Anúncios
Esportes

Centro de treinamentos (CT) do Manchester City

Antes de dar início a construção do seu CT, os dirigentes do Manchester City estudaram 30 instalações na Europa, EUA e Austrália, visitando desde os centro de treinamento do Arsenal e do Milan, até o Australian Institute of Sport e começaram então a trabalhar com 19 diferentes estilos de design até chegar ao mais adequado.

O Etihad Campus possui 320 mil m², tem 17 campos de futebol, dos quais 12 destinados ao desenvolvimento dos jovens. Ao todo, mais de 450 jogadores treinarão toda a semana, desde dos atletas de 8 aos 17 anos da base, até as mulheres e os profissionais – 78 deles também estão estudando no colégio que faz parte do complexo. Semanalmente, o clube dedica 29 horas à escola, comunidade e equipes com necessidades especiais.

Na área dedicada ao elenco profissional a estrutura é de excelente qualidade. No primeiro andar, existem três academias – força e condicionamento, pilates e habilidades técnicas – uma câmara hipóxica de esteiras onde os jogadores podem correr em altitude ou em temperaturas extremas e salas dedicadas à crioterapia e ao tratamento ultra-sonoro. Na área de hidroterapia, existem seis estruturas separadas com água projetada para tratar lesões, incluindo uma piscina de imersão a frio a uma temperatura de quatro graus e uma piscina quente a 36 graus para tratar lesões. Ainda há uma esteira hidrelétrica com câmeras subaquáticas para monitorar o movimento de um jogador.

Tendo sido consultado sobre o design do vestiário, os jogadores pediram que fosse circular e, portanto, mais inclusivo.

O segundo andar inclui o salão dos jogadores, o refeitório e um auditório com TV de 56 lugares, onde eles podem revisar as filmagens do treinamento, feitas em alta definição. Existe também um departamento de Atendimento ao Jogador que atende a todas as necessidades dos atletas, desde a distribuição de postagem até aconselhamento sobre assuntos como impostos, saúde mental, consumo de álcool, drogas e mídias sociais. Os cartazes na parede contam as histórias infelizes de ex-jogadores como Paul Gascoigne e Paul McGrath, e um slogan diz: “Treine como um profissional, coma como um profissional, beba como um profissional, Tweet como um profissional”.

O terceiro andar é reservado para os quartos dos jogadores onde eles ficam na noite anterior aos jogos em casa. O hotel quatro estrelas inclui camas king-size, banheiro privativo e todas as comodidades usuais do hotel. Especialistas em sono foram empregados para projetar a decoração. Há um total de 80 quartos no local, incluindo os 40 reservados para atletas da base e 12 para visitantes e pais. Uma linha de tempo na parede lá comemora todos os jogadores da academia que chegaram à equipe. Na parede da academia há uma enorme foto de Aguero tirando sua camisa depois de marcar o gol dramático do vencedor do título em 2012 com o tempo 93:20 impresso sobre ele.

Chama a atenção a proximidade ao estádio do clube, que é interligada as área de treino graças a uma ponte com cerca de 190 metros. A sustentabilidade também não ficou de fora e foi construído um tanque subterrâneo com capacidade de captar até 8,1 milhões de livros de água da chuva, para que ela seja posteriormente utilizada na irrigação dos campos.

A monumental quantia dispendida na construção do Etihad Campus é fruto de um projeto muito ambicioso e bem executado pelos proprietários do Manchester City e mesmo se comparado ao elevadíssimo padrão dos melhores ct´s ingleses ele é diferenciado e de uma complexidade a ambição inigualáveis. Como diz o Sheik Mansour na frase que foi reproduzida em uma das paredes do CT “Estamos construindo uma estrutura para o futuro, não apenas uma equipe de estrelas.”. O CT representa um grande esforço do clube no sentido de forma em suas divisões de base jogadores que consigam ascender e se destacar no elenco do clube nos próximos anos e para isso contratou inclusive gestores do Barcelona! Há uma preocupação grande com a formação dos seus atletas e inclusive há no complexo uma área que foi doada para a construção de um colégio e uma universidade que serve a comunidade e aos próprios atletas e é financiada pelo clube.

Características do Etihad Campus:
– Área total: 320 mil m²;
– Valor investido: 200 milhões de libras, o equivalente a quase R$ 850 milhões;
– Quantidades de campos: 17, sendo um deles exclusivo para goleiros;
– Jogadores que o utilizarão: 450;
– Vagas de trabalho para moradores da região: 240;
– Capacidade do estádio: 7 mil torcedores;
– 75% dos atletas da base vieram da região metropolitana de Manchester;
– 8,1 milhão de litros é a capacidade do tanque de captação de água de chuva;
– 1 campo isolado é cercado de edifícios que servem de barreira para dias de ventos mais intensos;
– Acadêmia: 3;
– Capacidade do auditório: 56 lugares;
– Departamento de Assistência ao Jogador – para obter ajuda sobre impostos, saúde mental, consumo, drogas e mídias sociais;
– Pouco mais de 22 mil m² doados para a comunidade, onde foram construidos a Connell Sixth Form College e Beswick Community Hub;
– Recuperação de 320 mil m² de solo contaminado;
– 2.000 árvores maduras plantadas no CT.

 

Fonte imagens e texto: SkyscrapperCity

 

 

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Centros de treinamentos de clubes brasileiros e do mundo | PERSPECTIVA ONLINE - 9 de fevereiro de 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,963,441 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: