Anúncios
Esportes

Centro de Treinamentos do São Paulo: Barra Funda

Durante décadas o São Paulo se diferenciou dos demais clubes brasileiros como exemplo de excelência em gestão e estrutura. Enquanto alguns clubes grande da 1ª divisão nem ct possuem, o São Paulo começou a erguer o seu 1º a mais de 30 anos e hoje possui 3 centros de treinamento: o CT da Barra Funda, onde treinam os profissionais do clube; o CFA Cotia, de uso exclusivo das divisões de base e; o CT Guarapiranga, que abrigou até 2001 a equipe de futebol feminino do São Paulo, e hoje é considerado a sede campestre do clube, além de receber peneiras.

Ainda que esteja vivendo um momento politicamente super conturbado nos anos recentes, a estrutura do clube continua moderna e completa, uma das melhores do país, ainda que tantos outros clubes tenham feito ou reformado seus ct´s nos últimos anos.

Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen

O CT da Barra Funda, como é popularmente conhecido, é o local onde o time profissional realiza suas pré-temporadas e treinamentos técnicos, táticos e físicos. É lá também que a equipe se concentra para as partidas, e onde moram alguns atletas de fora da cidade que escolhem residir no clube.

Está localizado na região central de São Paulo. Ainda assim, o terreno de 44.472 m² é amplo e arborizado, além de contar com estrutura de primeira linha para que os atletas e demais profissionais realizem seus trabalhos. O acesso ao local de trabalho do time é bastante restrito, e não há horários de visitação (exceto visitas do Programa Sócio Torcedor).

Ao todo, 120 profissionais trabalham diariamente em função da equipe. Desde o departamento de futebol, que cuida entre outras coisas das documentações dos atletas, transferências e logística, passando pelo departamento médico, assessoria de imprensa, edição de vídeos, seguranças, cozinheiros, copeiros, campos e jardins, manutenção, lavanderia e, claro, comissão técnica e jogadores. Tudo prático e funcional, para garantir a melhor condição aos atletas.

Estrutura:

O prédio conta com 20 apartamentos duplos, todos suítes, sendo 16 para atletas e quatro para a comissão técnica. No mesmo andar dos quartos está o salão de jogos, com uma sempre atualizada lan house, mesa de bilhar, jogos eletrônicos e conexão wireless.

Na parte térrea fica a cozinha (industrial), refeitório para 50 pessoas, sala de TV, sala de palestras, sala da comissão técnica, departamento de futebol, áudio e vídeo, departamento médico e o REFFIS – Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica -, onde os atletas fazem as avaliações físicas e o trabalho de prevenção e recuperação de lesões.

Na parte externa são três campos oficiais, o principal deles com as mesmas dimensões do gramado do Morumbi. Conta ainda com dois mini-campos – um para treinos específicos dos goleiros e outro de “showbol”, utilizado para treinos de alta intensidade. Há também uma piscina, campo de areia, quadra poliesportiva, arquibancada para 704 pessoas, quatro vestiários, consultório de podologia, salão de cabeleireiro, sala de imprensa, estacionamentos privativo e para convidados.

Um aspecto negativo é que o clube terá que devolver a área do ct a prefeitura até 2022 e ela já sinalizou que não renovará a concessão: https://esporte.uol.com.br/futebol/ulti … haddad.htm

Fonte texto e imagens: SkyscrapperCity
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 4.355.997 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: