Anúncios
Esportes

Álvaro Recoba, a canhota mágica, despede-se do futebol

despedidarecoba

Despediu-se do futebol na noite de quinta-feira o uruguaio Álvaro Recoba, um dos grandes da história do esporte uruguaio. Aos 40 anos de idade, 22 deles como atleta profissional, o ex-jogador teve uma festa de gala no Estádio Gran Parque Central, casa de seu amado Nacional, de Montevidéu. Os últimos dias foram gloriosos para o futebol uruguaio. Na segunda-feira, o Peñarol inaugurou seu novo estádio, o “Campeón del Siglo”, e na terça, a Seleção do Uruguai alcançou a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Na quinta-feira, com a despedida de “Chino” Recoba, se encerra uma semana de comemorações e festas para o futebol do país.

Álvaro Recoba foi um dos mais habilidosos jogadores revelados pelo futebol sul-americano na década de 90.Considerado o sucessor de Enzo Francescoli na Seleção Uruguaia, o jogador despontou por Danubio e Nacional em seu país natal, com dribles, arremates poderosos e uma capacidade impressionante de fazer gols olímpicos. A curva que Recoba impunha à bola era única. Com 21 anos foi contratado pela poderosa Internazionale de Milão para formar o então considerado melhor trio de ataque do mundo: “El Chino”, Ronaldo e Christian Vieri. Na Itália, ganhou fama, notoriedade e títulos. Jogou por 11 anos em Milão, idolatrado por clube, torcida e ex-companheiros: “- Não fosse Álvaro eu não teria feito pelo menos 50 dos meus gols pela Internazionale”, disse Christian Vieri.

Recoba sofreu com graves lesões por boa parte de sua carreira. Pela Seleção Uruguaia, disputou apenas o Mundial de 2002 – faltou maior sorte com a Celeste Olímpica. Nos Mundiais de 1998 e 2006 os uruguaios ficaram de fora; em 2010, auge de compatriotas como Diego Forlán e Lugano, Recoba não tinha mais físico para jogar em altíssimo nível.

O amistoso de despedida, realizado no tradicional Parque Central, trouxe velhos companheiros, artistas e até mesmo lideranças políticas ao gramado do estádio: o pontapé inicial da partida foi dado por Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai. Riquelme, Verón, Vieri, Zamorano, Francesco Toldo, Andres D’Alessandro, Javier Zanetti, Valderrama e Marcelo “El Muñeco” Gallardo estiveram presentes no amistoso – Luís Suárez e Zlatan Ibrahimovic enviaram vídeos de homenagem também.

O Nacional de Montevidéu aproveitou a oportunidade para fazer da festa também um ato político: distribuiu camisetas comemorativas com os dizeres “El Primer Mundialista”, em alusão à condição do estádio ter sido sede da primeira Copa do Mundo de 1930. No início da semana, o Peñarol inaugurou sua nova casa com projeto de ser sede do Mundial de 2030, que deve ser organizado por Uruguai e Argentina. O jogo terminou em 6 x 4 para o Nacional de Recoba. Despediu-se um dos grandes da história do futebol uruguaio. A canhota mágica de Álvaro Recoba jamais será esquecida.

Nacional 5 vs Amigos de Recoba 4

Amigos do “Chino”: Francesco Toldo, Zanetti, Jadson Viera, Fabián Recoba, Nelson Abeijon; Oscar Ruggeri, Juan Román Riquelme, Diego Perrone, Andrés D’Alessandro; Álvaro Recoba e Iván Zamorano.

Suplentes: Gustavo Badell, Felipe Revelez, Jorge Fucile, Jorge Bava, Pablo Borges, Horacio Peralta, Alexander Medina, Fernando Cañarte, Tabaré Viudez, Ruben Sosa, Vicente Sánchez, Marcelo Gallardo, Iván Alonso e Hugo de León.

Nacional: Leonardo Burián; Santiago Romero, Sebastián Gorga, Diego Polenta, Alfonso Espino; Gonzalo Porras, Nicolás Prieto; Cristian Tabó, Nicolás López, Sebastián Fernández e Juan Cruz Mascia.

Suplentes: Richard Porta, Ignacio Bordad, Richard Nuñez, Ernesto Chevantón, Carlos Valderrama.

Gols: Juan Cruz Mascia (NAC), Carlos Valderrama (ADC), Abeijón, (ADC) Medina (NAC), Vicente Sánchez (NAC) Carlos Valderrama (ADC), Recoba (NAC), Riquelme (AMC), Jeremías Recoba (NAC)

 

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Álvaro Recoba, a canhota mágica, despede-se do futebol

  1. Muito interessante.

    Curtir

    Publicado por Conrado | 24 de junho de 2016, 12:29

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,760 visitas
%d blogueiros gostam disto: