Anúncios
Ecologia

Prefeitura de Canoas revive a “Cidade dos Tocos” na rua Dr. Barcelos

Há em curso na Rua Doutor Barcelos, no centro de Canoas, uma ação chamada de “Prefeitura em Ação: Revitalização da Dr. Barcelos”. A medida oficialmente visa a recuperação do espaço urbano com ações pontuais para o melhor aproveitamento da rua em proveito dos cidadãos. É o discurso oficial. Na prática, é um retorno à “Cidade dos Tocos”, uma política ambiental que ceifou a vida que corria por dezenas de árvores da cidade. Plantadas há décadas nessa que é uma das mais frequentadas ruas de Canoas, o verde das árvores deu lugar a um visual desolador. Revitalização, para Canoas, significa cortar árvores.

As calçadas e o canteiro central da rua eram tradicionalmente ornamentadas por árvores  que proporcionavam conforto térmico, ar puro, beleza estética e morada para aves. Agora, arbustos ganharão o espaço urbano deixando a via inóspita e inclemente aos que ousem nela transitar nos tórridos dias de verão. No lugar das dezenas de pitangueiras, laranjeiras, cerejeiras e sibipirunas que lá haviam, pequenas moréias serão plantadas. Para quem não sabe, moréias são plantas floridas com baixa altura, de inegável beleza e valor estético mas que não competem com a arborização clássica e tradicional que deve proteger a cidade.

Aqui não se pretende questionar o mérito da necessidade de revitalização de espaços urbanos e seus benefícios. Critica-se, sim, a demonstração de uma visão retrógrada dos atuais governantes de que a arborização da cidade não faça parte de suas visões da Canoas do presente e do futuro. A revitalização de uma rua passa por sua estrutura de captação de esgoto, calçadas retas e seguras para o trânsito de pedestres, cobertura asfáltica adequada para a circulação de veículos, iluminação com eficiência energética e também por sua arborização. A cidade deve ser vista pela ótica das pessoas nas ruas, e não do conforto elitizado de modernos veículos dotados de ar-condicionado. A cidade pertence às pessoas. Quem não reconhece o valor da sombra de uma árvore em um dia quente jamais precisou caminhar pela cidade.

A Prefeitura anunciou que realizaria o transplante das árvores para parques da cidade. A maior parte, no entanto, foi vítima de nefasta supressão por parte das serras elétricas do ente municipal. Mas por quê? Qual a razão da fúria contra a fortuna verde urbana?

A conscientização ambiental é uma necessidade. É retrógrado associar árvores a danos em fiações elétricas e calçadas. É papel do poder público zelar pelo espaço urbano e adaptar as vias às fisiologias peculiares das vegetações que cobrem a cidade. A árvore é integrante do espaço urbano, e não uma intrusa.

Em uma constrangedora manifestação em vídeo oficial, o Prefeito afirmou que os arbustos ali plantados são oriundos do mecanismo de compensação ambiental como se isso justificasse as árvores cortadas. O problema reside aí. Os gestores públicos da cidade desconhecem o que significa proteção ambiental. A compensação ambiental que propiciou o plantio dos arbustos veio para – vejam só! – compensar o dano ambiental causado em outro local. E as árvores da Dr. Barcelos, como serão compensadas?

Proteção ambiental não é um discurso ou uma foto com legenda midiática, e sim uma ação concreta em defesa de algo que é bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Celebrar em atos oficiais a remoção de árvores para o plantio de arbustos rasteiros é a suprema derrota da natureza ante à capacidade destrutiva humana.

 

 

Confira o antes e o depois de diversos pontos da Rua Dr. Barcelos antes da ação “Cidade dos Tocos” da Prefeitura de Canoas

 

 

 

 

 

 

Imagens do “antes” retiradas do Google.
Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,304,714 visitas
%d blogueiros gostam disto: