Anúncios
Copa do Mundo, Cultura, Esportes

Sedes da Copa – Kazan

Destination-Kazan-1024x440

Vista do Kremlin de Kazan, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco , em 2000.

Imagem relacionada

 

  • Assim como a República da Mordóvia , cuja capital Saransk também é uma das sedes da Copa do Mundo desse ano, a República do Tatarstão também foi contemplada com uma cidade-sede : a capital Kazan. Situada a uma distância de 825 km de Moscou,  Kazan tem uma população de quase 1.200.000 habitantes, o que a torna a 6ª cidade mais populosa da Rússia. Se há um lugar onde se pode observar a diversidade de povos e a riqueza cultural da Rússia, esse lugar é Kazan.

 

  • A título de curiosidade: a Federação Russa é constituída por 85 sub-divisões, dentre as quais 21 são chamadas de “Repúblicas”. Em sua maioria, essas Repúblicas representam áreas que abrigam população cuja origem étnica não é russa – muito embora, em muitas delas, a população de etnia russa já ultrapasse a de origem étnica originária, conforme visto no post sobre Saransk.

 

  • No caso da República do Tatarstão , o percentual da população cuja origem é tártara representa aproximadamente 53%, enquanto a população cuja origem é russa representa aproximadamente 40%. Em Kazan, especificamente , os percentuais se aproximam, com a população de origem russa representando 49% da população da cidade e a de origem tártara representando 48%.

 

  • As repúblicas gozam de certa autonomia, têm suas próprias Constituições e têm direito a ter um (ou mais de um) idioma oficial, juntamente com o russo.  No caso de Kazan, boa parte da população fala o idioma tártaro, que não é uma língua eslava, como o russo, mas de origem turcomana, como, por exemplo, o idioma turco. 

 

National traditions of Kazan

Mulheres tártaras vestidas com roupas típicas e segurando pratos típicos da culinária tártara.

Resultado de imagem para echpochmak

Echpochmak, prato típico da culinária tártara. Parecido com uma esfirra , o recheio é feito com cebola, batata e carne.

 

  • A cidade de Kazan foi fundada no ano de 1.005, e é uma das mais antigas cidades da Rússia. Situada na confluência dos Rios Volga e Kazanka, a cidade de Kazan tem um passado marcado por conflitos e invasões de vários povos. Foi a capital do Canato de Kazan, Estado tártaro que existiu entre os anos de 1438 a 1552. Durante esse período, o Canato de Kazan organizava invasões e saqueava regiões da Rússia, trazendo consigo, inclusive, escravos. A escravidão era legalizada no Canato de Kazan e o número de escravos – em sua maior parte russos capturados durante as invasões – compunha até 10% da população.

 

  • Em 1552, sob o comando de Ivan IV (mais conhecido como Ivan, O Terrível), o Canato de Kazan foi conquistado. Os russos que se encontravam escravizados no Canato de Kazan foram libertados – por volta de 60.000 a 100.000 pessoas. A população local foi em sua maior parte morta; remanescentes foram convertidos à força ao cristianismo (a religião da população, em sua esmagadora maioria, era o Islamismo) e  culturalmente “russificados”. Posteriormente, foram reassentados, longe de rios, estradas e de Kazan. As mesquitas da cidade foram destruídas e foi proibida a construção de novas mesquitas na cidade. Essa proibição durou até o século 18, quando a Imperatriz Catarina II da Rússia – Catarina, a Grande – finalmente permitiu a construção de novas mesquitas.

 

  • Ivan IV, satisfeito com a conquista de Kazan, ordenou a construção da famosa Catedral de São Basílio, em Moscou. Reza a lenda que, após a construção da Catedral, Ivan IV ficou tão maravilhado com a beleza da edificação que mandou cegar o arquiteto, para que assim ele não conseguisse reproduzir algo tão belo novamente. Ao que parece, a história não passa de mito, pois o mesmo arquiteto também participou da construção da muralha do Kremlin de Kazan, que data de 1560-1562.

 

Resultado de imagem para catedral são basilio

Catedral de São Basílio, em Moscou

 

  • Atualmente, Kazan é uma cidade multi-cultural, na qual diferentes povos e diferentes religiões convivem pacificamente, com destaque para o Islamismo, a Igreja Ortodoxa, o Catolicismo e o Judaísmo. Alguns dos mais belos locais de Kazan são relacionados com as religiões praticadas na cidade, como a mesquita Khul Shariff, a catedral de São Pedro e São Paulo e o Templo de Todas as Religiões. Outros locais interessantes e belos  incluem a Rua Bauman, o Antigo Vilarejo Tártaro e a Orla do Rio Kazanka.

 

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Mesquita de Khul Shariff, inaugurada em 2005. O Islamismo é a religião de grande parte da população de Kazan, especialmente entre a população tártara.

Imagem relacionada

Interior da Mesquita de Khul Shariff

Resultado de imagem para Saints Peter and Paul Cathedral kazan

Catedral de São Pedro e São Paulo

Imagem relacionada

Templo de Todas Religiões, um conjunto arquitetônico que mistura referências de diferentes tipos de arquiteturas religiosas, incluindo uma Igreja Ortodoxa, uma Mesquita e uma Sinagoga. O idealizador do local alega que não se trata de um templo específico para qualquer religião, mas sim um templo “da cultura e da verdade”.

Old Tatar Settlement

Antigo Vilarejo Tártaro, que em 1992 recebeus status de área de conservação arquitetônica da cidade de Kazan. Um dos principais marcos do local é a Mesquita Al-Marjani –  primeira mesquita feita de pedra, construída em Kazan com a permissão dada por Catarina, a Grande, em 1766.  Para construir a mesquita, 62 residentes de Kazan levantaram a soma (gigantesca para a época) de 5.000 rublos (em ouro) e a construção levou apenas três anos. Por muitos anos a mesquita foi o principal centro espiritual de Kazan.

Resultado de imagem para Old Tatar Neighbourhood

Resultado de imagem para bauman street kazan

Monumento dedicado aos valentes gatos de Kazan, animais símbolo da cidade e conhecidos por serem ótimos caçadores. Em 1735 a Imperatriz Elizaveta encomendou 30 gatos da cidade de Kazan ( que supostamente eram melhores caçadores que os gatos de outras cidades) para que estes caçassem e controlassem a presença de roedores em seu palácio – que futuramene tornou-se o Museu Hermitage. Os descendentes desses valorosos gatos formam o atual “exército” de gatinhos do Museu Hermitage.

Resultado de imagem para bauman street kazan

A  Bauman é uma rua que tem origens no século 15 e, desde 1986, é inteiramente feita para ser trafegada por pedestres, tendo ao longo de seu percurso diversos cafés, museus, restaurantes e monumentos .  O nome Bauman foi dado em homenagem ao revolucionário russo Nicolay Bauman, nascido na cidade de Kazan. 

Resultado de imagem para KREMLEVSKAYA NABEREJNAYA-KAZAN

Orla do Rio Kazanka 

Kremlevskaya Metro Station in Kazan - photo by vokabre / flickr.com/photos/vokabre/6785983574/

Estação de Metrô

 

  • O estádio escolhido para sediar as  partidas que acontecerão na cidade de Kazan é a Arena Kazan, cuja capacidade é de aproximadamente 45.000 torcedores. Construída para a Universíada de 2013 e também utilizada durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, a Arena Kazan sediará 6 jogos da Copa do Mundo de 2018 e, após passado o torneio, será a “nova casa” do clube de futebol mais expressivo da cidade , o FC Rubin Kazan.

 

  • O projeto da Arena Kazan foi feito pelo mesmo grupo de arquitetos do Estádio de Wembley e o Emirates Stadium, em Londres. Um dos destaques, no que diz respeito ao design do estádio, é o imenso telão que cobre parte do seu exterior, trata-se do maior do tipo na Europa. Além disso, visto de cima, o estádio que fica  às margens do Rio Kazanka, foi construído de forma com que lembrasse uma florzinha chamada lírio d´água. O que vocês acham, lembra ou não a florzinha?

 

File:Water Lily in Hyderabad.jpg

Lírio d´água

Resultado de imagem para Otkrytie Arena inside

Imagem relacionada

Imagem relacionada

 

 

A general view of Kazan Arena in Kazan

 

Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

Um comentário sobre “Sedes da Copa – Kazan

  1. Gostei muito. Parabéns!

    Curtir

    Publicado por Fábio Uequed Pitol | 21 de maio de 2018, 14:22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 4.482.377 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: