Saiba mais sobre o mascote dos jogos PARALÍMPICOS de Inverno 2018 – clique aqui
“Soohorang” – PyeongChang 2018
- “Soohorang“, o Tigre branco das Olimpíadas de PyeongChang 2018, na Coréia do Sul. Saiba mais sobre o tigrinho “Soohang” clicando nesse link.
“Schneemann ” – Innsbruck 1976
- “Schneemann “, o homem de neve das Olimpíadas de Innsbruck 1976 , na Áustria. Foi o primeiro mascote oficial de uma Olimpíada de Inverno. Schneemann significa “homem de neve”, em alemão.
Miga e Quatchi – Vancouver 2010
- Miga , um animalzinho mitológico, parte urso do mar e parte baleia orca ; Quatchi, a mitológica figura do pé-grande ; ambos mascotes das Olimpíadas de Vancouver 2010 , no Canadá .
Håkon e Kristin – Lillehammer 1994
- Håkon e Kristin, duas alegres crianças norueguesas vestidas em roupas típicas viking foram os mascotes das Olimpíadas de Lillehammer 1994, na Noruega. Os mascotes fazem referência à duas figuras históricas norueguesas do século XIII : o rei Håkon IV e a Princesa Kristin Sverrisdottir, tia de Håkon.
Neve e Gliz – Turim 2006
- Neve e Gliz foram escolhidos como mascotes dos Jogos Olímpicos de Turim 2006 , na Itália. Eles representam as características essenciais dos Jogos Olímpicos de inverno : a neve e o gelo. Neve (significa neve também em italiano) é representada como uma bolinha de neve humanizada do sexo feminino , que representa “suavidade, amizade e elegância”. Gliz ( abreviatura da palavra italiana Ghiaccio, que significa gelo) é representado com um cubo de gelo humanizado do sexo masculino, representando “alegria e entusiasmo”.
Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki – Nagano 1998
- Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki foram as quatro corujinhas escolhidas para serem as mascotes dos Jogos Olímpicos de Nagano 1998 , no Japão. Cada uma representa um dos quatro elementos : Sukki representa o fogo, Nokki representa o ar, Lekki representa a terra e Tsukki representa a água. Juntas, as quatro corujinhas também representam as quatro principais ilhas do Japão.
Magique , o homem estrela – Albertville 1992
- Em Albertville 1992, na França, o mascote escolhido foi Magique, uma estrelinha que vestia uma roupa com as cores da bandeira da França. Foi a primeira vez, desde os jogos de Innsbruck 1976, que o mascote escolhido não foi um animal.
Hidy e Houdy – Calgary 1988
- Hidy e Houdy foram dois ursinhos polares escolhidos para representarem a cidade de Calgary 1988, no Canadá. Durante anos , após o final dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, os ursinhos figuravam em várias placas de “Bem vindo a Calgary”, porém , em 2008, o governo local removeu as placas e as transportou “respeitosamente” ao Paque Olímpico do Canadá, onde elas se encontram até hoje.
Bely Mishka, Snow Leopard e Zaika – Sochi 2014
- Após ser feita uma eleição ao redor de toda a Rússia, através do voto popular, os escolhidos para serem os mascotes das Olímpiadas de Inverno de Sochi 2014 foram o ursinho Polar Bely Mishka, a lebre Zaika e o leopardo das neves.
Vučko – Sarajevo 1984
- O lobinho Vucko foi o animal escolhido como mascote dos jogos de Sarajevo, em 1984. O lobo é um animal bem típico da região dos Alpes Dináricos e é figura muito presente também nas fábulas iugolavas, representando força e simbolizando o inverno
Powder, Copper e Coal – Salt Lake City 2002
- Coal , Copper e Powder foram os mascotes escolhidos de Salt Lake City 2002. Os nomes, que em português são traduzidos como “carvão”, “cobre” e “pólvora”, fazem referência às três reservas naturais mais importantes do estado de Utah, onde fica localizada a cidade de Salt Lake City. Coal é um coelhinho, Copper é um coiote e Powder, um urso negro.
Schuss–Grenoble/1968
Schuss foi um mascote não oficial, eis que eles somente começaram a ser apresentados a partir de 1972 com Waldi, o primeiro mascote olímpico oficial, criado para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique (Alemanha)
O nome Schuss deriva de uma manobra da modalidade esqui . representando um esquiador.
Discussão
Trackbacks/Pingbacks
Pingback: Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 – Horário e transmissão | PERSPECTIVA ONLINE - 24 de fevereiro de 2018