Anúncios
Esportes

Presidente da Conmebol quer mudar a Libertadores: confira o que poderia dar certo

Alejandro-Dom--nguez-APF

Em meio às mudanças recentes no futebol sul-americano e mundial, o atual presidente da Conmebol acena com uma idéia inédita na América do Sul e de muito sucesso em outras partes do mundo para a Copa Libertadores da América: Alejandro Domínguez sugeriu a possibilidade da maior competição de clubes da América do Sul receber mudanças em sua formulação e calendário, fazendo com que o torneio durasse o ano todo e tivesse final única, assim como a UEFA Champions League. O dirigente ainda se diz aberto a dialogar com a Concacaf, confederação da América do Norte, para realizar um torneio único por toda a América e com mais participantes. Hoje, apenas três mexicanos participam como convidados da competição.

As sugestões de Domínguez não são desprezíveis. Uma Libertadores que durasse por maior tempo preencheria um calendário obsoleto no futebol sul-americano e atrairia maior número de patrocinadores aos clubes participantes, que poderiam negociar exposição na camisa por um período mais longo do valorizado torneio.

A participação maior da Concacaf, com a inclusão de times dos Estados Unidos também merece maior atenção dos organizadores do torneio. Com uma Libertadores mais prolongada durante todo o calendário anual, viagens maiores poderão ser realizadas pelos clubes, possibilitando confrontos contra equipes norte-americanas. Uma Libertadores com a América unificada atrairia volume imensamente maior de patrocinadores, ainda mais no atual estágio de desenvolvimento de clubes dos Estados Unidos. Um duelo Boca Juniors x Orlando City hoje, por exemplo, reuniria Carlos Tevez e Kaká dentro de campo. Qual o valor comercial de uma partida dessas?

A sugestão de uma partida única para a final, no entanto, não parece viável. Na Europa, a decisão em um jogo em cidade rotativa é um case de sucesso por conta das características geográficas e de desenvolvimento urbano do Velho Continente. A Europa é um continente menor e com mobilidade urbana avançada, permitindo o fácil deslocamento de pessoas a preços acessíveis. Isso possibilita com que, por exemplo, uma decisão entre Barcelona x Juventus, em Berlim, tenha grande público e receba milhões de turistas. Um jogo entre São Paulo x River Plate em La Paz, por exemplo, teria dificuldades em repetir o sucesso visto na Europa.

A Libertadores ainda engatinha em desenvolvimento e auto-promoção, mas já começa a dar sinais de vida. A edição de 2016 já paga valores muito maiores aos clubes participantes, e os resultados disso já se percebem dentro de campo: um número maior de grandes jogadores e de renome passaram a atuar em equipes da América do Sul, aumentando o nível técnico e midiático do torneio. É praticamente impossível competir com os clubes e campeonatos europeus, mas cabe à Conmebol tentar reduzir as discrepâncias financeiras e possibilitar maior retorno aos clubes que participam da Libertadores. A equipe que se qualifica precisa ter a condição de contratar melhores jogadores para a disputa do título, e isso só se torna viável com maior distribuição do dinheiro. Mais dinheiro significa equipes mais fortes, equipes mais fortes geram maior competitividade, e a maior competitividade atrai repercussão midiática, possibilitando a captação de mais… dinheiro.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,827 visitas
%d blogueiros gostam disto: