Anúncios
#futebol, Copa do Mundo, Cultura, Esportes

Sedes da Copa do Mundo FIFA 2018: Saransk

saransk

  • Saransk é a menor e, talvez, a menos conhecida das sedes dessa Copa do Mundo. Com uma população de 307.000 habitantes, a cidade – fundada em 1641 – é a capital da República da Mordóvia e fica a aproximadamente 520 km de distância de Moscou. Até então, a região em que se localiza Saransk era mais conhecida por ter sido um local onde haviam os famosos “gulags” da época da União Soviética, campos de trabalho forçado para onde iam criminosos ou “inimigos da pátria” – que eram aqueles que se opunham ao regime.

 

  • A título de curiosidade: a Federação Russa é constituída por 85 sub-divisões, dentre as quais 21 são chamadas de “Repúblicas”. Em sua maioria, essas Repúblicas representam áreas que abrigam população cuja origem étnica não é russa – muito embora, em muitas delas, a população de etnia russa já ultrapasse a de origem étnica originária. É o caso da República da Mordóvia, que atualmente tem, em seu território, uma população composta de mais de 53% de origem russa, enquanto a população de origem mordoviana representa uma parcela de 40% .

 

  • As repúblicas gozam de certa autonomia, têm suas próprias Constituições e tem direito a ter um ( ou mais de um ) idioma oficial, juntamente com o russo. 

 

Crianças de origem mordoviana, com trajes típicos

 

  • Ainda existem muitos prédios históricos (século 17, 18) na cidade, mas muitas construções foram feitas no estilo soviético, com prédios com inúmeros blocos de apartamentos.

 

  • Surpreendentemente, o esporte local não é o futebol e sim a marcha atlética, principalmente a feminina. As atletas desse esporte são celebridades locais e existem centros de treinamento espalhados pela cidade. Os moradores de Saransk acompanham os resultados da modalidade e isso pode ser exemplificado por uma cena inusitada presenciada por repórteres do New York Times: os repórteres faziam uma reportagem na cidade e, em determinada ocasião, viram um grupo de homens entrar em um bar e pedir para a garçonete do estabelecimento ligar a televisão. O motivo? Queriam assistir à marcha atlética feminina. 
Resultado de imagem para SARANSK

Catedral de São Teodoro Ushakov 

 

  • Além de ter sido escolhida como uma das sedes da Copa de 2018, Saransk também foi  escolhida como novo lar pelo ator Gerard Depardieu. Insatisfeito com o aumento de impostos pagos para aqueles que ganham mais de 1.3 milhões de euros por ano (no total de 75% do valor ganho ao ano) , o ator francês resolveu trocar a cidadania francesa pela russa. O passaporte foi entregue a ele pelo próprio presidente Vladimir Putin que, segundo Depardieu, imediatamente apreciou o “seu lado meio hooligan”.

 

  • O ator se diz extremamente satisfeito com sua nova vida na Rússia e aduz que encontrou lá algo que falta na Europa: a “tranquilidade do tradicionalismo”. Sobre Saransk, em uma passagem do seu novo livro “Monstre”, Depardieu elogia o estilo de vida simples e campestre da cidade :
“pescam os góbios nos rios, ordenam vacas e usam jarros de leite. Suas fazendas leiteiras não se parecem com as nossas: elas não se parecem com centrais atômicas”
“As pessoas aqui vivem do que elas próprias cultivam. As famílias não se separam: irmãos e irmãs e seus primos moram a poucos quilômetros uns dos outros. (…) Problemas e medos são apenas aqueles que afetam as pessoas ou seus vizinhos e não aqueles criados pela imprensa. (…) As pessoas não carregam todas as dificuldades do mundo em seus ombros. Seus sorrisos e lágrimas pertencem apenas a elas”

 

Resultado de imagem para gerard depardieu putin
Жерар Депардье
Imagem relacionada

Mais que amigos, friends

  • Saransk sediará 4 jogos da Copa na nova Arena Mordóvia, que tem capacidade para mais de 44.000 torcedores. Para evitar que o estádio se torne um “elefante branco” na cidade de pouco mais de 300.000 habitante, uma parte da construção é temporária.

 

saranskd

Os jogos que serão disputados na Arena Mordóvia

 

  • Fontes : Skyscrapper city ; Russia Beyond

 

Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,151,257 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: