Anúncios
Música

Joe Strummer: 65 anos

2

Hoje, dia 21 de agosto,  Joe Strummer completaria 65 anos.

Completaria, porque já não está entre nós. Morreu em 2002, com 50 anos;  acabou com seu grupo, The Clash, em 1986, aos 34; e começou no mundo do rock em 1975, aos 23, com a banda de boteco The 101ers. No total, 27 anos de dedicação à música – 27 anos de evolução, raríssima num meio que incentiva a autorrepetição e a auto-caricatura. O princípio a ser seguido é o de nunca mudar para não desapontar os fãs.

Segundo esse princípio, Joe Strummer fez tudo errado: partiu do rock fifties dos 101ers, passou pelo punk vigoroso dos dois primeiros discos do Clash, pela mistura de ritmos de London Calling, Sandinista Combat Rock e, ao deixar seu grupo, investiu numa bela carreira solo onde prestou tributo à música popular universal, da sua Inglaterra natal às Antilhas, dedilhando o violão nas rodas musicais de todos os povos do mundo. Pois fez tudo errado e, fazendo tudo errado, tornou-se popularíssimo, atingindo o topo logo após abandonar a ortodoxia ideológica do punk rock, no início dos anos 80, quando o Clash lotava arenas e estádios e brilhava no concorridíssimo Top 40 da Billboard com canções de estilo inclassificável como Rock the Casbah, London Calling, Train In Vain Rudie Can´t Fail.

 The Future is Unwritten, documentário dirigido pelo britânico Julien Temple, especialista no movimento punk da Inglaterra, conta um pouco – porque um filme só não é suficiente – da história de Strummer. Merece ser visto no dia de hoje – e não só.

http://www.youtube.com/watch?v=xg3md__8IaQ

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 #Runners Sunny #art #draw #draw #workinprogress #art #GreenDay

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,326,730 visitas
%d blogueiros gostam disto: