Anúncios
Literatura

80 anos de “O Príncipe Valente”

9789898137425

O mundo das HQs celebra, neste 2017, os 80 anos de “O Príncipe Valente”.

O rei Edward VIII disse certa vez, talvez com entusiasmo exagerado, que se tratava da maior contribuição para a literatura inglesa em mais de um século. Independente do valor que possamos dar à opinião do monarca, é uma manifestação, que vindo de onde veio, em uma época em que os comics eram coisa para crianças, nos dá a medida do impacto da criação de Hal Foster no desenvolvimento da arte sequencial.

Hal Foster em sua mesa de trabalho

Inspirada nas lendas arturianas, a trama de “O Príncipe Valente” situa-se na Grã-Bretanha entre os dias finais do Império Romano e os começos da Idade Média. Valente – apelidado de Val – é filho de um rei nórdico que aporta nas costas britânicas (representação da invasão saxônica e viking que a Grã-Bretanha sofreu no século V), e, logo cedo, aprende a sobreviver naquele mundo hostil e semi-bárbaro que era a Europa medieval. Aprende, também, a apreciar aquela vida cheia de perigos. A narrativa tenta, na medida possível, seguir fielmente o desenrolar dos fatos históricos, e chama a atenção o cuidado com as roupas da época, fruto de pesquisa prévia dos autores.

“O Príncipe Valente” foi uma das primeiras HQs a serem levadas a sério pelo público apreciador de literatura. O traço refinado de Foster, as referências históricas detalhadas e a ausência de balões, substituídos por textos ao pé dos quadrinhos a fim de presrvar as ilustrações, agradaram a um público que costumava desdenhar das tirinhas publicadas nos jornais americanos. Foi, segundo alguns estudiosos, o primeiro passo para a criação das “graphic novels” – as narrativas gráficas, mais “adultas”, que teriam no grande Will Eisner, admirador confesso de Foster, um dos seus maiores expoentes.

“O Príncipe Valente” chega aos 80 anos vivo e bem. A narrativa segue hoje pelas mãos dos quadrinistas Mark Schultz e Thomas Yeates e pode ser acompanhada aqui.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é... 😊😊

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,286,543 visitas
%d blogueiros gostam disto: