Anúncios
#futebol

A história da camiseta da seleção uruguaia em Copas do Mundo

A camiseta da “Celeste Olímpica” pertence ao restrito grupo de uniformes que nunca mudaram desde o começo das copas. O formato celeste foi criado em 1910 e utilizado desde então em todas as competições – incluindo as Olimpíadas de 1924 e 1928, que a seleção charrua venceu e às quais deve a sua famosa alcunha.

A seguir, a lista dos modelos utilizados pelos charruas nas copas do mundo:

 

1930

Resultado de imagem para CAMISETA URUGUAY 1930

A primeira camiseta da seleção uruguaia em copas do mundo tinha, à maneira da época, um cordão de amarrar e golas polo. Foi bem sucedida, como havia sendo até então, com os dois títulos olímpicos: venceu a final em Montevideo contra a Argentina por 4 x 2.

 

1950-1954

Resultado de imagem para CAMISETA URUGUAY 1950

A Celeste ficou duas copas do mundo – 1934 e 1938 – sem participar do torneio. Retornou em 1950, com um uniforme renovado, mostrando as golas em V típicas daquele período e listras brancas nos braços. Mais uma vez, o uniforme deu sorte: venceram o Brasil no Maracanã por 2 x 1. A camiseta se repetiu, sem alterações, na copa seguinte – a de 1954 – , quando a celeste alcançou as semifinais. Um resultado bastante positivo.

1962-1966-1970

Imagem relacionada

Após disputar as eliminatórias com um time envelhecido – eram praticamente os mesmos de 1950 -, o Uruguai não se classificou para a copa de 1958. Voltou às copas em 1962, com uma geração renovada cheia de craques: o goleiro Mazurkiewicz, o zagueiro Ancheta, o meia Pedro Rocha e o ataque Cubillas. E trouxe um uniforme levemente diferente: a gola em “v” aumentou de tamanho e as listras brancas ficaram mais grossas. O mesmo uniforme repetiu-se em 1966, quando a celeste chegou às quartas de final, e em 1970, quando chegou à semifinal, perdendo para o Brasil.

 

1974

Resultado de imagem para camiseta URUGUAya  1974

A Celeste classificou-se para a copa seguinte, mas não fez boa figura: caiu na primeira fase. Seria o início de um longo inverno para os uruguaios, que não se classificariam para uma copa. Na camiseta desta copa, um destaque: a presença, pela primeira vez, da fabricante – a Adidas – com a sua logomarca no lado direito do peito.

 

1986

Resultado de imagem para CAMISETA URUGUAI 1974

O Uruguai só voltaria a se classificar para uma copa do mundo em 1986, com uma nova e muito boa geração de jogadores – Rodolfo Rodríguez, Hugo De León e Enzo Francescoli – e uma camiseta com frisos azuis nos braços, ao contrário de todas as anteriores. E um novo fabricante: a Lecoqsportif, marca francesa.

1990

Resultado de imagem para remera URUGUAy 1990

Nesta copa, mudou o fabricante – a Puma substituiu a Lecoqsportif – e o modelo ganhou listras verticais à maneira de uma marca d’água, como era comum nos uniformes dos anos 90. O desempenho da Celeste naquela copa foi razoável – chegou às oitavas de final – mas os anos 90 não foram bons para os uruguaios: ficaram fora das copas de 1994 e 1998, mesmo tendo uma geração razoavelmente boa de jogadores.

2002

Resultado de imagem para camiseta URUGUAy    2002

A camiseta do retorno uruguaio às copas do mundo é uma ode à tradição: golas em formato polo e um laço para uni-las, como a utilizada na copa de 1930. A referência ao passado, contudo, não se refletiu em bons resultados em campo: o Uruguai caiu na primeira fase, após uma épica partida contra o Senegal, empatando em 3-3 após estar perdendo por 3 x 0. Não fosse um gol perdido por Morales no último minuto, essa camiseta poderia ter ido mais longe.

2010

Resultado de imagem para camiseta URUGUAy    2010

A Celeste foi para a copa de 2010 totalmente desacreditada: quase ficou de fora nas eliminatórias. Contrariando as melhores expectativas dos charruas, a seleção uruguaia ficou em primeiro lugar no seu grupo e chegou à semifinal disputando uma epopeia nas quartas-de-final contra Gana, quando venceu nos pênaltis. A camiseta da Celeste, a nosso juízo, não fez jus ao tamanho daquele feito: um modelo com detalhes em branco ao lado e sóis como fundo no peito não foi a escolha mais adequada para uma belíssima combinação de cores.

2014

Resultado de imagem para camiseta URUGUAy    2010

Em 2014, a Celeste retornava, 64 anos depois, ao Brasil. Dessa vez, a camiseta não fazia referência ao passado: a Puma escolheu um modelo parecido com o das demais seleções que patrocinou. Uma gola com listras douradas e brancas levemente aberta no meio foi a marca distintiva. Assim como em 1950, a copa terminou para os uruguaios no Maracanã – mas, desta vez, sem vitória: foram eliminados pelos colombianos após perderem por 2 x 0.

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 3,740,653 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: