Anúncios
#futebol, Copa do Mundo, Esportes

Sedes da Copa – São Petersburgo – Parte I

Imagem relacionada

 

  • Situada à beira do Rio Neva e na entrada do Golfo da Finlândia , a cidade de São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia (com 5 milhões de habitantes) e a metrópole mais setentrional (mais ao norte) do planeta. Devido a essa geo localização, por vezes, existe a possibilidade de o fenômeno da aurora boreal ser visto na cidade. Outro fenômeno natural que agracia aos que visitam São Petersburgo no verão (no hemisfério norte) é a chamada “noite branca” (ou Sol da Meia-Noite). 

 

  • Pano de fundo para o famoso romance escrito por Dostoiévski (cujo nome é exatamente “Noites Brancas“) , o fenômeno ocorre nos locais próximos ao Círculo Polar Ártico  e o resultado são dias em que o sol praticamente nunca se põe e que a noite nunca chega por completo.

 

The Griboedov Canal in White Night in St Petersburg, Russia

O Canal de Griboedov , ao fundo a Catedral do Sangue Derramado . Como a cidade fica durante a época das “noites brancas”.

Imagem relacionada

File:Saint Petersburg in Russia (special marker).svg

Localização de São Petersburgo no mapa da Rússia

 

  • O Czar Pedro I (também conhecido como “Pedro, O Grande”), que tinha muito interesse em navegações e assuntos marítimos, decidiu que seria interessante para o Império Russo a existência de um melhor porto para que houvessem trocas comerciais com o restante da Europa. Com esse plano em mente,em 1703, durante a Grande Guerra do Norte, o Czar Pedro I tomou a fortaleza de Nyenskans das mãos dos suecos e decidiu que ali seria o local ideal para a construção da cidade que seria futuramente São Petersburgo.

 

Resultado de imagem para peter the great statue st petersburg

Estátua de Pedro, o Grande

 

  • O Czar tinha pressa em concretizar o mais rápido possível o seu sonho de um porto moderno para o Império Russo, portanto recrutou uma quantidade imensa de camponeses de toda a Rússia, assim como prisioneiros de guerra suecos, para a construção da cidade. Dezenas de milhares morreram durante a construção : de frio, de fome, devido a enchentes , doenças, condições precárias de trabalho (muitos nem ferramentas tinham e usavam as próprias mãos para cavar buracos) , etc. 

 

File:Nyenschantz model.jpg

Modelo de como era a fortaleza de Nyenskans , antes da construção de São Petersburgo. 

 

  • Construída para ser um porto estratégico do Império Russo, São Petersburgo também é símbolo do desejo do Czar Pedro I de modernizar e aproximar a Rússia da Europa, sendo apelidada de “Veneza do Norte“, por conta de seus canais e mais de 300 (!) pontes. Ele inclusive mudou a capital do Império para lá (de Moscou para São Petersburgo), em 1712. O Czar Pedro II transferiu a capital novamente para Moscou em 1728, mas foi por período breve, pois em 1732 a Imperatriz Anna designou São Petersburgo mais uma vez como capital do Império Russo – período que durou por 186 anos, até a Revolução Russa.

 

  • A cidade já teve três nomes desde a sua fundação : São PetersburgoSankt-Peterburg / Санкт-Петербург) , de sua fundação até o estopim da I Guerra Mundial, quando o Governo Imperial decidiu  renomear a cidade como Petrogrado (Петрогра́д – Cidade de Pedro), com intuito de abolir as palavras que soavam como alemãs : “sankt” e “burg” . Em 1924 a cidade mudou de nome novamente, dessa vez como forma de homenagear Vladimir Lenin, sendo chamada de Leningrado (Ленингра́д – Cidade de Lenin) .

 

Imagem relacionada

Uma das inúmeras pontes de São Petersburgo

Major Highlights of Griboedov Canal: Bank Bridge, Kazan Cathedral and Church of the Resurrection of Jesus Christ in St Petersburg, Russia

Ao fundo a Catedral do Sangue Derramado

 

 

  • A cidade de São Petersburgo é conhecida por ser culturalmente muito rica e também por sua arquitetura belíssima e influenciada por estilos que eram mais usados no restante da Europa, como o barroco, o rococó e o classicismo. 

 

Resultado de imagem para hermitage baroque architecture

Exemplo da influência barroca na arquitetura do Palácio de Inverno

 

  • Outro lugar que mistura beleza e imponência (típicos da arquitetura do período soviético) é o metrô de São Petersburgo e suas 67 estações criadas para serem “o Palácio do Povo”. A construção do metrô começou no ano de 1941, mas em razão da Segunda Guerra Mundial, as obras atrasaram. Uma curiosidade é que o sistema de metrô de São Petersburgo é o mais profundo do mundo, sendo a estação Admiralteyskaya a mais profunda, com 86 metros de profundidade.
Metro SPB Line5 Admiralteyskaya Platform.jpg

Estação Admiralteyskaya , a mais profunda do mundo

Resultado de imagem para Kirovsky Zavod

Kirovski Zavod e o busto de Lenin ao fundo

Resultado de imagem para Kirovsky Zavod

Resultado de imagem para metro stadium saint petersburg]

Imagem relacionada

 

  • Gostou do Post? Antes de conferir a belíssima foto da estação Avtovo, fica o convite: leia a segunda parte .

 

File:Metro SPB Line1 Avtovo.jpg

Estação Avtovo

Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,903,558 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: