Anúncios
Ciências Humanas

O riso de Páscoa, por Joseph Ratzinger

 

pope20benedict20xvi2014-0

Antes de tornar-se o papa Bento XVI, Joseph Ratzinger tinha um programa de rádio em uma emissora da Bavária onde fazia comentários religiosos e, eventualmente, sermões. Nesta Páscoa, deixamos abaixo uma meditação sua sobre a Páscoa e uma dimensão pouco conhecida dela: a da alegria.

“No período do Barroco, a liturgia costumava incluir o risus paschalis – o riso da Páscoa. A homilia de Páscoa tinha de conter uma história que fizesse as pessoas rirem, de maneira que, na Igreja, ressoasse um riso cheio de alegria. Esta pode ser uma forma superficial de alegria cristã. Mas não há algo de muito belo e apropriado no riso se tornando um símbolo litúrgico?

(…)

A Páscoa, assim, nos convida não apenas a ouvir a Jesus mas também a desenvolver a nossa mirada interior. Este, o maior festival do ano da Igreja, nos encoraja a, ao olharmos a aquele que foi morto e ressuscitou, descobrir o lugar onde o Céu se abre. Se nós compreendermos a mensagem da Ressurreição, reconhecemos que o céu não está completamente fechado acima da terra. E então – gentilmente e, ao mesmo tempo, com imenso poder – parte da Luz Divina penetra em nossas vidas.”

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,899,468 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: