Anúncios
Esportes, Olimpíadas de Inverno 2018

Olimpíadas de inverno 2018: saiba mais sobre o Biatlo

BIATLO1

Um dos esportes das Olimpíadas de PyeongChang 2018 é o biatlo, modalidade que combina a força e a agressividade do esqui cross-country com a precisão e a calma do tiro esportivo.

Vamos ver algumas curiosidades sobre o esporte:

  1. Origem: o biatlo tem sua origem em táticas de sobrevivência praticadas nas florestas cobertas de neve da Escandinávia. Os habitantes caçavam com esquis com rifles pendurados sobre seus ombros.
  2. Desde quando? Modalidades esportivas como o biatlo são conhecidas desde o começo do século XVIII na Escandinávia. O primeiro biatlo moderno ocorreu provavelmente em 1912, quando o exército norueguês organizou o “Forvarsrennet”, em Oslo. O evento, na ocasião, era anual e consistia de uma corrida de esqui cross-country de 17 km, com dois minutos de penalidade para cada tiro não acertado na etapa de tiro da competição.
  3. História Olímpica:O esporte fez sua estreia Olímpica em Squaw Valley em 1960.
  4. Feminino veio depois: O biatlo feminino fez sua estreia somente nos Jogos Olímpicos em 1992 como um esporte de medalhas completo em Albertville.

SAIBA MAIS SOBRE CADA PROVA:

b9fe3b36-f6e0-11e6-b3ce-f80f41fc6a62

Individual – 15km(F) e 20km (M): Os atletas largam com intervalos de 30 segundos entre si e escolhem sua própria linha de tiro. A primeira e a terceira sequências de disparos são feitas deitadas, enquanto a segunda e a quarta são feitas em pé. Cada tiro perdido gera uma punição de 1 minuto no tempo final.

Velocidade – 7,5km (F) e 10km (M): Versão abreviada da prova individual com duas rodadas de tiros, uma em pé e outra deitada. Para cada tiro perdido, o atleta precisa percorrer mais 150m.

Perseguição – 10km (F) e 12,5km (M): A largada é escalonada, de acordo com o tempo na prova de velocidade. Há quatro estágios de tiro – os dois primeiros deitados e os dois últimos em pé. Para cada tiro perdido, o atleta é punido com mais 150m de prova.

Largada coletiva – 12,5km (F) e 15km (M): Os 30 melhores atletas do ranking largam simultaneamente e ocupam o primeiro stand de tiro de acordo com o número de partida. Nos demais stands, se posicionam de acordo com a ordem de chegada na linha de tiro. As duas primeiras séries de disparos são deitadas, e as duas últimas, em pé. Cada tiro perdido acarreta uma penalidade de 150m.

Revezamento – 4x6km (F) e 4×7,5km (M): Cada atleta participante passa por dois estágios de tiro, um deitado e outro em pé. Diferentemente das provas individuais, há oito cartuchos à disposição dos atletas. Só quando este estoque se esgotar é que cada tiro perdido vira a punição de 150m.

Fonte: Globo e CBDN

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Biatlo – – programação e horários das Olimpíadas de Inverno 2018 | PERSPECTIVA ONLINE - 9 de fevereiro de 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,963,441 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: