Anúncios
Esportes

Atletas Brasileiros nas Olimpíadas de inverno 2018- Saiba mais sobre Bobsled

Calendário, programação, horários e transmissão da participação dos brasileiros nas Olimpíadas de Inverno de 2018

 

Piloto da seleção brasileira de bobsled vibra com vaga olímpica:

Bobsled – 4-man e 2-man –

 Com origem na Suiça, desde 1924, o bobsled faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, sendo que a modalidade  com equipe de de dois atletas  foi incluída em  1932

O Brasil terá 10 representantes (nove titulares + um reserva) em cinco modalidades esportivas nas Olímpiadas de Inverno que  que acontecem de 8 a 25  em PyeongChang, na Coreia do Sul

image

A seleção brasileira de bobsled, os Blue Birds, é formada por Edson Bindilatti, piloto,que inclusive vai carregar a bandeira do Brasil durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018. que  começa às 9h de 9 de fevereiro (sexta-feira). Bindilatti é o mais experiente da equipe com participações nos jogos de Salt Lake City 2002, Turim 2006 e Sochi 2014, Odirlei Pessoni, Edson Martins, Denis Parreira, Erick Vianna,  pusher e breakman, e Rafael Souza, breakman. A vaga no bobsled de dois masculino, foi inédita, pois o Brasil nunca havia classificado uma dupla masculina.O piloto no quarteto e na dupla será Edson Bindilatti já na  quarta Olimpíada de Inverno. Na dupla, seu parceiro será Edson Martins. As Olimpíadas de Inverno iniciam no dia 09 de fevereiro com encerramento em 25 de fevereiro.

O Brasil compete no bobsled nos dias 18 e 19 (2-man) e 23 e 24 (4-man).

Seleção brasileira de bobsled vai competir nos trenós de dois e de quatro nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang (Foto: Divulgação/ CBDG)

Equipe brasileira de bobsled

4-man
Piloto: Edson Bindilatti
Posição 2: Odirlei Pessoni
Posição 3: Edson Martins
Posição 4 (brakeman): Rafael Souza

2-man
Piloto: Edson Bindilatti
Posição 2 (brakeman): Edson Martins

Reserva
Erick Vianna

 

O piloto Edson Bindilati é de Camamu, na Bahia, Rafael, do Rio, e os demais integrantes de cidades do interior de São Paulo. Os atletas da modalidade, todos oriundos do atletismo, têm o apoio do programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

Erick ViannaEdson BindilattiBobsled---Denis-Parreira---Bobsled---Edson-Martins

Erick Vianna              Edson Brindilatti        Denis Parreira                 Edson Martins

Bobsled---Odirlei-Pessoni

Odirlei Pessoni                          Rafael Souza

 

Bobsled- é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas fazem corridas sobre um trenó  em  pistas feitas de concreto e cobertas por gelo que devem ter entre 1.200 e 1.300 metros e possuir no mínimo 15 curvas. O tempo é cronometrado e quanto menor for o tempo, melhor é a colocação da equipe.Os atletas descem uma pista de gelo com 1 Km e meio de extensão atingindo velocidade de  mais de 150 km por hora.Vence quem completar o percurso no menor tempo. Na largada os atletas correm 50 metros em sincronia e pulam dentro do trenó. Essa distância é percorrida em menos de 5.5 segundos acelerando o trenó em até 40 km/h. Depois da largada o piloto assume o comando, guiando o trenó até a linha de chegada. Uma boa pilotagem requer bons reflexos e memorização do layout da pista. O piloto controla o trenó com as mãos através de um mecanismo de direção dentro do cockpit do trenó. Um erro de pilotagem pode causar uma capotagem e, se o trenó não passar a linha de chegada, a eliminação da equipe na competição.Ao cruzar a linha de chegada o piloto sinaliza o atleta responsável pela frenagem. O brakeman puxa o freio e diminui a velocidade do trenó gradativamente até a sua parada.Dependendo da pista uma descida dura entre 50 e 60 segundos,

Bobsled 4-man Brasil 2018 Lake Placid

Equipamentos 

Trenós com  no máximo 3,80m para a categoria Four Man, ou 2,70m para as categorias Two Man e Two Woman. Chegam a velocidades entre 130 e 150 km/h e atingem uma força de até 5G’s.

Capacete – O capacete é o mesmo utilizado na fórmula-1 e em provas de motociclismo.

Lâminas – Cada trenó tem quatro laminas de aço que deslizam sobre o gelo.

 Sapatilha específica – A sapatilha do Bobsled é um tênis feito com 500 mini agulhas na sua sola, com o objetivo de dar tração no gelo na hora do push, quando os atletas empurram o trenó no início da prova.

Maiores Medalhistas:

Eugenio Monti (ITA) – 9 ouros e 1 prata.

André Lange (ALE) – 8 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.

Christopher Langen (ALE) – 8 ouros, 4 pratas.

Bobsled nos Jogos Olímpicos

O Bobsled está presente desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1924, em Chamonix, na França. No ano de 1960, em Squaw Valley, Estados Unidos, não houve a disputa do esporte porque o comitê organizador dos jogos decidiu cortar gastos e acabou não construindo a pista oficial. A única categoria presente em 1924 era a Four Man, mas em 1932 a categoria Two Man fez sua estreia. Em 2002, em Salt Lake City, as mulheres entraram de vez no calendário olímpico, com a modalidade Two Woman.  Fonte:CBDG

Maiores Medalhistas

André Lange (ALE) – Two Man e Four Man – 4 ouros e 1 prata.

Kevin Kuske (ALE) – Two Man e Four Man – 4 ouros e 1 prata.

Bernhard Germeshausen (Alemanha Ocidental) – Two Man e Four Man – 3 ouros e 1 prata.

Kaillie Humphries (CAN) – Two Woman – 2 ouros

Sandra Kiriasis (ALE) – Two Woman – 2 ouros

 

 Nos Jogos Olímpicos, as medalhas são disputadas em quatro descidas, divididas em dois dias. Todos os trenós de cada modalidade fazem três descidas e, com tempo somado, os 20 mais rápidos realizam a quarta e decisiva descida. O conjunto com o menor tempo total fica com o ouro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,779,329 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: