Política

As eleições de hoje, segundo Gilles Lipovetsky

gilles-lipovetsky

(…) A contestação se extinguiu; a escola é um corpo mumificado e os professores compõem um corpo fatigado e incapaz de lhe insuflar vida.

Essa é a mesma apatia que se encontra no ambiente político, no qual não é raro ver 40% a 45% de abstenções, mesmo nas eleições presidenciais dos EUA. Não que seja o caso de se falar em “despolitização”; os partidos políticos e as eleições ainda “interessam” aos cidadãos, porém na mesma medida (e talvez até menos) que a loteria, a previsão do tempo para o fim de semana ou os resultados esportivos. A política entrou na época do espetacular liquidando a consciência rigorista e a ideologia em proveito de uma curiosidade dispersa, captada por tudo e por nada. Daí a importância capital que reveste a mídia de massa aos olhos dos políticos; não tendo impacto a não ser quando veiculada pela informação, a política é obrigada a adotar o estilo de animação, de debates personalizados, que incluem perguntas e respostas, etc. Este é o único modo capaz de mobilizar pontualmente a atenção do eleitorado. Tal declaração de um ministro não tem mais valor do que tal telenovela; sem hierarquia passa-se da política às “variedades” e é a qualidade do divertimento que determina a audiência. Nossa sociedade não conhece precedência, codificações definitivas, centragem: conhece apenas estímulos e opções equivalentes em cadeia. Daí resulta a indiferença pós-moderna (…)”

Gilles Lipovetsky, “A era do vazio”, p.22

Discussão

Um comentário sobre “As eleições de hoje, segundo Gilles Lipovetsky

  1. Idiotice a nível internacional. Ao rejeitar os políticos tradicionais, os eleitores comuns se arriscam a votar em coisa ainda pior que eles. Aqui (Crivella, Doria e Marchezan), nos EUA (Trump?) e no Reino Unido (Brexit).

    Pior: ainda te xingam por discordar e argumentar.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 31 de outubro de 2016, 14:30

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,116,638 visitas
%d blogueiros gostam disto: