Anúncios
Copa do Mundo, Cultura, Esportes

Sedes da Copa do Mundo FIFA 2018: Nizhny Novgorod

 

nizhniy_novgorod2-1140x530.jpg

Na imagem, a vista privilegiada da chamada “Strelka”, um dos principais marcos naturais da cidade de Nizhny Novgorod, que se localiza na confluência dos Rios Oka e Volga.

 

  • Localizada não muito longe de Moscou (aproximadamente 425 km de distância ) – com base nos padrões russos do que é longe e perto, claro – a cidade de Nizhny Novgorod é uma cidade-sede não tão conhecida aos olhos dos fãs do futebol quanto Moscou ou São Petersburgo, mas que surpreende tanto pelas belezas naturais quanto pelas arquitetônicas.  

 

  • Fundada no ano de 1221, Nizhny Novgorod é uma das cidades mais antigas da Rússia e seu patrimônio histórico é muito bem preservado, como por exemplo a Catedral Voznesensky – que é parte integrante  do Monastério da Ascensão Pechersky – , a Igreja Stroganov , o Kremlin de Nizhny Novgorod ,a Rua Bolshaya Pokrovskaya . 

 

  • Por ter uma localização privilegiada às margens do Rio Volga e do Rio Oka, Nizhny Novgorod floresceu como cidade mercantil e já no século 19 era conhecida como  “a capital comercial da Rússia”. Entre os russos, era voz comum afirmar que “Moscou era o coração da Rússia ; São Petersburgo , o cérebro e Nizhny Novgorod , o bolso.”
File:Nizhny Novgorod Fair 1903.jpg

Cartão postal do século 19, mostrando a Feira Comercial de Nizhny Novgorod

 

 

  • A importância arquitetônica, cultural e histórica da cidade é tão grande que a UNESCO (sigla em inglês para “Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura”) incluiu Nizhny Novgorod na lista das 100 cidades com maior valor cultural e histórico do mundo.

 

Voznesensky Cathedral

Catedral Voznesensky , construída entre os anos de 1629-1633

Vista da rua da Igreja Stroganov – outro nome para a Igreja da Abençoada Virgem Maria. A Igreja foi construída no início do Século 18, com ajuda financeira do rico mercador de sal e construtor naval, Grigory Stroganov.  Stroganov também financiava as campanhas de guerra de Pedro, O Grande.

Resultado de imagem para Bolshaya Pokrovskaya

A rua Bolshaya Pokrovskaya é uma das ruas principais – e mais antigas – da cidade de Nizhny Novgorod. A rua começou a se formar no período da Idade Média. Até o ano de 1917, era considerada uma rua para trânsito dos nobres da cidade. Após a Revolução, a rua foi renomeada para “Sverdlovka”, em homenagem ao revolucionário Yakov Sverdlov, nascido na cidade. Após a dissolução da União Soviética a rua voltou novamente a se chamar Bolshaya Pokrovskaya. Atualmente é uma rua repleta de cafés, restaurantes museus, teatros e esculturas de bronze  distribuídas pela calçada.

 

Resultado de imagem para kremlin nizhny novgorod

Vista aérea do Kremlin de Nizhny Novgorod.  A construção do Kremlin de Nizhny Novgorod teve início por volta do ano de 1500 e durou 15 anos, sendo considerada uma maravilha arquitetônica para a época.  A construção em formato de fortaleza tem um motivo  : durante o reinado de Ivan III, a cidade de Nizhny Novgorod servia como uma espécie de “cidade-guardiã”, contando com tropas que permaneciam na cidade; também servia como local para as tropas moscovitas organizarem nas ações contra o Canato de Kazan – Estado tártaro que posteriormente foi conquistado pelo Czarado da Rússia.

 

  • Em seus primórdios, Nizhny Novgorod chamava-se apenas “Novgorod” , que significa “Cidade Nova”. Porém, para distinguir-se da outra  Novgorod do oeste , que era mais antiga e mais conhecida (a atual Veliky Novgorod) , a cidade era comumente chamada de “Novgorod das terras baixas”, principalmente sob a perspectiva de um moscovita . Posteriormente, o nome da cidade se estabeleceu como Nizhny Novgorod , que literalmente significa ” Cidade nova que fica em terras baixas”.

 

  • Em 1932, a cidade foi renomeada “Gorky”,  em homenagem ao mais famoso “filho” da cidade, o escritor Maxim Gorky. A ordem veio de Joseph Stalin, que tinha uma espécie de amizade com o escritor e desejava que o mesmo escrevesse sua biografia, algo que o Gorky procrastinou ao ponto de enfurecer Stalin

 

  • Durante os anos de 1959 a 1990 , Nizhny Novgorod – a então Gorky – não podia ser achada nos mapas : era a maior “cidade fechada” da União Soviética. Em Gorky eram construídos aviões-caça e submarinos nucleares. Também foi para lá que o físico nuclear Andrei Sakharov foi mandado pela KGB , a fim de não ter possibilidade de contato com estrangeiros.

 

  •   As “cidades fechadas” da União Soviética eram localidades onde haviam inúmeras restrições para acesso de visitantes. Os motivos para essas restrições eram variados : por serem bases militares importantes,  por serem locais com tecnologia nuclear, outras por serem importantes centros de pesquisa que necessitavam de mais espaço ou “liberdade” que as tradicionais bases militares.

 

  • Era praticamente impossível ingressar nesses locais sem permissão oficial. As restrições também afetavam a vida dos habitantes dessas cidades: estes, quando saíam do local, estavam automaticamente proibidos de revelar de onde vinham àqueles que viviam fora dos muros da cidade fechada. Essa falta de liberdade e constante vigilância da população que ali vivia era “recompensada ” pelo regime soviético : os residentes das cidades-fechadas tinham acesso a melhor moradia e alimentação que em outras partes do país, assim como recebiam bônus salarial por seu sigilo.

 

  • Apesar de muitas cidades-fechadas terem sido “abertas” após a dissolução da União Soviética, ainda existem por volta de 40 cidades-fechadas  na Rússia atual.

 

File:Avel Enukidze Joseph Stalin and Maxim Gorky Red Square 1931.jpg

Avel Enukidze, Joseph Stalin e Maxim Gorky

 

 

  • Muitos nomes conhecidos mundialmente são oriundos de Nizhny Novgorod, como por exemplo a modelo Natalia Vodianova , o político soviético Nikolai Bulganin e o escritor Maxim Gorky – cujo nome real era  Alexei Peshkov.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 



 

  • O estádio que será palco de 6 jogos da Copa do Mundo de 2018 é o Estádio Nizhny Novgorod , cuja capacidade é de 44.899 espectadores. Passado o período da Copa , o estádio será a nova casa do clube local, que é o FC Olimpiyets Nizhny Novgorod, atualmente disputando a segunda divisão do futebol russo.

 

  •  O local escolhido para ser construído o Estádio de Nizhny Novgorod tem uma vista privilegiada do Kremlin da cidade, da confluência dos dois rios que se encontram – Oka e Volga – e da Catedral Alexander Nevsky.

 

  • O design do estádio teve como inspiração a água e o vento, características naturais do rio mais amado pelos russos e que passa pela cidade : o Rio Volga. 

 

nizhny

Jogos que serão disputados em Nizhny Novgorod

O Estádio de Nizhny Novgorod visto do Kremlin da cidade

 

 

  • Fontes : Wikipedia.com ; Fifa.com ; Russiatrek.org; nizhnynovgorod.com ; Livro “The Secret File of Joseph Stalin: A Hidden Life”
Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 4.364.958 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: