A CNN acaba de divulgar: o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, lidera as pesquisas de intenção de voto.
Segundo a pesquisa encomendada pela rede de TV norte-americana, Trump conta com 44% das intenções, contra 39% de Hillary Clinton, do Partido Democrata.
Os números divulgados também indicam que o eleitorado norte-americano está dividido por renda, etnia e nível educacional.
Hillary lidera entre os eleitores brancos com diploma universitário, somando 44% contra 39% de Trump. Foi um aumento de quase dez pontos em relação à pesquisa anterior.
Já entre os eleitores brancos sem diploma, a vitória de Trump é esmagadora: 62% contra 23%. Neste subgrupo, também houve um alargamento das diferenças: na pesquisa anterior, Trump vencia com 51%, contra 31% de Hillary.
Quando se considera a cor de pele, as pesquisas mostram um fosso ainda maior, conforme mostra esta reportagem do Washington Post. Segundo os números apresentados, Trump ganha apenas 6% dos votos dos eleitores negros – contra 47% dos brancos.
Essas divisões são um obstáculo à governabilidade e a muitas das plataformas que Trump vem defendendo, e iremos abordá-las aqui no momento oportuno. De qualquer forma, a superioridade de Trump neste momento não é pouco para quem, há menos de um ano, era considerado uma piada que estava perdendo a graça.
Discussão
Nenhum comentário ainda.