Sem categoria

Incentivo à energia termelétrica: Brasil na contramão da sustentabilidade

candiota-iii

O mundo inteiro clama por responsabilidade na gestão dos recursos energéticos e implantação de fontes sustentáveis, e o Brasil, na contramão da história, estuda a ampliação e modernização de parques carboníferos para construção de novas usinas termelétricas. O carvão mineral é considerado a maior fonte emissora de poluentes no mundo. O prefeito eleito de Canoas, Luis Carlos Busato,  jactou-se em sua página social de estar junto ao governo tratando da questão. Essas tratativas vão contra os interesses de preservação do meio ambiente.

A luta pela sustentabilidade deve ser um agir, e não um discurso. No mesmo bimestre em que nossos Parques Eólicos foram noticiados como abandonados, a política em benefício da energia carbonífera ganha espaço. Uma grande usina termelétrica movida a carvão, além de extremamente poluente, consome a mesma quantidade de água que uma cidade de 89 mil habitantes. Não é ecológico, não é sustentável, não é bom para o Brasil, não é bom para o mundo.

O Brasil foi, recentemente, signatário do Acordo de Paris, que teve como objetivo a formulação de compromissos visando reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e a adoção de investimentos em benefícios de equipamentos enérgicos ecologicamente sustentáveis. Defender o meio-ambiente jamais deverá ser associado como um entrave ao desenvolvimento econômico. Estes dois pilares deveriam caminhar juntos, e não em trajetos opostos. O governo e a política pública que queremos precisam estar atentos ao desenvolvimento econômico e sustentável. O Brasil está prestes a dar um grande passo para trás na defesa do meio ambiente.Lamentavelmente, o prefeito de Canoas, sr. Busato, demonstra compactuar com com esta visão atrasada.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,116,638 visitas
%d blogueiros gostam disto: