- A bela capital russa será o local para onde todos os olhares estarão voltados nesse dia 14 de junho, data do início da Copa do Mundo 2018. Moscou é uma cidade de mais de 12 milhões de habitantes, cosmopolita , a metrópole que se se situa mais ao norte do planeta Terra e também a mais fria.
- Durante os quase 900 anos de história de Moscou – fundada em 1.147 – o andar da história fez com que o pequeno povoado envolto por cercas de madeira, às margens do rio Moskva, se transformasse no chamado “coração da Rússia”, centro político, econômico, cultural e científico do país. Moscou também serviu como capital do Grã Ducado de Moscou (entre 1283 a 1547), do Tsarado da Rússia (entre 1547–1712) , do Império Russo ( entre 1728 a 1730) , da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (entre 1918 a 1991) e da atual Federação Russa.

Pôster soviético, feito no aniversário de 800 anos de Moscou. A tradução da frase impressa é : “glória para você, Moscou invencível, beleza e orgulho do povo russo“.
- Algo , talvez, desconhecido por muitos é o fato de que Moscou é muito arborizada, com mais de 40% da sua área coberta por áreas verdes, sendo a metrópole com a maior área de floresta urbana dentro de seus limites. Outro aspecto que contribui para a beleza de Moscou é sua arquitetura, desde construções do período medieval – como a Catedral de São Basílio – , passando pela megalomania das megaconstruções do período Stalinista – como a Universidade Estatal de Moscou – até as construções mais modernas, como o conjunto de prédios do Centro Internacional de Negócios de Moscou.
Catedral de São Basílio , construída como forma de celebração pela vitória dos russos , comandados por Ivan IV (“o, terrível”) contra o Canato de Kazan. Reza a lenda que, após a construção da Catedral, Ivan IV ficou tão maravilhado com a beleza da edificação que mandou cegar o arquiteto, para que assim ele não conseguisse reproduzir algo tão belo novamente. Ao que parece, a história não passa de mito, pois o mesmo arquiteto também participou da construção da muralha do Kremlin de Kazan, que data de 1560-1562

Universidade Estatal de Moscou , uma das “sete irmãs” , que são sete mega prédios desenhados no estilo Stalinista, este da Universidade tem mais de 240 metros de altura. Boa parte da mão-de-obra usada na construção do prédio foi de prisioneiros vindos de gulags – os famosos campos de trabalhos forçados da União Soviética.

Centro Internacional de Negócios de Moscou
- As fotos abaixo foram tiradas na Praça Vermelha, pela minha amiga – e nossa “correspondente internacional” 😀 , a designer gráfica moscovita Ekaterina, no dia 9 de maio desse ano, o famoso “dia da vitória”, data de muito orgulho para toda a população russa, uma celebração da vitória do exército russo contra as tropas nazistas. A data também é uma forma de homenagem a todos os soldados russos que foram mortos em batalha, defendendo a “terra-mãe” ou , como dizem os russos, a “rodina” (“РОДИНА” ) .
Discussão
Nenhum comentário ainda.