Como todos os clássicos da literatura, “Dom Quixote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes, é uma matriz de releituras e interpretações – inclusive em outras artes.
Uma destas releituras pode ser conferida na exposição “O nascimento de um cavaleiro”, que a Feira do Livro de Canoas abrigará nos dias 1 e 8 de julho deste ano.
Na introdução de Dom Quixote, Miguel de Cervantes se declara não o pai e sim o padrasto da obra. Partindo dessa premissa, o roteirista Celso Augusto Uequed Pitol e a artista plástica Yasmine Uequed Pitol elaboraram uma versão em quadrinhos do surgimento da história cervantina. Os desenhos foram elaborados em traço livre,com lápis e pastel sobre paineis de papel canson.
A mostra conta também com um painel de aproximadamente dois metros de largura, elaborado em tinta a óleo sobre tela, ilustrando passagens da obra inspirado na tapeçaria de Bayeux .
A exposição terá início no dia 20 de junho, no átrio da Prefeitura Municipal de Canoas,na rua 15 de Janeiro,11 e seguirá para a Casa das Artes Villa Mimosa a partir do dia 1 de julho.
No mesmo local ocorrerão as palestras do curso “Dom Quixote e suas andanças”, ministradas nos dias 1 e 8 de julho por por Celso Augusto Uequed Pitol, Michele Savaris e Tiago Pedruzzi.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura de Canoas, através do telefone (51) 3425-7702 e do e-mail cultura@canoas.rs.gov.br.
A Casa das Artes Villa Mimosa localiza-se na Av. Guilherme Schell, nº 6270, no centro de Canoas.
A Biblioteca Pública de Canoas localiza-se na Rua Ipiranga, 105, também no centro de Canoas.
Discussão
Nenhum comentário ainda.