Anúncios
Sem categoria

Sedes da Copa – Moscou : Parte II

  • Moscou foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2018, mas, em vez de receber os jogos em apenas um estádio, como nas outras 10 cidades-sede, contará com 2 estádios : o Estádio Spartak e o Estádio Luzhniki.
  • O Estádio Spartak (casa do clube Spartak Moscou) é uma arena multi-uso, localizada no distrito de Pokrovskoye-Streshnevo , no noroeste de Moscou. A título de curiosidade , a distância entre o Estádio Luzhniki e a Arena Spartak é de aproximadamente 21 km.
hahha

Distância entre o Estádio Luzhniki e o Estádio do Spartak

  • O Spartak Moscou é chamado de “clube do povo” na Rússia, por ser extremamente popular. Segundo uma pesquisa conduzida pelo site russo Championat, o Spartak fica em primeiro lugar em popularidade na Rússia, seguido pelo Zenit de São Petersburgo, CSKA Moscou, Lokomotiv Moscou e Dynamo Moscou . Nos primórdios do futebol soviético , muitos órgãos governamentais criaram seus próprios clubes. Muitos estadistas e políticos viam na vitória de seus clubes uma superioridade sobre seus adversários, que também patrocinavam outras equipes. Quase todas as equipes eram apadrinhadas : por exemplo, o Dynamo Moscou tinha a polícia , o CSKA tinha o exército e o Spartak , criado por uma organização pública sindical, era considerado “a equipe do povo“.
  • Porém, mesmo com toda essa popularidade, o clube fundado em 1922 não tinha estádio próprio até o ano de 2014 , tendo que jogar suas partidas em estádios de outros clubes, como no estádio do Dynamo e do Lokomotiv ou até mesmo em Ekaterimburgo, cidade bem distante de Moscou (aproximadamente 1755 km de distância entre as duas cidades).
  • O design do Estádio Spartak é bem moderno e sua fachada lembra uma cota de malha, consistindo em milhares de peças que representam o logo do Spartak. Algo bem diferente e interessante com relação à fachada do estádio é que ela é móvel e pode ser mudada dependendo da equipe que estiver jogando : por exemplo, quando o Spartak joga, as peças ficam em vermelho e branco, cores do time ; quando a Seleção Russa joga, as peças ficam com as cores da bandeira russa.
  • A capacidade do Estádio do Spartak é de aproximadamente 44.000 torcedores e , após a Copa, como legado, um novo bairro residencial será construído nos arredores do estádio.

Fachada do Estádio e, em frente, uma estátua de um gladiador, que mede cerca de 24 metros. A estátua tem relação com a história e o nome do clube : o clube vivia mudando de nome logo após a Revolução Russa , em 1917. Então, os irmãos Starostin juntamente com seus amigos decidiram que deveriam escolher um nome que durasse e também tivesse a ver com os ideais revolucionários e espírito lutador relacionados com o clube. Inspirados pelo livro “Spartaco“, do escritor italiano Raffaello Giovagnoli, sobre o guerreiro escravo que se rebelava contra Roma, decidiram que o nome do clube do clube seria “Spartak” ( forma russa do nome).

  • Dentro do Estádio, junto ao campo, há uma bela estátua em homenagem aos 4 irmãos Starostin, jogadores de futebol da União Soviética e fundadores do clube Spartak. Um deles, Nikolai, era jogador de futebol e também de hockey, tendo sido capitão da União Soviética em ambos os esportes. Entretanto, nem mesmo isso impediu Nikolai – assim como seus irmãos – de serem mandados para a Sibéria, em um dos campos de trabalhos forçados de Josef Stalin (os famosos gulags).
  • Os irmãos Starostin foram acusados de armar um plano para matar Stalin. Depois de dois anos de interrogatórios, as acusações sobre o complô contra Stalin foram retiradas, porém, os irmãos foram condenados por “enaltecer esportes burgueses e tentar introduzir costumes burgueses para dentro do esporte soviético“. A real razão para tal condenação foi a audácia do time do Spartak – comandado pelos irmãos Starostin – ter ganho por dois anos consecutivos do Dínamo Moscou , fato que provocou a ira do chefe da polícia secreta – e presidente do Dínamo . Após a morte de Stalin, em 1953, e como parte do processo de “desestalinização” da União Soviética, vários presos políticos receberam anistia e suas sentenças foram declaradas como ilegais. Isso incluiu os irmãos Starostin , que foram libertados.


Estátua em homenagem aos irmãos Starostin : Nikolai, Aleksander, Pyotr e Andrey.

Imagem relacionada

Imagem relacionada


  • O segundo – e mais importante – local em que os jogos serão disputados em Moscou é o histórico Estádio Luzhniki. O estádio, que outrora foi chamado de “Estádio Central Lênin” entre 1956-1992 , foi palco principal dos Jogos Olímpicos de Moscou , em 1980, deixando muita gente com memória afetiva do ursinho Misha , que “chorou” na cerimônia de encerramento. Além de ser utilizado para fins esportivos, o Estádio Luzhniki também é utilizado para eventos musicais. Em 1993, Michael Jackson se apresentou pela primeira vez na Rússia, levando mais de 115.000 pessoas para dentro do Luzhniki, até hoje recorde de público do estádio.

  • No ano de 1954, o governo soviético aprovou a construção do estádio , que seria o maior da cidade de Moscou, para servir de centro de treinamento para seus atletas olímpicos, que obtiveram grande desempenho nas Olimpíadas de Helsinki, em 1952. O desenvolvimento de atletas de alto rendimento era uma política de Estado na União Soviética, então a construção deveria ser feita de acordo com os mais modernos padrões internacionais. O nome “Luzhniki” tem origem nos campos alagados às margens do Rio Moskva, onde o estádio foi construído.
  • Os materiais usados na construção do estádio vieram de diversos locais da vasta União Soviética , como Leningrado (atual São Petersburgo), Armênia ; vigas elétricas e madeira de carvalho usada na construção dos bancos dos espectadores vieram da Ucrânia ; móveis vieram de Riga, na Letônia e de Kaunas, na Lituânia ; vidro foi trazido de Minsk, na Bielorrúsia ; madeira , de Irkutsk, na Sibéria.
  • Assim, o estádio foi oficialmente inaugurado em julho de 1956, tendo sido construído em apenas 450 dias. Era o estádio nacional da União Soviética e é o estádio nacional da Federação Russa.

Imagem de 1956, ano da inauguração do estádio.

  • Posicionada em frente ao estádio Luzhniki há uma estátua de Lenin, cujo nome foi utilizado para batizar o estádio entre os anos de 1956 e 1992. Ainda existem muitas estátuas em homenagem a Vladimir Lenin na Rússia, apesar de muitas terem sido destruídas após a dissolução da União Soviética. Esse mesmo cenário ocorreu em outros países que faziam parte da antiga União Soviética, como por exemplo na Ucrânia, que destruiu a maior parte das estátuas dedicadas à Lenin ou , até mesmo, transformou uma delas em uma estátua em homenagem ao Lord Sith , Darth Vader.
Resultado de imagem para lenin darth vader

Estátua de Vladimir Lenin , transformada em Darth Vader , em Odessa, na Ucrânia.

Imagem relacionada

Estátua de Lenin em frente ao Estádio Luzhniki

  • Para a Copa de 2018 houve uma total reforma do estádio: a pista olímpica foi removida , as arquibancadas foram aproximadas do campo e a capacidade interna de espectadores aumentou de 78.000 para 81.000 torcedores. Um dos grandes desafios da reforma foi preservar a fachada original do estádio, devido o seu grande valor arquitetônico e por se tratar de um dos locais icônicos de Moscou.

Vista do Estádio Luzhniki no inverno, o Rio Moskva e , ao fundo, o imponente prédio da Universidade Estatal de Moscou

  • Fontes : Wikipedia ; Fifa.com ; Skyscrapercity; Championat.ru ; USAtoday.com ; Tandfonline.com
Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 4.371.170 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: