Literatura, Livros

A biblioteca de Fernando Pessoa

A Casa Fernando Fernando disponibiliza, desde o fim do ano passado, a biblioteca pessoal do poeta português para consulta online. Devidamente cadastrados por autor, data, título e estante, os livros foram todos convertidos para o formado PDF e podem ser acessados a qualquer momento.

Ali estão, é claro, os clássicos portugueses e os de todas as épocas e lugares (sobretudo os de língua inglesa, especialidade do poeta), o que seria de se esperar em se tratando de um escritor. Há também uma coleção respeitável de G.K. Chesterton (seis volumes), vários filósofos da época (Bertrand Russel, Alfred North Whitehead e outros) e autores ligados ao esoterismo, como Madame Blavatsky e Aleister Crowley.

Chama a atenção a presença de tantos livros de direito e ciência política, inclusive alguns que – ao menos no Brasil – somente passam pelas mãos de especialistas na área. É o caso de Otto Gierke e suas “Political theories of the Middle ages”, Walter Bagehot e sua “The English Constitution”, León Duguit e seu ” Le droit social, le droit individuel et la transformation de l’État” – leituras que ficariam bem na prateleira de qualquer aluno de Direito das primeiras décadas do século XX. Ideologicamente, há espaço para tudo, do socialista Ramsay Macdonald, político do Partido Trabalhista inglês, aos ultraconservadores Charles Maurras e Heinrich Von Trietschke, passando por textos anarquistas e de pensadores nacionalistas de Portugal; há espaço, inclusive, para um livro sobre o velho ditador português António de Oliveira Salazar, que chegara ao poder pouco antes da morte de Pessoa.

Merece também destaque a seção dedicada às anotações que o poeta fazia durante as leituras. 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Fonte: Book felino 2017. #cats Feliz aniversário para o meu parceiro nos esportes. Te amo, pai. 💙  #newyeareve #newyear2017 De volta pra casa #borges #jorgeluisborges Desenho que fiz para ilustrar o texto "O homem que parou o tempo", sobre #FidelCastro ,  escrito pelo meu irmão Celso Augusto para o site www.perspectivaonline.com.br Desenho que ilustra matéria a respeito do filme sobre o jovem #KarlMarx no site www.perspectivaonline.com.br #draw #arts #marx #marxism #theyoungkarlmarx

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,208,684 visitas
%d blogueiros gostam disto: