a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez com a equipe espanhola. O sistema de jogo da equipe, elogiado e com sucesso até hoje, foi criado ali: o próprio Guardiola admitiu que sem o ídolo holandês nada do que foi apresentado pelo Barcelona recentemente teria sido possível. Dono de uma personalidade fortíssima e com políticas de trabalho e dedicação rígidas, rendeu histórias incríveis com Romário – famoso por sua genialidade e sua aversão a treinamentos – no Barcelona. Cruyff divertiu-se relatando uma delas, em 2012: “– Uma vez, ele veio me perguntar se poderia faltar a dois dias de treinos para voltar ao Brasil. Deveria ser carnaval no Rio de Janeiro. Eu respondi: ‘se você fizer dois gols amanhã, te dou dois dias a mais de descanso que o restante da equipe’. No dia seguinte, ele marcou seu segundo gol com 20 minutos de jogo e imediatamente fez um gesto para mim pedindo para sair e dizendo: ‘Treinador, meu avião sai em menos de uma hora’ “.

A triste notícia da morte de Johan Cruyff entristece familiares, amigos e todo o mundo do futebol. A participação do holandês na história do futebol é um dos maiores capítulos do esporte, como jogador e como treinador. Cruyff mudou para sempre o futebol no Ajax, na Holanda e na Catalunha. O Gênio da Camisa 14 deixará saudades dentro e fora das quatro linhas.

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,312,683 visitas
%d blogueiros gostam disto: