Anúncios
Sem categoria

CURLING- “O XADREZ NO GELO” -SAIBA MAIS

POST NOVO: Calendário, programação e transmissão do CAMPEONATO MUNDIAL MASCULINO DE CURLING 2018

 

Desde os jogos de Sochi-2014 o Curling despertou o interesse do público brasileiro,apesar do Brasil não participar das competições nessa Olimpíada. Para auxiliar a reduzir a  falta de conhecimento sobre suas regras reproduzimos as informações sobre o esporte constantes do site da Confederação Brasileira dos Desportes de Gelo.

*************************************************************************************

Curling é um dos esportes de inverno mais antigos e tradicionais.  No jogo, dois times com quatro pessoas têm que deslizar pedras de granito sobre uma área marcada de gelo, e tentar coloca-la o mais próximo possível do centro. Por causa do alto nível de estratégia do jogo, é constantemente chamado de “xadrez no gelo”.Seu apelido, “o jogo do rugido”, se origina do estrondo que a pedra de granito de quase 20 kg faz ao correr sobre o gelo.As melhores pedras são feitas de granitos da ilha Ailsa Craig na Escócia. As pedras Olímpicas chegam a custar 1500 dólares.

 

 

O Curling teve seu inicio na Escócia como jogo de inverno antes de se espalhar por todo o globo e tornar-se um dos pontos altos dos Jogos Olimpicos de Inverno.  O objetivo é que um time coloque suas pedras o mais próximo possível do centro do alvo. Uma partida é composta de 10 rounds e cada jogador lança duas pedras gerando um total de 16 pedras por rounds. Sob a direção do skip (capitão), o time varre o gelo diretamente a frente da pedra para ajustar a velocidade e direção de cada pedra enquanto ela desliza pelo gelo. Marca ponto o time que ao final do round, tiver a pedra mais próxima ao centro do alvo.

No começo as pedras eram simples pedras de rio, com inconsistências nos tamanhos, formas e textura. Diferentemente de hoje, o lançador não tinha quase nenhum controle sobre a pedra, contando mais com a sorte do que com habilidade e estratégia. No Canadá, chegaram a ser utilizados metais ao invés de pedras, e em outros países era comum o uso de madeira.

Referências do primeiro concurso de Curling mostram que o esporte já era praticado no século 16, na cidade de Renfrewshire, na Escócia. A palavra Curling foi usada pela primeira fez em 1620 no poema “The inventaire of the gabions in Mr. George, his Cabinet”, de Henry Adamson, e deriva do verbo em escocês (e Inglês) “Curl”, que descreve o movimento da pedra.

curling

O primeiro clube de Curling, o Kylsith Curling Club, teve origem em 1716 e existe até hoje

Resultado de imagem para Kilsyth Curling Club

O primeiro campeonato mundial, batizado de a “Copa Escocesa”, ocorreu em 1959.  O Canadá foi o campeão.

Equipamento e Pista

img-equipamento-e-pista-geralO Curling é um esporte que necessita de diversos equipamentos para a sua prática. Os principais são as pedras, as vassouras e os sapatos, porém até mesmo as roupas dos atletas devem ser adaptadas para não interferir nos lançamentos e no jogo em si.

Pedra – É feita de granito e de acordo com a WCF, deve ter entre 17 e 20kg, com uma circunferência de 910 milímetros. Para permitir o manuseio e controle da pedra pelo lançador, todas as pedras devem ter um “Handle”, uma haste que permite que a pedra seja segurada.

Vassoura –  A vassoura é utilizada para varrer a pista de gelo e diminuir a fricção sob a pedra, permitindo que os “Sweepers” (varredores) ajudem a manter, ou mudar a trajetória e velocidade da pedra.

Sapatos – Os sapatos são similares a outros calçados esportivos, a grande diferença é que a sola de um dos sapatos, o “Sliding Foot”, é feita para deslizar sobre o gelo.

Relógios – Os relógios não são essenciais, porém são muito úteis para os varredores controlarem a quantidade de tempo que passam varrendo a pista.

Calças – São utilizadas para facilitar e tornar mais confortável o deslizamento do lançador, que encosta uma das pernas no chão.

Luvas – Mantêm as mãos quentes e auxiliam no controle das vassouras.

Pista

A pista de Curling é feita para ser a mais nivelada possível, para não interferir no decorrer do jogo. O gelo deve ser natural, mas refrigeração artificial é permitida, e os grandes ginásios possuem refrigeradores próprios para a pista de Curling. Um alvo, ou casa, é marcado no final da pista, com 4 diferentes anéis, utilizados para medir qual pedra está mais próxima do alvo. De acordo com a WCF, a pista deve ter entre 45 e 46m de comprimento e 5m de largura e a temperatura do gelo não deve passar dos -5°C.


O Jogo

img-o-jogo-1

O Curling é jogado por dois times com quatro jogadores, nas categorias Masculino e Feminino, e dois jogadores (um homem e uma mulher) na categoria Mista.

O jogo consiste em dez “ends” onde cada um dos quatro jogadores de cada equipe pode lançar duas pedras por end com o objetivo de deixar a pedra o mais próximo possível do menor anel da Casa, o chamado “tee”. Após o lançamento de todas as pedras, a equipe que estiver com a pedra mais próxima do “Tee”, ganha o end, podendo somar mais pontos se tiver duas ou mais pedras próximas do “alvo”.

O objetivo é que um time coloque suas pedras o mais próximo possível do centro do alvo. Uma partida é composta de 10 rounds e cada jogador lança duas pedras gerando um total de 16 pedras por rounds. Sob a direção do skip (capitão), o time varre o gelo diretamente a frente da pedra para ajustar a velocidade e direção de cada pedra enquanto ela desliza pelo gelo. Marca ponto o time que ao final do round, tiver a pedra mais próxima ao centro do alvo.

img-o-jogo-2

Após cada end somam-se os pontos obtidos. No final do 10º end ganha a equipe com maior número de pontos. O jogo é altamente tático e por vezes chega-se ao 10º end com um empate. Quando houver empate, recorre-se a um end extra para desempatar. Por outro lado, quando a diferença no marcador é muito grande após o 6º end, os jogadores da equipe que estão perdendo, podem solicitar o encerramento da partida concedendo a vitória a equipe adversária, uma prática muito comum no esporte.

O Lançamento – Existem três tipos básicos de lançamento no Curling, e cabe ao lançador decidir qual deve ser aplicado dependendo do momento do jogo.

img-o-jogo-3

Draw – É o lançamento mais simples, que consiste em apenas jogar uma pedra na direção do Tee.

Takeout – Consiste em um lançamento para tentar tirar uma pedra adversária de dentro da casa.

Guard – Uma pedra que é lançada com o objetivo de proteger outra, fazendo uma barreira.

Além destes três tipos principais, são comuns também o “Raise” que visa acertar uma pedra da própria equipe com o objetivo de colocá-la em uma melhor posição e o “Hit and Roll”, que consiste em acertar uma pedra adversária projetando ela para fora da casa e fazendo com que uma pedra do time deslize para o interior dela, sendo protegida por outras pedras.

O “Sweeping” – Após o lançamento, membros da equipe varrem (com as vassouras especiais do Curling) o gelo sob a pedra, para diminuir a fricção e auxiliar a trajetória. É fundamental para o decorrer da partida e influi diretamente na distância e direção percorridos pela pedra.”

O Curling tem um  objetivo básico: posicionar a última pedra da série de oito no centro de um alvo localizado na extremidade contrária da pista de gelo, que tem 4,75 m de largura por 44,5 m de comprimento. Quem conseguir, pontua. Se conseguir colocar mais de uma pedra próxima ao círculo sem que haja outra do adversário entre elas, pontua quantas pedras posicionar.

O curling é uma espécie de bocha, só que disputada em uma pista de gelo e com o uso de vassouras para diminuir o atrito, aumentar a velocidade e mudar levemente o curso da pedra.

Fonte: CBDGO

Portal são Francisco

 

jpeg-pontuacao

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,893,081 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: