Anúncios
Sem categoria

O Sábado de Alegria

ORTHODOX-CELEBRATION

Todos conhecem o trecho do “Creio em Deus pai” que fala da descida de Cristo à “mansão dos mortos” para, logo em seguida, ressuscitar no terceiro dia. Mas onde fica, afinal, a “mansão dos mortos”? O tema é antigo e as Escrituras deixam margem para várias interpretações: alguns teólogos, como Joseph Ratzinger, afirmam que é uma expressão simbólica, referindo-se ao impacto da morte física de Cristo para todas as gerações de homens, inclusive aqueles que viveram antes do Seu advento; já outros são um pouco mais literais: trata-se da descida de Cristo ao inferno, que teria ocorrido entre a crucificação e a Ressurreição.

Esta última interpretação é a mais aceita entre os cristãos ortodoxos, que, neste ano, celebram a data em maio. Segundo esta leitura, Jesus, após ser crucificado e sepultado, desce aos infernos e estende a mão para os justos que morreram desde o começo dos tempos, levando-os até o Paraíso. Por essa razão, em algumas igrejas árabes e africanas, como os coptas e os ortodoxos etíopes, a data que os cristãos ocidentais conhecem como “Sábado de Aleluia” ou “Sábado Santo” é também chamada de “Sábado de Alegria”.

E alegria é o que não falta nas manhãs de sábado de Atenas, Moscou, Cairo, Beirute, Damasco e todas as cidades do mundo onde há fieis da Ortodoxia: ali, no meio da celebração, o padre toma uma rosa nas mãos e lança pétalas em direção aos paroquianos, que aplaudem entusiasticamente o triunfo de Cristo sobre Satã e cantam a tradicionalíssima “Cristo ressuscitou dos mortos“. Na Etiópia, lar de uma das mais antigas igrejas cristãs do mundo, os fieis celebram com tambores; e na Palestina, onde tudo começou, eles fazem tudo isso – e ainda tocam gaitas de foles.

Esperemos pelo próximo 30 de abril, data do Sábado de Alegria dos ortodoxos. Ela promete, como sempre, ser animada.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #gremio Work in progress #oilpaint #gremio 🏆🏆🏆🎈🎈🎈🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇧🇼🇧🇼🇧🇼💙💙💙 💙 #Runners Sunny

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,337,512 visitas
%d blogueiros gostam disto: