CENTRO ADMINISTRATIVO E TÉCNICO ALFREDO GOTTARDI, ou CT do Caju, como é popularmente conhecido, vem a ser o centro técnico do Atlético Paranaense. Com um porte e uma estrutura de fazer inveja a qual clube do Brasil, foi considerado em um levantamento realizado em 2010 entre a Sportv e a Universidade Federal de Viçosa o 2º melhor ct do país.
Inaugurado em 1999, serve tanto para o time profissional, quanto para as divisões de base. Só na parte administrativa são 12 áreas distintas. Cerca de 200 funcionários, responsáveis pela administração de materiais, manutenção de campos e jardins, hotelaria, limpeza e conservação, cozinha, segurança ostensiva, transporte, dentre outros serviços.
O CT do Caju não é apenas um local para treinamentos. Com o “Programa Internacional de Futebol” são atraidos jovens do mundo inteiro para que venham aprender, no Atlético, o futebol e se tornar jogadores profissionais. O Atlético oferece toda a infra-estrutura do CT, uma equipe técnica de profissionais altamente gabaritados e um processo de formação integral, através de biblioteca, salas de estudos e de conferências, além do apoio da equipe médica e odontológica.
A primeira experiência desse Programa foi muito bem sucedida. Durante aproximadamente seis meses, a Seleção de Juniores da China ficou hospedada no CT do Caju, treinando para aperfeiçoar a forma e a técnica de seus jogadores. O excelente resultado dos trabalhos foi comprovado com a terceira colocação obtida pela China no Torneio de Toulon de 1999. Devido a este sucesso, foi mantido e intensificado o relacionamento entre a Federação Chinesa e o Atlético Paranaense. Hoje, várias equipes chinesas se hospedam no CT do Caju para incrementar a sua preparação física, fisiológica e técnica. O reconhecimento internacional do CT do Caju chega a tal ponto que outras equipes costumam realizar sua pré-temporada por lá, como o Peñarol esse ano, o Boca Junior em 2011, seleção brasileira em 2010 e a espanhola em 2014. Segundo essa matéria (http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/0 … 13882.html) o novo ct da CBF se inspira no do clube.
Principais dados técnicos:
1) Área total: 220.000 m² / área construída: 12.172m².
2) Áreas de treinamentos: 04 campos de futebol oficiais de 105m x 70m; 03 campos de futebol oficiais de 105m x 68m; 01 campo de futebol reduzido para 105m x 56m; 01 rampa rústica; 01 área de habilidade motora; 01 campo de goleiros de 52,5m x 68m; 02 áreas auxiliares.
3) Áreas esportivas e de lazer: quadra de tênis, cancha de futebol de areia e quadra poliesportiva.
4) Centro médico: composto por uma sala de fisioterapia para a categoria profissional; uma sala de fisioterapia para a categoria de formação de base; departamento científico; fisiologia e nutrição.
5) Área de propriocepção : para uso da fisioterapia na recuperação de atletas.
6) Auditório: equipado com recursos audiovisuias e capacidade para 200 pessoas sentadas.
7) Sala da comissão técnica do futebol profissional: equipada com TV à cabo, mesa para reuniões e ar condicionado.
8) Sala de musculação: equipada com equipamentos para os membros superiores e inferiores, visando todos os grupos musculares e articulações, pesos livres para trabalhos com carga, bicicletas e esteiras para exercícios cardiopulmonares.
9) Vestiários: 02 vestiários em alto padrão equipados com sauna seca, sauna úmida, banheiras de hidromassagem e chuveiros.
10) Área administrativa: mini-auditório com capacidade para 42 pessoas sentadas, e salas de reuniões.
11) Piscinas de fisioterapia : 01 piscina aquecida a 30º e uma piscina fria a 10ºc.
12) Hotel principal: voltado para atender os atletas da categoria profissional, 40 apartamentos com capacidade para 02 pessoas e 02 suítes com capacidade para 01 pessoa, resultando numa capacidade total para 82 pessoas.
13) Núcleo habitacional: voltado para atender os atletas da categoria da formação de base, 25 apartamentos com capacidade para 04 pessoas, resultando numa capacidade total para 100 pessoas.
14) Lavanderia: equipada com lavadoras automáticas, centrífugas e secadoras para roupas com capacidade de lavagem de 100.000 peças de roupa/mês.
15) Portaria: em regime de 24 horas por dia.
16) Sala de imprensa: sala exclusiva para a imprensa junto a portaria equipada com recursos de audio.
17) Segurança: monitoramento por câmeras em regime de 24 horas por dia.
18) Estacionamento: amplo estacionamento com capacidade para mais de 120 veículos.
19) Restaurante: 02 restaurantes com cozinha internacional, onde é oferecido a culinária de diferentes paises, com capacidade para 250 refeições de forma simultânea, em ambiente climatizado.
20) Sistema de captação de água pluviais: sistema que direciona as águas pluviais para o lago, utilizado para a irrigação dos campos de treinamentos.
21) Meio ambiente: sistema de captação de águas pluviais, sendo utilizado para a lavagem de máquinas de manutenção de campos, deixando assim de utilizar a água dos poços artesianos. Sistema de coleta e destinação dos resíduos orgânicos, vegetais e hospitalares para preservação do meio ambiente. Sistema que direciona as águas pluviais para o lago, que é utilizado para a irrigação dos campos de treinamentos.
22) Sistema de abastecimento de água potável: é abastecido através de 02 poços artesianos com capacidade de 15.000litros/hora e 5.000 litros/hora, passando pela estação de tratamento.
23) Energia elétrica: recebe energia elétrica em 13.8 kv, com duas entradas separadas, 04 substações e capacidade de transformação de 2250 kva.
24) Central telefônica: equipada para atender ligações locais, interurbanas e internacionais.
25) Suporte técnico de T.I. (tecnologia da informação): equipe própria para oferecer todo o suporte necessário para os usuários.
Discussão
Trackbacks/Pingbacks
Pingback: Centros de treinamentos de clubes brasileiros e do mundo | PERSPECTIVA ONLINE - 9 de fevereiro de 2018