Anúncios
Mundo

Un tema latinoamericano

A capa do jornal uruguaio “La diária” lança uma mensagem claríssima aos seus leitores:

Sem título

A capa é dirigida a quem pense que, sendo uruguaio, nada tem a ver com o processo de impeachment que transcorre hoje à tarde por aqui.

Se os uruguaios não perguntam, nós perguntamos: porque “asunto nuestro”? A explicação vem dentro da matéria: “Lo que le pasa al pueblo brasileño nos pasa a todos los latinoamericanos”, dizem Mariana Marreto e Santiago Pérez Castillo, líderes do movimento estudantil uruguaio.

E não são os únicos a pensar assim. Uma rápida recorrida pelos demais jornais do continente mostra que, nos países vizinhos, o processo de impeachment de Dilma Roussef é tratado com a importância de uma questão continental. Na Argentina, o “La Nación” criou uma seção especial apenas para divulgar notícias da crise política brasileira. O Clarin ,por sua vez, disponibiliza aos seus leitores uma cobertura ao vivo. Já no outro lado do espectro político, o Página 12 parece mais preocupado em atacar as políticas de austeridade do governo Macri, do qual é feroz opositor; mesmo assim, dedica um grande espaço ao processo de impedimento brasileiro e destaca que o papa Francisco está “rezando por el pueblo de Brasil”. 

No Chile, o jornal “La Tercera” – que também realiza cobertura ao vivo do processo – traz, como matéria do dia, a negativa do STF ao pedido de anulação do impeachment feito pela AGU. No Peru, o “El Comércio” também dedica uma seção especial ao assunto. Algo parecido se verifica no Equador, na Venezuela e em outros países do continente.

Parece difícil discordar dos líderes estudantis uruguaios. O que está se passando nesta tarde de quarta-feira no Senado não é um tema somente nosso, brasileiro: é, sem a menor dúvida, un tema latinoamericano. 

 

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Un tema latinoamericano

  1. Baita post!

    Curtir

    Publicado por Maicon Vicente | 11 de maio de 2016, 17:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,244,069 visitas
%d blogueiros gostam disto: