A exposição “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz”, que proporciona aos visitantes da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, até o dia 16 de outubro, o acesso a obras de Anita Malfatti, Candido Portinari ,Di Cavalcanti e Lasar Segal, entre outros renomados modernistas, foi o mote para que, no último domingo, nos dirigíssemos ao belo prédio da Padre Cacique. E para que, mais uma vez, aproveitássemos a visita para rever as obras de Iberê na exposição “Diálogos no Tempo”, que ali permanecerá até 23 de março de 2017.
Revendo o autorretrato de Iberê, me veio à lembrança a entusiasta manifestação da nossa colaboradora, a artista Yassmine Uequed Pitol, quando visitou a exposição pela primeira vez em maio desse ano. Diante do quadro, exclamou: “Olhem só, as mãos dele são o prédio da Fundação!”
Confesso que nunca tinha percebido isso e sequer vi referências a esse fato em outros lugares. Mas nada escapa ao olhar perscrutador de quem tem a sensibilidade artística, como é o caso dela. E, quando comparamos uma imagem do edifício com a ilustração dele feita por Yassmine, que reproduzimos abaixo, essa semelhança fica ainda mais evidente.
Diante disso, realmente creio que o arquiteto Álvaro Siza – responsável pelo projeto do museu Iberê Camargo, em Porto Alegre – parece ter tido esta inpiração, digamos, insuspeita a partir da obra do pintor gaúcho.

Museu Iberê Camargo. Fonte: http://www.clicrbs.com.br

Ilustração de Yasmine

Autorretrato de Iberê
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