Anúncios
Literatura, Livros

“Monsieur Pain”, de Roberto Bolaño

“Monsieur Pain” é um dos primeiros romances do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003). Escrito no começo dos anos 1980, intitulava-se inicialmente “A trilha dos elefantes” e acabou por receber o nome do seu protagonista, Pierre Pain, um francês que vive na Paris pré-Segunda Guerra e dedica-se à prática do mesmerismo – nome dado às técnicas de cura magnética criadas pelo médico alemão Franz Anton Mesmer, as quais, apesar de desacreditadas pela medicina tradicional, tornaram-se extremamente populares no século XIX. Pain é contratado para tentar curar um poeta sul-americano (que, supõe-se, trata-se do poeta peruano Cesar Vallejo) de uma enfermidade inusitada: uma crise de soluços. Aceita-a, sem imaginar que aquilo que de início parecia uma simples (e curiosa) oportunidade profissional acabaria por mostrar-se uma trama complexa envolvendo perseguições, segredos e alucinações.

Como é freqüente nos livros de Bolãno, várias são as referências ao universo da literatura em “Monsieur Pain”, com destaque para Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe, este último presente já na epígrafe do livro. Bolaño é magistral em recriar o ambiente da Paris dos anos 30, com poetas do mundo inteiro, artistas de vanguarda, sociedades secretas e uma legião de aficcionados por novas (e antigas) doutrinas. A criação de atmosferas densas e peculiares é outra de suas características presente já neste ótimo romance e desenvolvida em suas obras posteriores, como “2666” e “Os Detetives Selvagens”, que o consagraram como um dos maiores da literatura latino-americana das últimas décadas.

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #watercolor Uma brincadeira #watercolor Rabiscos #sketch #draw #wip #watercolor #art #workinprogress #Sketch #draw #art Uns riscos. #skech #quicksketch

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,244,069 visitas
%d blogueiros gostam disto: