Anúncios
#futebol, Agenda cultural, Copa do Mundo, Esportes, Mundo

Sedes da Copa do Mundo FIFA 2018: – Ekaterimburgo

 

 

iStock_155858903_russia_ekaterinburg_800x2400

Vista da Igreja do Sangue Derramado e de Todos os Santos Resplandecentes na Terra Russa, construída onde era a Casa Ipatiev (demolida em 1977), local onde Nicolau II (último Imperador da Rússia) e sua família foram mortos. A Igreja começou a ser construída no início dos anos 2000 e foi concluída no ano de 2003.

 

  • Ekaterimburgo  é a cidade-sede mais ao leste da Copa da Rússia, distante 1,667 km de Moscou e  no limite entre o continente europeu e o asiático. Inclusive , nos arredores de Ekaterimburgo, há um “marco” que traça o limite entre os dois continentes, onde se pode ficar com um pé na Europa e com o outro na Ásia.
Imagem relacionada

Monumento que marca a divisão entre o continente europeu e o continente asiático

 

  • Fundada em 1723 ( período em que Pedro II era Imperador da Rússia) com intuito de ser um local estratégico de conexão entre a Ásia e a Europa e também como principal região mineradora da Rússia , a cidade é atualmente a quarta maior cidade em população do país, com mais de 1.400.000 habitantes e , se São Petersburgo é considerada a “janela para a Europa”,  Ekaterimburgo é a “janela para a Ásia”. 

 

  • O nome “Ekaterimburgo”  foi dado em homenagem à esposa de Pedro II ,  Ekaterina ,que após a morte do mesmo se tornou a Imperatriz Ekaterina I da Rússia. Entretanto, em 1924, após a Rússia ter se tornado um Estado Socialista, a cidade teve seu nome alterado para Sverdlovsk , fazendo reverência a Yakov Sverdlov , um dos líderes do Partido Comunista russo. Esse nome durou até a dissolução da União Soviética , quando então houve um retorno ao nome pré-soviético  de “Ekaterimburgo”. Curiosamente , o Oblast (espécie de subdivisão administrativa e territorial na Rússia) no qual Ekaterimburgo é o centro cdministrativo permanece usando o nome Sverdlosvk.
Resultado de imagem para sverdlov ekaterinburg statue

Estátua de Yakov Sverdlov , em Ekaterimburgo. É atribuída a Sverdlov a ordem para a execução da família Romanov.

 

  • Outro lugar icônico (e com muito valor histórico) localizado em Ekaterimburgo é conhecido como Ganina Yama, dedicado à memória da família Romanov. Há uma razão para isso: os membros da família foram mortos na cidade e tiveram seus corpos jogados em um poço profundo onde agora é Ganina Yama. Posteriormente, a Igreja Ortodoxa Russa considerou o local sagrado, canonizou a família e construiu 7 capelas, cada uma dedicada a um integrante da família Romanov – o Czar Nicolas II, sua esposa Alexandra e seus filhos, Olga, Maria, Aleksei, Tatiana e Anastasia.

 

Resultado de imagem para ganina yama

Resultado de imagem para ganina yama

Resultado de imagem para ganina yama

Monumento dedicado aos filhos do Czar Nicholas II

  • Quatro jogos da Copa do Mundo serão disputados na cidade, na Arena de Ekaterimburgo , que tem capacidade para aproximadamente 35.000 torcedores. O estádio foi originalmente construído em 1953 , em uma construção típica da época,  no estilo de arquitetura Stalinista. Para a Copa do Mundo de 2018 , o estádio foi reformado para estar no “padrão Fifa de qualidade”, mas com o cuidado de  preservar a bela fachada histórica.

 

  • Houve bastante polêmica quanto a uma parte do estádio. Uma parte das arquibancadas é “externa” ao resto do estádio,  acoplada ao restante. Segundo a Fifa, não haverá prejuízo à visão dos  torcedores que sentarem nessa parte das arquibancadas. Abaixo, um mosaico de como ficou o estádio depois da reforma e, também, como ele era.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

ekaterim

Jogos que serão disputados em Ekaterimburgo

 

  • Alguns dos moradores mais famoso da cidade incluem a ex patinadora e medalhista olímpica Yulia Lipinitskaya  e o ex-presidente da Rússia, Boris Yeltsin.

 

Imagem relacionada

Boris Yektsin, que nasceu no vilarejo de Butka, mas viveu na cidade quando ainda era chamada de Sverdlovsk

 

 

 

 

yulia-lipnitskaya-1

A patinadora Yulia Lipinitskaya, que é nascida na cidade de Ekaterimburgo

 

 

  • Um dos locais icônicos da cidade era a Torre de TV abandonada de Ekaterimburgo, uma estrutura gigantesca de 220 metros de altura. O projeto inicial da construção – que teve início em 1981 – era de que a torre chegasse até 360 metros (a Torre Eiffel, por exemplo, tem 324 metros), porém, com o colapso da União Soviética, as obras foram deixadas de lado. Mesmo assim, o local se tornou ponto turístico , o que incluía desde pessoas que vinham à cidade para a prática de base jumping do topo da torre, até outros que usavam o local para o suicídio , o que rendeu à torre o mórbido apelido de “Torre do Suicídio”. Para evitar qualquer tipo de novas fatalidades , foi decidido no início dos anos 200 que a entrada da torre seria fechada para visitação.

 

  • Durante a última década houveram tentativas de atrair investidores interessados em comprar a torre e a sua área no entorno, a fim de embelezar o local e transformar em um ponto turístico mais moderno e completo. Porém, com a crise financeira, nenhum projeto foi efetivamente posto em plano. Um dos projetos para a área chamou atenção pela idéia inovadora de transformar a torre em uma moderna igreja, que seria chamada de Igreja de Santa Catarina. Imagens abaixo (créditos : russiatrek.org)

 

  • Infelizmente, no dia 24 de março desse ano (2018), a torre foi demolida no “processo de embelezamento da cidade para a Copa do Mundo”, o que causou indignação de muitos dos moradores da cidade que a consideravam um símbolo de Ekaterimburgo. No local será construído um centro de patinação.

 

The abandoned TV tower of Ekaterinburg, Russia

A torre, até pouco tempo atrás, antes de ter sido demolida.

 

The draft concept of St. Catherine Cathedral, Ekaterinburg, Russia, photo 4

The draft concept of St. Catherine Cathedral, Ekaterinburg, Russia, photo 6

The draft concept of St. Catherine Cathedral, Ekaterinburg, Russia, photo 14

The draft concept of St. Catherine Cathedral, Ekaterinburg, Russia, photo 16

The draft concept of St. Catherine Cathedral, Ekaterinburg, Russia, photo 17

  • Impossível tomar conhecimento da história de cidades como Ekaterimburgo sem refletir sobre a valorização que esse povo confere a suas riquezas arquitetônicas, como ficou evidente na construção da Igreja do Sangue Derramado e de Todos os Santos Resplandecentes na Terra Russa e em relação à fachada da arena da cidade.

 

Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,151,257 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: