Anúncios
#futebol, Esportes

As cinco estrelas no escudo do São Paulo

Resultado de imagem para estrelas camisa são paulo

Quem vê o distintivo do São Paulo Futebol Clube se impressiona com a presença de nada menos do que cinco estrelas – três vermelhas, ao centro, e duas douradas, nos lados, perfazendo uma espécie de triângulo. É um caso único entre clubes brasileiros: em geral, nosso times escolhem uma estrela para cada título importante. Alguns, como o Grêmio, representam cada grupo de títulos com uma estrela: uma em bronze, para os títulos brasileiros; uma em prata, para os títulos continentais; e uma em ouro, para os mundiais. Cinco estrelas são,contudo, exclusividade dos são-paulinos. Por quê?

Primeiro, concentremos atenção nas estrelas do meio – as três, em vermelho. São uma referência aos três títulos mundiais conquistados pelo clube, em 1992, 1993 e 2005. As duas das pontas têm uma origem extra-futebolística: homenageiam o atleta Ademar Ferreira da Silva e suas duas medalhas de ouro no salto triplo em Helsinque (1952) e em Melbourne (1956). Ademar era, na época, atleta do São Paulo, que tinha uma equipe de atletismo.

Até onde sei, é o único clube de futebol brasileiro a fazer algo parecido. E merece aplausos: uma justíssima homenagem a um dos maiores atletas que o Brasil já teve, em um país que, tradicionalmente, dá um pouco espaço para outros esportes que não o futebol.

 

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 4.186.755 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: