Esportes

35 anos da tragédia de Heysel

El caos tras la tragedia en el estadio de Heysel

No dia 29 de maio de 1985, o Heysel Stadium, na Bélgica, receberia a final europeia mais esperada em muitos anos: Juventus x Liverpool. Seria o confronto entre os dois maiores clubes da primeira metade daquela década no Velho Continente: o multicampeão Liverpool de Kenny Dalglish, Ronnie Whelan e Ian Rush, e o supertime da Juventus de Michel Platini, Paolo Rossi e Boniek. A força e a velocidade dos ingleses contra a técnica e a tática do futebol italiano. Tinha tudo para ser uma das maiores finais de todos os tempos, mas acabou por ser a maior tragédia da história da Liga dos Campeões. 

Tudo começou nas arquibancadas centrais do velho estádio belga, antes do começo da partida. Após ataques dos hooligans do Liverpool, as grandes que separavam as torcidas romperam e dezenas de torcedores da “Juve” foram pisoteados pelos ingleses. O resultado foram 39 mortos e incontáveis feridos. 

Mesmo assim, o jogo teve início, apesar dos protestos dos jogadores. Dentro de campo, a Juve venceu por 1 x 0 , gol de Michel Platini, conquistando o primeiro título europeu da “Vecchia Signora”. O Liverpool perdeu em campo e fora dele: os clubes ingleses foram banidos das competições europeias por cinco anos. Dentro do campo, Os clubes ingleses só voltariam a vencer uma Liga dos Campeões em 1999, quando o supertime do Manchester United de Beckham, Giggs, Scholes e companhia superou o Bayern de Munique. Foi o retorno dos ingleses, quase quinze anos depois, já como membros da Premier League, com seus novíssimos estádios, seus ingressos caríssimos, seu televisionamento para o resto do mundo e suas duríssimas medidas de segurança, para evitar que uma segunda tragédia ocorresse. Para o bem e para o mal, Heysel mudou para sempre o futebol europeu. 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.695.966 visitas
%d blogueiros gostam disto: